19º Prêmio Atabaque de Ouro na Quadra da Portela

No domingo, 7 de setembro, o evento celebra as raízes afro-brasileiras com representantes do Maranhão, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro, aportando no palco para o maior encontro de Curimbas do Brasil.

Os participantes são ganhadores de festivais do ano de 2024 ou que compõem o grupo seleto denominado pelo evento de “elite dos festivais”, grupos que se destacam no mundo dos festivais e cuja atuação os credencia para o evento. Participação especial, que também serão homenagens: Grupo Afro Tafaraogi e Mãe Selma de Omolú.

O Prêmio Atabaque de Ouro homenageia Bira Presidente e Cacique de Ramos na 19ª edição, que são padrinhos desta edição. O prêmio, maior encontro de curimbeiros do Brasil, reafirma sua essência: o respeito à ancestralidade, à liberdade religiosa e às tradições afro-brasileiras.

A Quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, será tomada pelo som dos tambores, pelo canto e pela energia ancestral. Criada em 2005, a premiação é mais do que um troféu: é celebração, resistência e reconhecimento da música que pulsa nos terreiros e ecoa por todo o país, ampliando o diálogo cultural e fortalecendo os laços entre territórios.

Já apadrinharam o prêmio nomes como Alcione, Ivone Lara, Leci Brandão, Moacyr Luz, Noca da Portela, Dudu Nobre, Neguinho da Beija-Flor, Elymar Santos, Rita Benneditto, o tradicional Afoxé Filhos de Gandhy da Bahia e, este ano, o histórico Cacique de Ramos, que será padrinho da edição e se apresentará com um show especial. Reconhecido como terreiro e ícone cultural, o Cacique de Ramos leva ao evento a força e a alegria de sua batucada e tradição.

Homenagem dupla: ao Grupo Afro Tafaraogi, que completa 35 anos de resistência, e à Mãe Selma de Omolú, sacerdotisa de Umbanda reconhecida nacionalmente por sua luta pelos direitos humanos e pela liberdade religiosa. Fiel à sua tradição, o prêmio “dobra o couro” para personalidades que marcam nossa sociedade, e este ano celebra duas referências vivas da cultura e da resistência afro-brasileira.

“Águas de março, de Tom Jobim, foi inspirado num verso de Camões e num ponto de macumba de JB de Carvalho. Os pontos narram a mitologia e o cotidiano de uma cultura perseguida e massacrada. O samba foi perseguido e marginalizado e hoje superou e é elite, virou S.A. Nossas raízes culturais necessitam de visibilidade e respeito; assistimos políticos sambando demonstrando intimidade com uma cultura que não foi fácil superar a perseguição. Os festivais são uma oportunidade de mostrar para a sociedade que há cultura, valor histórico, mitologia, dentre outras riquezas herdadas de ancestrais que construíram nosso país e resistiram através de habilidade. Estamos nos discursos de liberdade e igualdade, mas a prática é cruel, com cortes e ‘chá de cadeira’ em corredores e gabinetes. A diversidade, respeito e pluralidade vendem, mas a conta não é paga. Os movimentos resistem; assistimos o pouco caso com as manifestações e eventos importantes que deram origem ao réveillon e ao samba, que hoje são os maiores cartões-postais do Rio”, afirma Marcelo Fritz.

Além do cobiçado Prêmio Atabaque de Ouro, entregues também o Atabaque de Prata para o segundo lugar e o Atabaque de Bronze para o terceiro, reconhecendo e valorizando ainda mais o talento dos participantes.

Realizado pelo ICAPRA – Instituto Cultural de Apoio às Pesquisas de Tradições Afro, a premiação é fruto de uma trajetória de 26 anos de luta em defesa dos direitos humanos, da liberdade religiosa e da valorização da cultura afro-brasileira. Sob a direção de Marcelo Fritz, o ICAPRA firmou este ano uma aliança simbólica e potente com a Portela, através de um encontro com o presidente da agremiação, Fábio Pavão, marcando a volta do evento ao Rio de Janeiro em um espaço emblemático do samba. Uma homenagem de peso

19ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro

Dia 7 de setembro / domingo
Das 13h às 20h – Programação com diversas apresentações culturais e premiação, além de show do Cacique de Ramos
Na Quadra da Portela
R. Clara Nunes, 81 – Oswaldo Cruz/Madureira – RJ
Capacidade: 3000 pessoas
Os ingressos para Camarote Premium / Camarote Ouro / Mesas / Pista
Podem ser adquiridos: https://www.sympla.com.br/evento/19-premio-atabaque-de-ouro/3045863?referrer=www.google.com

A partir de R$ 20,00

Toda renda será revertida para ICAPRA

Related posts

Artista brasileira Giovanna Gomes está realizando em Nova York o projeto Superfícies Ocultas: Geografia do Invisível, residência que resultará em exposição, com curadoria de Alcinda Saphira

INPAR celebra 115 anos com grande festa em Jacarepaguá

Festa das Orquídeas de Várzea Paulista 2025 traz 10 mil flores, shows e solidariedade