26 filmes de 2025 que você não pode perder

Foto: reprodução das devidas produtoras citadas no texto / Montagem: Ana Magal

O ano de 2025 está sendo marcado por uma retomada vigorosa da sétima arte, tanto nas telonas quanto nos streamings. Depois de anos de recuperação pós-pandemia, o cinema mundial responde com uma safra impressionante de produções que vão desde blockbusters aguardadíssimos até dramas autorais premiados em festivais internacionais. O público brasileiro, ávido por boas histórias, tem sido contemplado com uma diversidade de gêneros que agradam desde os fãs de franquias consolidadas até aqueles que buscam narrativas mais experimentais e provocativas. Por isso, separarei uma lista com 26 filmes de 2025 que merecem sua atenção.

Um dado chama atenção especial: o terror e o suspense estão de volta com tudo. Se nos últimos anos o gênero vinha ganhando força gradualmente, 2025 consolida esse movimento com produções que vão desde continuações de franquias consagradas até propostas ousadas de novos cineastas. Filmes como Invocação do Mal 4: O Último Ritual, A Hora do Mal e Faça Ela Voltar provam que o público está sedento por experiências que mexam com seus nervos e desafiem suas expectativas. O sucesso dessas produções não é apenas comercial, afinal, muitas delas têm recebido aclamação da crítica, mostrando que é possível unir entretenimento de qualidade com reflexões profundas sobre nossos medos contemporâneos.

Outro destaque vai para a presença cada vez mais forte de produções internacionais que fogem do circuito hollywoodiano tradicional. Filmes como o brasileiríssimo O Agente Secreto (que será nosso representante no Oscar 2026), de Kleber Mendonça Filho, e A História de Souleymane, do francês Boris Lojkine, mostram que o cinema mundial está produzindo obras de altíssima qualidade que merecem atenção. Enquanto isso, diretores consagrados como Paul Thomas Anderson, Spike Lee e James Cameron continuam entregando trabalhos ambiciosos que reafirmam seus lugares como mestres da narrativa cinematográfica.


TERROR E SUSPENSE

1 – Invocação do Mal 4: O Último Ritual – está atualmente nos cinemas

Uma das maiores franquias de terror do século 21, Invocação do Mal fez tanto sucesso que ganhou um universo compartilhado para chamar de seu. No entanto, essa trama será encerrada com Invocação do Mal 4: O Último Ritual, longa que marcará a despedida de Patrick Wilson e Vera Farmiga, que protagonizaram os três filmes anteriores da franquia na pele do casal Ed e Lorraine Warren. O filme estreou nos cinemas brasileiros em setembro de 2025 e ainda está bombando em muitas salas por aí.

A trama se concentra em um dos casos mais perturbadores da vida dos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren: a infestação demoníaca na casa da família Smurl. O filme aprofunda o universo da franquia, abordando a dimensão espiritual e familiar dos protagonistas, com a filha dos Warren, Judy, tendo suas habilidades exploradas e enfrentando a maldição que assombra a sua família. Com direção de Michael Chaves, este último longa tem sido o filme da franquia mais aguardado de todos os tempos, foi um sucesso de bilheteria e crítica nos EUA, alcançando a marca de maior pré-venda e maior estreia de um filme de terror da história no Brasil e mundialmente.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 95% do público 

 

2 – A Hora do Mal – disponível para venda ou aluguel no Google Play e YouTube

A mais nova aposta do terror, A Hora do Mal, chegou aos cinemas brasileiros em agosto de 2025. Dirigido por Zach Cregger, o mesmo responsável pelo aclamado Noites Brutais (2022), o filme é um suspense que explora um mistério perturbador em uma pequena cidade americana. Após a estreia nas telonas, a produção já está disponível para aluguel e compra em plataformas digitais.

A trama mergulha na angústia de uma comunidade quando 17 crianças de uma mesma sala de aula desaparecem misteriosamente na mesma noite, exatamente às 2h17 da madrugada. A única exceção é o garoto Alex Lilly. Sem sinais de arrombamento, sequestro ou violência, a cidade se vê em pânico e sem respostas. A professora da turma, Justine Gandy, interpretada por Julia Garner (Ozark), se torna o principal alvo do escrutínio público, enquanto os pais lutam para desvendar o que de fato aconteceu. A narrativa se desdobra em uma busca tensa e cheia de reviravoltas, explorando as teorias por trás do desaparecimento sobrenatural das crianças.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 96% da crítica | Metacritic: 81/100 | IMDb: 8.0/10

 

3 – Faça Ela Voltar – em breve na HBO Max

Faça Ela Voltar, o terror australiano de 2025, é a nova produção dos irmãos cineastas Danny e Michael Philippou, aclamados pelo sucesso Fale Comigo. O filme, que chegou aos cinemas brasileiros em agosto, mergulha em uma trama de terror sobrenatural e psicológico, focada em dois irmãos e um ritual macabro para trazer de volta a falecida mãe adotiva. A produção foi elogiada por sua abordagem perturbadora e atmosférica, explorando temas como luto e obsessão.

A trama acompanha os meio-irmãos Andy e Piper, que, após a morte de seu pai, vão viver com uma excêntrica mulher chamada Laura. Em sua casa isolada, eles descobrem um ritual oculto e, em uma tentativa desesperada de reviver sua mãe, acabam desencadeando forças sobrenaturais e perigosas. A obsessão de Laura com o ocultismo e o luto dos irmãos criam um ambiente tenso e perturbador. A produção conta com a indicada ao Oscar Sally Hawkins (A Forma da Água) no papel da mãe adotiva. O filme foi bem recebido pela crítica especializada e pelo público, arrecadando mais de 39 milhões de dólares mundialmente.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 90% da crítica e do público | Metacritic: 75/100 | IMDb: 7.2/10

 

4 – Lurker – Disponível para alugar ou comprar no Google Play, Prime Video ou Apple TV+

Lançado no Brasil em agosto de 2025, Lurker é um suspense e drama psicológico que explora a obsessão de um fã pela fama e o lado sombrio do estrelato. Dirigido e roteirizado por Alex Russell (da série The Bear), o filme acompanha a trajetória de um jovem que se infiltra na vida de um músico em ascensão, revelando as consequências perigosas de uma relação parassocial doentia.

A trama segue Matthew, um jovem que trabalha em uma loja de varejo e está cansado da vida monótona. Sua sorte parece mudar quando ele consegue se aproximar de Oliver, um músico pop em ascensão. Matthew se glorifica com seu novo status de membro do “círculo de amizade” de Oliver, mas a proximidade com o mundo da fama o faz perceber que é mais dispensável do que imaginava.

Para manter sua relevância, ele entra em uma espiral de obsessão que transforma a busca por privilégios e acesso na vida de Oliver em uma questão de vida ou morte. O filme explora de forma habilidosa a relação complexa entre o fã e o ídolo, mergulhando no tema da fama e da fixação doentia.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 70% da crítica | IMDb: 7.5/10

 

5 – Acompanhante Perfeita – HBO Max, Apple TV+, Prime Video e Claro TV On Demand

Com produção da New Line Cinema e Boulderlight Pictures, o suspense e terror tecnológico Acompanhante Perfeita chegou aos cinemas brasileiros em janeiro deste ano. O filme, que é a estreia na direção de longa-metragem de Drew Hancock (roteirista da série Suburgatory), explora os perigos da inteligência artificial de uma forma assustadora e claustrofóbica.

A trama segue um grupo de amigos que decide passar um fim de semana em uma cabana remota. A diversão, no entanto, é interrompida quando eles descobrem que uma das presenças na casa não é o que parece. Acompanhantes tecnológicos, que prometem ser a companhia perfeita, se mostram uma ameaça mortal. O roteiro cria uma atmosfera de tensão crescente, com os personagens se tornando reféns de uma inteligência artificial que se volta contra eles. O filme mistura elementos de terror, suspense e ficção científica, abordando temas como inteligência artificial, manipulação e relacionamentos abusivos. O elenco conta com Sophie Thatcher (Yellowjackets), Jack Quaid (The Boys), Lukas Gage (Euphoria), Megan Suri (Eu nunca…) e Rupert Friend (Homeland).

Pontuação: Rotten Tomatoes: 93% da crítica | Metacritic: 70/100

 

6 – Extermínio: A Evolução – HBO Max

Com a adrenalina e o terror que marcaram os filmes anteriores, Extermínio: A Evolução marca o retorno à aclamada franquia britânica de horror. O filme, que é a primeira parte de uma nova trilogia planejada, traz de volta o diretor Danny Boyle (Quem Quer Ser Um Milionário?) e o roteirista Alex Garland (Guerra Civil), nomes por trás do original Extermínio (2002). O lançamento nos cinemas brasileiros ocorreu em junho de 2025.

A trama se passa quase três décadas após o início da epidemia de raiva. O novo filme explora a vida de um grupo de sobreviventes em uma ilha remota, onde o vírus não havia se manifestado de forma tão agressiva. No entanto, quando um dos membros decide retornar ao continente, ele descobre que a doença evoluiu e se tornou ainda mais letal, ameaçando não só os infectados, mas também a sociedade que tentou se reconstruir.

O elenco traz Jodie Comer (Killing Eve), Aaron Taylor-Johnson (o Mercúrio de Vingadores: Era de Ultron), Ralph Fiennes (A Lista de Schindler), Jack O’Connell (série britânica Skins) e Erin Kellyman (Hans Solo). Cillian Murphy, que interpretou o protagonista no primeiro filme, retorna como produtor executivo.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 90% da crítica

 

7 – A Longa Marcha: Caminhe ou Morra – ainda está em alguns cinemas

Baseado na obra homônima de Stephen King (rei do suspense e terror), o filme A Longa Marcha: Caminhe ou Morra, lançado em 2025, é um thriller distópico que explora um brutal e aterrorizante jogo de sobrevivência. Dirigido por Francis Lawrence (Jogos Vorazes) e com roteiro adaptado por J.T. Mollner (Desconhecidos), o longa traz uma visão sombria do futuro, onde a vida de jovens é colocada em risco por puro entretenimento. O filme estreou nos cinemas brasileiros em setembro de 2025 e ainda está bombando em muitas salas pelo país.

A trama se passa em um futuro distópico e segue Ray Garraty (Cooper Hoffman do musical Licorice Pizza), um dos 100 adolescentes que participam de uma “longa marcha”. A competição consiste em caminhar sem parar, em uma estrada indefinida. Se um participante desacelerar abaixo de uma certa velocidade ou parar por um tempo prolongado, ele recebe uma advertência.

Três advertências resultam em sua morte, baleados por soldados que acompanham a marcha. A competição se estende por dias, com a tensão e o desespero crescendo a cada passo. Teve até ação de marketing da Cinemark com esteiras fazendo com que os espectadores assistissem o filme andando como os atores, e quem ficasse até o fim ganhava prêmios, quem desistisse eram “expulso” por atores vestidos de soldados.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 95% da audiência | IMDb: 6.9/10

 

8 – Predador: Terras Selvagens – nos cinemas em novembro

O cineasta Dan Trachtenberg (Predador: A Caçada) decidiu dar aos fãs da franquia Predador dois presentes em 2025: uma animação na Disney+ e um filmaço nos cinemas em novembro. O filme Predador: Terras Selvagens é um live-action com direção de Trachtenberg e tem estreia marcada nos cinemas para o começo de novembro.

A trama se passa em um futuro distante, em um planeta remoto. Um jovem e inexperiente predador, rejeitado por seu clã, encontra uma aliada improvável em uma ciborgue chamada Thia. Juntos, eles precisam aprimorar suas habilidades para caçar uma criatura que, aparentemente, não pode ser morta. O filme conta com Elle Fanning (de Malévola) como Thia e Dimitrius Schuster-Koloamatangi (da minissérie The Panthers) como Dek, o jovem predador rejeitado pelo clã. Este é o maior e mais ambicioso de todos os projetos da saga: será o primeiro filme com um Predador como protagonista. A Disney+ também disponibilizará o filme posteriormente na plataforma, mas sem data ainda, já que acabou de chegar aos cinemas.

Pontuação: Previsão de Rotten Tomatoes: 23% da crítica | IMDb: 4.7/10

 

9 – Predador: Assassino dos Assassinos – no Disney+

Dan Trachtenberg divide a direção com Joshua Wassung (Avatar: A Última Dobra) nesta animação da Disney+, com roteiro de Micho Robert Rutare (série Z Nation). Predador: Assassino dos Assassinos está no streaming da Disney desde junho de 2025 e parece a realização de um sonho de criança: veremos o monstro lutando contra samurais, vikings e mais numa animação de antologia.

A trama é uma série de curtas animados que mostram diferentes encontros de personagens humanos com o predador em vários períodos da história. A narrativa se concentra em três histórias separadas: uma pirata viking e seu filho em uma busca por vingança; um ninja no Japão feudal que precisa enfrentar seu irmão samurai em um confronto brutal e um piloto da Segunda Guerra Mundial que investiga uma ameaça sobrenatural para os Aliados.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 95% da crítica | Metacritic: 78/100

 

AÇÃO E FICÇÃO CIENTÍFICA

10 – Tempo de Guerra – Prime Video

A A24 entrou no mundo dos filmes de guerra com sua maior produção até hoje, Guerra Civil, em 2024. Em 2025, o estúdio dá mais um passo nessa direção com um filme ainda mais ambicioso. Escrito e dirigido por Ray Mendoza, um veterano da guerra do Iraque, e Alex Garland (Guerra Civil e Ex-Machina), Tempo de Guerra é baseado nas memórias do ex-soldado e conta com, talvez, o melhor elenco jovem do ano.

Baseado em uma história real da Guerra do Iraque, o filme foca em um pelotão de elite da Marinha dos EUA (SEALs) que se infiltra em um complexo de apartamentos. A missão de vigilância dá errado, resultando em uma situação de combate intensa, que é retratada de forma imersiva e em tempo real. Além de ter o melhor elenco jovem do ano com: Joseph Quinn, Will Poulter, Cosmo Jarvis, Finn Bennett, Kit Connor, Noah Centineto, Michael Gandolfini, D’Pharaoh Woon-A-Tai e Charles Melton, entre outros.

Teremos o brasileiro Henrique Zaga (de Teen Wolf, 13 Reasons Why e no filme brasileiro da Netflix: Depois do Universo) também na trama. A A24 é conhecida por produzir filmes de alta qualidade e com estilos visuais distintos. Em Tempo de Guerra, o realismo foi um fator central, e o elenco passou por um intenso treinamento inspirado no rigoroso programa de treinamento dos Navy SEALs para garantir a autenticidade das cenas.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 92% da crítica | Metacritic: 92%

 

11 – F1: O Filme – Apple TV+

F1: O Filme, estrelado por Brad Pitt, é um drama de corrida com muita adrenalina e emocionantes sequências de ação. Com um investimento pesado e o envolvimento de figuras importantes da própria Fórmula 1, o filme foi projetado para ser um espetáculo cinematográfico para os fãs do esporte e entusiastas de cinema em geral. A produção teve a colaboração de personalidades como o piloto Lewis Hamilton.

A trama acompanha a trajetória de Sonny Hayes, um ex-piloto de Fórmula 1 interpretado por Pitt, que retorna à ativa para competir em uma equipe fictícia chamada APXGP. Ele se junta a um jovem e promissor novato, Joshua Pearce, interpretado por Damson Idris (Black Mirrow). Juntos, eles enfrentam os desafios das pistas, a rivalidade intensa do esporte e os desafios pessoais e profissionais.

Dirigido por Joseph Kosinski, que também comandou Top Gun: Maverick, a produção se destaca pelas cenas de corrida filmadas em alta definição, dentro de carros de corrida de verdade, capturando a velocidade e a tensão das pistas de maneira impressionante. O filme estreou nos cinemas brasileiros em junho de 2025 e atualmente está disponível exclusivamente na Apple TV+.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 83-86% da crítica | IMDb: 7.9/10

 

12 – Mickey 17 – HBO Max

Bong Joon-ho (Parasita) é o responsável por Mickey 17, um intrigante filme de ficção científica com uma dose de humor negro e crítica social, baseado no livro Mickey7, de Edward Ashton. Após o sucesso estrondoso de Parasita (2019), Bong Joon-ho retorna com um elenco de estrelas liderado por Robert Pattinson (Crepúsculo), que interpreta um trabalhador clonado e descartável em uma colônia espacial no ano de 2054.

A trama gira em torno de Mickey Barnes, um “dispensável” que faz parte de uma expedição humana enviada para colonizar o planeta gelado de Niflheim. A cada vez que ele morre em uma missão perigosa, seu corpo é clonado com a maioria de suas memórias, permitindo que o ciclo de vida e morte se repita.

No entanto, o dilema se instaura quando Mickey 17, dado como morto, sobrevive e retorna à base, apenas para descobrir que seu clone, Mickey 18, já está ativo. A coexistência dos dois “eus” gera um conflito existencial e político, questionando a identidade e o valor da vida em um sistema que trata seres humanos como objetos descartáveis. O filme está disponível para streaming na HBO Max desde maio.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 86% da crítica | Metacritic: 74/100 | IMDb: 7.9/10

 

13 – O Sobrevivente 2025 – 20 de novembro nos cinemas

O Sobrevivente, dirigido por Edgar Wright (Homem-Formiga), que está com lançamento previsto para 20 de novembro de 2025 nos cinemas brasileiros. A primeira adaptação do livro O Concorrente (The Running Man) de Stephen King, lançada em 1987 com o mesmo nome tem seus fãs fiés, especialmente aqueles que gostam de Arnold Schwarzenegger, que foi o protagonista da trama original. Essa nova releitura do filme (e do livro) é um projeto do próprio Schwarzenegger, mas podemos ter certeza que teremos uma pitadinha do DNA do diretor Edgar Wright bem visível na nova versão, estrelada por Glen Powell.

A trama é ambientada em uma sociedade distópica, onde a economia dos Estados Unidos colapsou. Porém, claro, a história foi adaptada para os tempos de hoje em dia com um reality show muito mais dinâmico (e mais mortal). Desta vez é Glen Powell (ator de Top Gun: Maverick) que vai interpretar o protagonista Ben Richards, que se voluntaria para participar de um brutal game show de sobrevivência, onde ele é caçado por toda a nação. Colman Domingo (da série Fear The Walking Dead) é o apresentador da versão 2025 do programa. A nova versão do filme explora temas como controle do Estado e manipulação da mídia, que ainda são relevantes hoje em dia.

Curiosidades da primeira versão: em 1987 o apresentador do programa foi interpretado por Richard Dawson (apresentador dos programas de TV Family Feud e Match Game – que no Brasil os direitos foram comprados por Silvio Santos e virou o famoso ‘Qual é A Música?’), no papel de Damon Killian. Dawson, ficou conhecido no mundo inteiro por ser um apresentador machista que beijava à força todas as participantes de seus programas, e justamente por conta de sua arrogância, crueldade e machismo que foi escolhido para ser o apresentador da versão original do filme. 

Pontuação: Previsão de 7.5/10 no IMDb

 

14 – Avatar: Fogos e Cinzas – dezembro nos cinemas

A franquia de ficção científica Avatar retorna com Avatar: Fogo e Cinzas, o terceiro e aguardado capítulo da saga, que promete aprofundar os conflitos em Pandora e explorar novas faces de seus habitantes. Dirigido e co-roteirizado pelo visionário James Cameron (Titanic), o filme traz de volta o público para o universo imersivo que se tornou um fenômeno cinematográfico. Previsto para estrear nos cinemas em 18 de dezembro de 2025.

A trama continua a história da família Sully, formada pelo ex-fuzileiro Jake (Sam Worthington de Avatar original e O Exterminador do Futuro: A Salvação) e a guerreira Na’vi Neytiri (Zoe Saldaña de Avatar original e estrela da série Operação Lioness). Após uma perda devastadora, a família é forçada a enfrentar a hostil Tribo das Cinzas, um grupo implacável liderado pela guerreira Varang, interpretada por Oona Chaplin (Sim! Ela é uma das netas do inesquecível e imortal Charles Chaplin).

Este novo confronto eleva a tensão em Pandora, introduzindo dilemas morais mais complexos e mostrando que nem todos os Na’vi compartilham dos mesmos ideais de harmonia com a natureza. O elenco de estrelas conta com o retorno de Sigourney Weaver, Stephen Lang e Kate Winslet. A expectativa é que o filme, com cerca de três horas de duração, continue a tradição da franquia de apresentar visuais deslumbrantes e uma narrativa profunda.

Pontuação: Previsão de 76% no Rotten Tomatoes | Metacritic: 70

 

15 – Vivo ou Morto: Um mistério Knives Out – em dezembro na Netflix

Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out, o terceiro filme da aclamada franquia Knives Out, chega à Netflix no dia 12 de dezembro de 2025. Dirigido e roteirizado por Rian Johnson, que também comandou os filmes anteriores, a produção segue o excêntrico e brilhante detetive Benoit Blanc, interpretado novamente por Daniel Craig, em um novo caso de assassinato.

Neste novo mistério, Blanc enfrenta um crime aparentemente “impossível” que se desenrola em uma pequena e gótica paróquia em Nova York, trazendo um tom mais sombrio e pé no chão, inspirado em obras como as de Edgar Allan Poe. A trama se aprofunda na investigação de um assassinato dentro de uma congregação cheia de segredos e tensões, prometendo reviravoltas e um jogo mental intrigante para a audiência. O filme conta com um elenco de peso, reunindo estrelas como Josh Brolin, Glenn Close, Kerry Washington, Josh O’Connor e Jeremy Renner em papéis cruciais para a trama. A expectativa é que este novo filme mantenha o nível, proporcionando uma experiência imersiva e recompensadora aos fãs.

Pontuação: Previsão de Rotten Tomatoes: 96% da crítica | Metacritic: 82/100

 

DRAMA E COMÉDIA

16 – O Agente Secreto – Novembro nos cinemas

O Agente Secreto, o aclamado filme do diretor Kleber Mendonça Filho (de Bacurau), foi o escolhido para representar o Brasil na corrida por uma indicação na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A produção, um envolvente drama e thriller político, se passa no Recife de 1977, durante os anos finais da ditadura militar, e marca o encontro artístico de Mendonça com o ator Wagner Moura, em uma parceria de sucesso que rendeu elogios internacionais.

A trama segue Marcelo, personagem de Wagner Moura, um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife em busca de um refúgio. No entanto, a paz que ele tanto almeja é rapidamente desfeita por eventos misteriosos e pelo clima opressor que paira sobre a cidade. Perseguido e confrontado por seu passado, Marcelo se vê envolvido em uma teia de tensões políticas, enquanto a ditadura militar e seus fantasmas se fazem presentes em cada esquina.

Antes de ser selecionado para a corrida do Oscar, O Agente Secreto teve uma estreia mundial triunfal no Festival de Cannes de 2025, onde competiu pela Palma de Ouro e foi consagrado com os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 100% da crítica de acordo com a exibição em festivais

 

17 – Luta de Classes – Apple TV+

Em 1963, Akira Kurosawa adaptou o romance policial King’s Ransom, de Ed McBain, e transformou a história de um sequestro envolvendo um empresário rico em uma parábola sobre moralidade e drama policial. O filme japonês Céu e Inferno conquistou os críticos e o público. Agora é a vez de Spike Lee dar sua visão sobre o enredo, atualizando-o para o século XXI e ambientando-o na indústria da música.

Luta de Classes trará Denzel Washington interpretando um magnata lidando com o sequestro do filho de seu motorista. Jeffrey Wright (de Batman, Jogos Vorazes e da série The Last of Us) vive o motorista e velho amigo do poderoso. Esta é a quinta parceria entre Denzel e Lee. O dilema moral do filme está na teia de confusão: o magnata está praticamente falido e ficará entre a cruz e a espada se ajuda o seu fiel funcionário ou não.

