Início » “20.000 Léguas Submarinas” no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro

“20.000 Léguas Submarinas” no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro

por Redação
20000 Léguas Submarinas

Um misterioso veículo subaquático. Uma tripulação cheia de segredos. Um monstro assombrando os oceanos. Três tripulantes, que acabaram de chegar. E você, já entrou em um submarino? O palco será o oceano; as cortinas, as paredes do submarino. Poltronas e corredores viram cabines enquanto varas de luz fazem as vezes do equipamento de mergulho. Nesta aventura, atores são os tripulantes e o público; os passageiros. Nesta montagem de “20.000 Léguas Submarinas”, o teatro é transformado num autêntico submarino, na encenação concebida pelos atores Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, sob a direção de Alvaro Assad.

Em “20.000 Léguas Submarinas”, diretor e atores desenvolveram um repertório de ações, jogos e esboços de cenas, usando os recursos oferecidos pelo vocabulário físico da pantomimae pelo vídeo com elementos que dão forma aos cenários da aventura. As ações executadas pelos atores ao vivo, muitas delas com as técnicas circenses, também são exibidas, oferecendo ao espectador um efeito de zoom ou um ângulo de visão diferente, recurso que dará uma dimensão fantástica às peripécias, criando ilusões e imagens inusitadas. O espetáculo vai às profundezas do oceano em um meio de transporte fantástico e para isso, a cenografia foi elaborada para receber e jogar com as projeções de vídeo. O principal elemento cenográfico é o corpo de cada ator, com seus comportamentos físicos descrevendo a espacialidade ao seu redor. A ideia é colocar em cena os efeitos aquáticos descritos no romance de Júlio Verne.

Idealização: Cia Solas de Vento

Direção: Alvaro Assad
Elenco: André Schulle, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, com participações de Bobby Baq e Marcel Gilber
Dramaturgia: Bobby Baq e Alvaro Assad em colaboração com Elenco

Música Original: André Vac
Direção de Arte e Figurinos: Renato Bolelli e Vivianne Kiritani
Visagismo: Cleber de Oliveira.
Cenografia: Cia. Solas de Vento e Alvaro Assad

Cenotecnia: Cesar Augusto e Jeremias da Silva. Adereços: Chico Matheus e Elenco
Costureira: Judite Lima.
Desenho de Luz: Marcel Gilber
Orientação de Software Vídeo: Rodrigo Gontijo
Operações Técnicas: Luana Alves
Arte Gráfica: Sato do Brasil
Fotos: Mariana Chama
Vídeos: Cassandra Mello
Produção: Natalia Salles
Assistente de Produção: Anna Belinello

Gestão: Doble Cultura e Social

Realização: CCBB SP e Cia Solas de Vento

A trilogia Viagens Extraordinárias

De abril a junho de 2022, o CCBB Rio abre as portas do Teatro II para brindar a plateia com a trilogia Viagens Extraordinárias da premiada Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro. O programa é composto por três espetáculos: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, montagens teatrais que provocam o imaginário ao descortinar histórias criadas pelo reconhecido escritor francês Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo. Os espetáculos acumulam importantes prêmios.

Através das obras literárias encenadas pela Cia. Solas de Vento, os espectadores são convidados a viagens cheias de ludicidade, com momentos imagéticos, delicados e divertidos, pelo ar, pelo mar e nas profundezas do mundo subterrâneo.

Considerado por muitos críticos literários como o inventor da ficção científica, Júlio Verneantecipou em suas obras futuristas e cheia de fantasia a invenção de várias tecnologias, como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Além disso, durante muito tempo ele foi considerado um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo todo.

SERVIÇO

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

Informações/tel.: 21 3808-2020

“20.000 Léguas Submarinas”

Temporada: 04 a 26 de junho. Sábados e domingos, às 16h.
Indicado para maiores de 5 anos.

Duração: 50 min
SESSÕES COM LIBRAS: No dia 28/05 a apresentação será com intérprete de Libras.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia), à venda na bilheteria ou antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/viagensextraordinarias-ccbbrj/

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ª, 4ª a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha na terça-feira. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via