1º Arraiá do CCBB RJ acontece neste final de semana

Data:

Com entrada gratuita, programação tem trios de forró pé-de-serra, quadrilhas, atrações musicais e barracas com tradicionais comidas de festas juninas para o público do Centro Cultural Banco do Brasil

Com muito forró, carimbó e ritmos juninos do Brasil, vem aí, nos dias 10 e 11 de junho de 2023, o Arraiá do CCBB, uma festança com o melhor das tradicionais festas juninas, como barraquinhas de comidas típicas, trios de forró pé-de-serra, quadrilhas e outras atrações musicais para celebrar a cultura popular brasileira. O evento é gratuito, com atividades para todas as idades, e vai das 10h às 18h30, no Foyer e na Rotunda do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ), na Rua Primeiro de Março, 66, Centro.

Com realização do Centro Cultural Banco do Brasil e produção do Festival CasaBloco, o Arraiá do CCBB apresenta atrações como: Forró da Taylor, Silvan Galvão & Carimbloco, Cassiano Beija-Flor, Caraforró e as quadrilhas Gonzagão do Pavilhão e Geração de Ouro.

“As festas juninas marcam o calendário cultural não só do Rio de Janeiro, mas de várias cidades do Brasil. É muito importante garantir a visibilidade das expressões culturais populares das mais diversas origens e o CCBB está sempre de portas abertas para receber todos os públicos, movimentando a região central da cidade e oferecendo uma programação completa para o carioca aproveitar essa época do ano tão animada”, comenta Sueli Voltarelli, Gerente Geral do CCBB RJ.

Os visitantes entrarão pela porta principal e passarão por um corredor de sabores, formado por barraquinhas de comidas típicas, como pamonha, maçãs do amor, canjica, arroz doce, caldos e outros produtos típicos das regiões Nordeste e Norte.  Na barraca de artesanato, os visitantes encontrarão acessórios e produtos como chapéus e estandartes.

A cenografia será uma atração à parte, inspirada na obra de Espedito Seleiro, artesão cearense, uma referência internacional na arte em couro, e também na literatura de cordel. A curadoria é da jornalista e produtora de eventos Rita Fernandes.
“Procuramos juntar o que há de mais representativo na cultura popular junina para organizar esse Arraiá do CCBB, baseados em nossa experiência no festival Casabloco. O carnaval e os festejos juninos são as duas mais importantes festas populares do Brasil. E o Arraiá do CCBB será em um espaço privilegiado, no Centro do Rio de Janeiro, com uma experiência única para as famílias passarem um dia inteiro. É para chegar no início da manhã e aproveitar muito até a noite”, explica Rita Fernandes, curadora do evento.

E a programação do CCBB não para: exposições, cinema, teatro e programa educativo abrem um grande leque de opções para os visitantes. No segundo andar, outro cearense espera o público para conferir um panorama de sua obra na exposição “Sérvulo Esmeraldo: linha e luz”. O Museu BB permanece aberto com as mostras permanentes “Do sal ao digital: o dinheiro na coleção Banco do Brasil” e “O Banco do Brasil e sua história” e a temporária “Amazônia – memória presente”. No cinema, as sessões de “El Camino” fazem os espectadores viajarem pela América do Sul. E os três teatros oferecem espetáculos para diversos grupos, com Azul, Nenhum de nós mente ou finge e O universo está vivo como um animal.

Para animar ainda mais o térreo do CCBB, o Programa CCBB Educativo oferece um Laboratório de Gravura, sábado e domingo, das 11h às 17h. A técnica artística utilizada para ilustrar as capas dos famosos folhetos de cordel nordestino será fonte de inspiração, e os arte-educadores convidam o público para a composição de imagens criativas e originais que poderão ser levadas para casa.

CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares.
Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.  O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

AS ATRAÇÕES

Forró da Taylor
Em meados de 2017, quatro seres vivos resolveram fazer uma roda de forró sem compromisso, em uma escadaria, em frente à casa em que moravam na Rua Taylor, situada na Lapa, Rio de Janeiro. Forró em uma escadaria? Sim, o Forro da Taylor tem esse jeitinho diferenciado e cativante de fazer forró. Sempre primando por um ambiente plural e acolhedor, encantou os amigos e amigas; também musicistas que por lá passaram com suas contribuições musicais, os curiosos, os amantes de forró e aí, sim, tiveram problema! Uma loucura abraçada e aclamada é um perigo: aquele espaço não comportava mais o público que crescia a cada evento. Dessa forma, a roda precisou de mais espaço, sendo, então, realizada na praça Glauce Rocha, localizada em Santa Teresa. E contou, também, com a chegada de mais três músicos. O resultado foi mais sucesso, mais público e nova procura por lugares que comportassem aquele BUM de emoções.

Silvan Galvão & Carimbloco
O Carimbloco é liderado pelo cantor, compositor e percussionista Silvan Galvão, mestre de carimbó do Pará, e reúne percussionistas, banjistas, sopristas e dançarinos dedicados e empenhados em aprender e difundir a riquíssima cultura musical do norte do país. No repertório, além do carimbó, há espaço para outros ritmos amazônicos como as toadas de boi do Pará e de boi de Parintins e banguês. A parede percussiva traz instrumentos típicos: curimbós, maracas, barricas e caixas de marabaixo. O Carimbloco estreou no carnaval de 2017 e reuniu 2000 pessoas no Aterro do Flamengo.

DJ Cyro
Veterano da cena musical brasileira, com mais de 25 anos de carreira, Cyro é conhecido por tocar hits nacionais & internacionais. Ao longo da carreira, Cyro se apresentou em três continentes, em programas de TV e com os maiores nomes da MPB, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Lulu Santos, Marcelo D2, Alcione, Diogo Nogueira, Moraes Moreira, Martinália e Fernanda Abreu, entre outros.

Cassiano Beija Flor
Natural de Café do Vento, na Paraíba, Cassiano Beija Flor é conhecido por tocar o tradicional Forró Pé de Serra, pela harmonia de seu som e pelo repertório repleto de clássicos da música nordestina. Na companhia do irmão Luciano e dos amigos Paulo Carrapeta e Josaniel, Cassiano já levou seu ritmo pelo Brasil e a países europeus, tendo como inspiração a música de Luiz Gonzaga e de Dominguinhos.

Caraforró
O intérprete performático Caraforró canta grandes sucessos do sertão nordestino, músicas que influenciaram a história da MPB. Expressão da moderna música nordestina, o Caraforró é um personagem criado pelo potiguar Gilberto Teixeira, que se destaca a partir da adoção de novas tecnologias e a evolução das cordas e percussões.

Quadrilha Gonzagão do Pavilhão
Fundada em 2008, em São João do Meriti, na Baixada Fluminense, e é a quadrilha junina oficial do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão. A Gonzagão do Pavilhão é das maiores vencedoras dos concursos de quadrilhas do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, a quadrilha foi integrada por mais de 1500 jovens.

Quadrilha Geração de Ouro
Fundada por um grupo de amigos, em 2014, em São João do Meriti, a Geração de Ouro já fez mais de 400 apresentações. Ao longo dos últimos nove anos, mais de 300 integrantes já passaram pela quadrilha, uma das mais tradicionais e vencedoras do Rio de Janeiro.

Programação

SÁBADO – 10/06
10h – Feira Junina
11h ÀS 12h30 – Caraforró (trio forró pé de serra)
12h30 às 14h – DJ Cyro
14h às 15h30 – Gonzagão do Pavilhão (quadrilha)
15h30 às 17h – DJ Cyro
17h às 18h30 – Silvan Galvão & Carimbloco

DOMINGO – 11/06/23
10h – Feira Junina
11h às 12h30 – Cassiano Beija-Flor (trio forró pé de serra)
12h30 às 14h – DJ Cyro
14h às 15h30 – Geração de Ouro (quadrilha)
15h30 às 17h – DJ Cyro
17h às 18h30 – Forró da Taylor

Serviço
Arraiá do CCBB
Datas e horários: Dias 10 e 11 de junho de 2023 (sábado e domingo), das 10h às 18h30
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj
Evento Gratuito
Classificação livre
Não é necessário retirar ingresso.

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Bosque Bar anuncia Bosquito com Arraiá dos Fabulosos e Arraiá do Villa Bosque com João Gabriel

Pensando em comemorações juninas para as crianças e para os adultos,...

Eisenbahn confirma patrocínio ao Smorgasburg Brasil 2024

A Eisenbahn, cerveja premium do Grupo HEINEKEN no Brasil, oficializa a renovação...

Férias Olímpicas no Malai Manso, na Chapada dos Guimarães (MT)

Já está tudo pronto para a temporada de férias...

São João de Campina Grande bate recorde histórico de audiência

A transmissão oficial do São João de Campina Grande,...
Compartilhe
Send this to a friend