Como em todos os trabalhos de Lee, veremos sua profunda consciência de raça e classe como questões sociais arraigadas, além dos visuais radiantes. A música sempre foi um personagem extra nos filmes de Lee, e neste não seria diferente. A trilha é vibrante e varia do rap até a salsa. O filme estreou mundialmente em setembro de 2025, exclusivamente na Apple TV+.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 91% da crítica

 

18 – Corra que a Polícia Vem Aí! (versão 2025) – Paramount+

Corra que a Polícia Vem Aí!, o aclamado reboot de 2025 da famosa série de filmes de comédia, trouxe de volta o humor caótico e politicamente incorreto que marcou a trilogia original com Leslie Nielsen. Dirigido por Akiva Schaffer (de Tico e Teco: Defensores da Lei) e produzido por Seth MacFarlane (Ted), o filme presta homenagem ao estilo que os fãs adoram, com uma nova geração de policiais atrapalhados.

A trama se desenrola quando o tenente Frank Drebin Jr. (interpretado por Liam Neeson), filho do detetive original interpretado por Leslie Nielsen, seguindo os passos de seu pai, precisa liderar o esquadrão de polícia para desvendar uma conspiração criminosa. A história é repleta de situações absurdas e hilárias, mantendo a essência do besteirol que consagrou a franquia. A presença de Pamela Anderson (da série Baywatch) como Jane, seu interesse amoroso, e Paul Walter Hauser (da série Cobra Kai) como um colega de esquadrão, reforça a dinâmica de comédia e ação do filme. Lançado nos cinemas brasileiros em agosto de 2025, chegou ao Paramount+ em setembro.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 93% da crítica

 

19 – O Clube de Crimes das Quintas-feiras – Netflix

Lançado diretamente na Netflix, O Clube do Crime das Quintas-Feiras é a adaptação do best-seller homônimo do escritor Richard Osman. O filme de comédia e mistério estreou na plataforma em agosto, apresentando uma trama que une humor, drama e investigação, conduzida por um elenco experiente e de peso. A direção ficou a cargo de Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal).

A história se passa em uma tranquila vila para idosos chamada Coopers Chase, onde um grupo de quatro amigos se reúne semanalmente para discutir e tentar solucionar antigos casos de assassinato. O grupo, formado pela ex-agente do MI6 Elizabeth (a ganahdora do Oscar por A Rainha: Helen Mirren), o psicólogo Ibrahim (Ben Kingsley de Gandhi e Homem de Ferro 3), o ex-sindicalista Ron (Pierce Brosnan foi por 4 vezes James Bond em 007, fez Mamma Mia! e é o patriarca da família Harrigan da atual série da Paramount+: Mobland) e a nova moradora Joyce (Celia Imrie de A Diplomata), vê sua rotina mudar quando um assassinato real ocorre na vizinhança.

Com um caso de verdade em mãos, o passatempo dos idosos se transforma em uma investigação urgente e cheia de reviravoltas. A estreia na Netflix garantiu ao título uma posição de destaque no ranking dos mais assistidos na plataforma.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 90% da crítica

 

20 – Jay Kelly – em dezembro na Netflix

Jay Kelly, o mais novo filme do diretor Noah Baumbach (História de um Casamento), é uma dramédia que explora a vida de uma estrela de cinema e seu relacionamento com o empresário. O filme foi lançado pela Netflix e estreará no Brasil em 5 de dezembro de 2025. A produção já foi aclamada em festivais como o de Veneza e a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde foi aplaudida por mais de dez minutos.

A trama acompanha o famoso ator de cinema Jay Kelly (George Clooney) e seu dedicado empresário Ron (Adam Sandler) em uma viagem pela Europa. A jornada, que inicialmente parece ser apenas a de um astro e seu agente, se transforma em uma exploração de arrependimentos, amizades e legados, com ambos os personagens confrontando as escolhas que fizeram e os relacionamentos que construíram ao longo da vida. A narrativa, que mescla drama e comédia, questiona a fragilidade da fama e a linha tênue entre a persona pública e a vida privada. 

Pontuação: Em dezembro (ainda sem pontuação ou previsão)

 

21 – Sobre se tornar uma galinha-d’angola – HBO Max

Dirigido pela aclamada Rungano Nyoni (Eu Não Sou uma Bruxa), