Entre o espelho d’água escuro do Rio Negro e o verde profundo da floresta, a próxima edição do Navegar é Preciso reafirmará a tradição do projeto de unir literatura, música e natureza em uma jornada pela Amazônia. Idealizado pela operadora de turismo Auroraeco em parceria com a Livraria da Vila, o evento chega à 14ª edição entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2026, oferecendo a escritores e viajantes uma imersão sensorial e cultural no coração da maior floresta tropical do planeta.
Durante cinco dias a bordo do luxuoso navio de cruzeiro Grand Amazon, a viagem literária convida o público a um convívio intimista com alguns dos nomes mais relevantes da literatura contemporânea brasileira. Nesta edição, os encontros serão conduzidos por Itamar Vieira Junior, Eliana Alves Cruz, Tatiana Salem Levy, Giovana Madalosso e Antônio Prata. A trilha sonora da travessia ficará a cargo de Zeca Baleiro, cantor e compositor maranhense que há quase três décadas transita entre poesia e música popular, expressando a força criativa da canção brasileira.
Ao longo da jornada de navegação, dois encontros literários diários — um matinal e outro vespertino — se alternam com excursões pela região de Anavilhanas, o segundo maior arquipélago fluvial do mundo. Entre uma conversa e outra os viajantes participam de passeios de lancha por igarapés, caminhadas na mata, banhos em praias de água doce, avistamento de botos-cor-de-rosa, visitas à Fundação Almerinda Malaquias e experiências noturnas de observação da fauna amazônica (aves, jacarés e alguns mamíferos). No amanhecer do último dia de viagem o roteiro culmina com um espetáculo natural memorável: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
“Passadas 14 edições, a essência permanece a mesma: reunir escritores e leitores em uma experiência de imersão e convívio intimista em conexão com os rios e a floresta amazônica. Ao longo dos anos, com a prática e o feedback dos viajantes, fomos fazendo pequenos ajustes logísticos e na programação cultural, para que a viagem pudesse ser cada vez melhor aproveitada”, afirma Guilherme Padilha, fundador e CEO da Auroraeco.
Criado em 2011, o Navegar é Preciso consolidou-se como uma das experiências literárias mais imersivas do país, combinando o prazer da leitura à descoberta de um dos ecossistemas mais exuberantes do planeta. Desde sua primeira edição o projeto reuniu dezenas de nomes fundamentais da literatura brasileira — de Noemi Jaffe, Laurentino Gomes e Mary Del Priore a Lira Neto, Carla Madeira e Jeferson Tenório — além de músicos como Mônica Salmaso e Teco Cardoso, Ceumar, Fabiana Cozza, Chico César e Zelia Duncan, entre outros.
Com capacidade para acomodar 125 pessoas, o Grand Amazon é o palco perfeito para abrigar esse evento literário singular, dispondo de suítes panorâmicas, piscina, restaurante de alta gastronomia e áreas de convívio ideais para as conversas que o projeto inspira. Cada noite a bordo reforça o espírito de convivência que tornou o Navegar é Preciso um espaço de encontro em que autores e leitores se descobrem parceiros ao longo da viagem.
“O Navegar é Preciso me transformou profundamente: nas ideias, no olhar e até nas formas de dizer. O amor pela natureza também se fortalece e continua a crescer. Mesmo depois de tantas edições, cada viagem é uma surpresa, um novo conjunto de pessoas, um novo fluxo. Não posso falar pelos outros, mas percebo que muitos saem transformados — inclusive os escritores e os músicos”, conclui Padilha.
Os convidados
ITAMAR VIEIRA JUNIOR (Salvador – BA, 1979) é escritor, geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autor de Torto Arado, um dos maiores fenômenos literários da ficção brasileira recente, traduzido para mais de 20 idiomas, publicou também Doramar ou a Odisseia: histórias, Salvar o Fogo e Coração Sem Medo, que encerra sua aclamada “Trilogia da Terra”.
ELIANA ALVES CRUZ (Rio de Janeiro – RJ, 1966) é escritora e roteirista, autora de sete livros. Venceu o Prêmio Jabuti de 2022 com A Vestida e é reconhecida por obras como Água de Barrela (Prêmio Oliveira Silveira, 2015), O Crime do Cais do Valongo (semifinalista do Oceanos, 2019), e Nada Digo de Ti, Que em Ti Não Veja. Apresenta o programa Trilha de Letras, da TV Brasil, e foi roteirista da série Anderson Spider Silva, produzida pelo Prime Video.
TATIANA SALEM LEVY (Lisboa – Portugal, 1979) é escritora, pesquisadora da Universidade NOVA de Lisboa e colunista do jornal Valor Econômico. Publicou A Chave de Casa (Prêmio São Paulo), Dois Rios, Paraíso, Vista Chinesa e Melhor Não Contar, além de títulos infantis como Curupira Pirapora e Tanto Mar. Eleita pela revista Granta entre os 20 melhores jovens escritores, tem livros traduzidos em 16 países.
ANTÔNIO PRATA (São Paulo – SP, 1977) é escritor e roteirista, autor de 14 livros. Colunista dominical da Folha de S.Paulo, é roteirista de séries e novelas de sucesso, entre elas as produções da Rede Globo Avenida Brasil, Sob Pressão e Encantado’s, esta última premiada pela ABRA e pela APCA. Em 2013, integrou a lista Granta dos 20 melhores jovens autores do país.
GIOVANA MADALOSSO (Curitiba – PR, 1975). É autora do livro de contos A Teta Racional (Grua, 2016) e dos romances Tudo Pode Ser Roubado (Todavia, 2018), vencedor do Prêmio Manuel de Boaventura (Portugal), e Suíte Tóquio (Todavia, 2020), finalista do Prêmio Jabuti. Em 2024, lançou sua primeira obra infantil, Altos e Baixos (HarperKids). Colunista da Folha de S.Paulo, é uma das idealizadoras do movimento Um Grande Dia para as Escritoras, que registrou, em fotos, 2.302 escritoras em mais de 50 cidades do Brasil e do mundo. Em 2025, lançou o romance Batida Só (Todavia).
ZECA BALEIRO (Arari – MA, 1966) é cantor, compositor e produtor. Desde o lançamento de seu álbum de estreia, Por Onde Andará Stephen Fry?, lançado em 1997, constrói uma obra marcada pelo lirismo e pela diversidade de estilos. Premiado com o Grammy Latino em 2021 com o álbum Canções d’Além-Mar, tem 17 discos de estúdio e uma carreira que transita entre música, literatura, teatro e cinema.
Auroraeco
Fundada em São Paulo, em 1999, pelo empresário Guilherme Padilha, a Auroraeco é uma operadora de luxo pioneira em viagens de aventura por toda a América Latina, desenvolvendo expedições e roteiros imersivos que destacam a cultura e a biodiversidade de cada destino. A partir do conceito carpe diem et fugere urbem (“aproveite o dia e fuja da cidade”), a Auroraeco opera experiências únicas no Brasil e na América Latina — entre Amazônia, Lençóis Maranhenses, Deserto do Atacama, Patagônia e Vale Sagrado — e também na Europa, com tours de bike e e-bike, roteiros gastronômicos, jornadas fotográficas e viagens de wellness. Saiba mais em: www.auroraeco.com.br
Livraria da Vila
Com 18 lojas em São Paulo, Curitiba e Brasília, a Livraria da Vila atua desde 1985 com a convicção de que o livro é ferramenta essencial para uma educação mais ampla e justa. Formar leitores e promover o hábito da leitura são seus pilares — missão reafirmada a cada atendimento, na crença de que cada livro vendido é um passo para tornar o Brasil um país de leitores. Mais informações: www.livrariadavila.com.br
SERVIÇO
14ª edição do Projeto Navegar é Preciso
De 27 de abril a 1º de maio de 2026
A bordo do Grand Amazon, com saída de Manaus (AM)
Para maiores informações e reservas, acesse: www.navegarepreciso.org
