19º Prêmio Atabaque de Ouro na Quadra da Portela

Bira Presidente e Cacique de Ramos como padrinhos e homenageados da edição 2025

por Redação
Prêmio Atabaque de Ouro

No domingo, 7 de setembro, o evento celebra as raízes afro-brasileiras com representantes do Maranhão, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, aportando no palco para o maior encontro de Curimbas do Brasil.

Os participantes são ganhadores de festivais do ano de 2024 ou que compõem o grupo seleto denominado pelo evento de “elite dos festivais”, grupos que se destacam no mundo dos festivais e cuja atuação os credencia para o evento. Participação especial, que também serão homenagens: Grupo Afro Tafaraogi e Mãe Selma de Omolú.

O Prêmio Atabaque de Ouro homenageia Bira Presidente e Cacique de Ramos na 19ª edição, que são padrinhos desta edição. O prêmio, maior encontro de curimbeiros do Brasil, reafirma sua essência: o respeito à ancestralidade, à liberdade religiosa e às tradições afro-brasileiras.

A Quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, será tomada pelo som dos tambores, pelo canto e pela energia ancestral. Criada em 2005, a premiação é mais do que um troféu: é celebração, resistência e reconhecimento da música que pulsa nos terreiros e ecoa por todo o país, ampliando o diálogo cultural e fortalecendo os laços entre territórios.

Já apadrinharam o prêmio nomes como Alcione, Ivone Lara, Leci Brandão, Moacyr Luz, Noca da Portela, Dudu Nobre, Neguinho da Beija-Flor, Elymar Santos, Rita Benneditto, o tradicional Afoxé Filhos de Gandhy da Bahia e, este ano, o histórico Cacique de Ramos, que será padrinho da edição e se apresentará com um show especial. Reconhecido como terreiro e ícone cultural, o Cacique de Ramos leva ao evento a força e a alegria de sua batucada e tradição.

Homenagem dupla: ao Grupo Afro Tafaraogi, que completa 35 anos de resistência, e à Mãe Selma de Omolú, sacerdotisa de Umbanda reconhecida nacionalmente por sua luta pelos direitos humanos e pela liberdade religiosa. Fiel à sua tradição, o prêmio “dobra o couro” para personalidades que marcam nossa sociedade, e este ano celebra duas referências vivas da cultura e da resistência afro-brasileira.

“Águas de março, de Tom Jobim, foi inspirado num verso de Camões e num ponto de macumba de JB de Carvalho. Os pontos narram a mitologia e o cotidiano de uma cultura perseguida e massacrada. O samba foi perseguido e marginalizado e hoje superou e é elite, virou S.A. Nossas raízes culturais necessitam de visibilidade e respeito; assistimos políticos sambando demonstrando intimidade com uma cultura que não foi fácil superar a perseguição. Os festivais são uma oportunidade de mostrar para a sociedade que há cultura, valor histórico, mitologia, dentre outras riquezas herdadas de ancestrais que construíram nosso país e resistiram através de habilidade. Estamos nos discursos de liberdade e igualdade, mas a prática é cruel, com cortes e ‘chá de cadeira’ em corredores e gabinetes. A diversidade, respeito e pluralidade vendem, mas a conta não é paga. Os movimentos resistem; assistimos o pouco caso com as manifestações e eventos importantes que deram origem ao réveillon e ao samba, que hoje são os maiores cartões-postais do Rio”, afirma Marcelo Fritz.

Além do cobiçado Prêmio Atabaque de Ouro, entregues também o Atabaque de Prata para o segundo lugar e o Atabaque de Bronze para o terceiro, reconhecendo e valorizando ainda mais o talento dos participantes.

Realizado pelo ICAPRA – Instituto Cultural de Apoio às Pesquisas de Tradições Afro, a premiação é fruto de uma trajetória de 26 anos de luta em defesa dos direitos humanos, da liberdade religiosa e da valorização da cultura afro-brasileira. Sob a direção de Marcelo Fritz, o ICAPRA firmou este ano uma aliança simbólica e potente com a Portela, através de um encontro com o presidente da agremiação, Fábio Pavão, marcando a volta do evento ao Rio de Janeiro em um espaço emblemático do samba. Uma homenagem de peso

19ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro

Dia 7 de setembro / domingo
Das 13h às 20h – Programação com diversas apresentações culturais e premiação, além de show do Cacique de Ramos
Na Quadra da Portela
R. Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz/Madureira – RJ
Capacidade: 3000 pessoas
Os ingressos para Camarote Premium / Camarote Ouro / Mesas / Pista
Podem ser adquiridos: https://www.sympla.com.br/evento/19-premio-atabaque-de-ouro/3045863?referrer=www.google.com

A partir de R$ 20,00

Toda renda será revertida para ICAPRA

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend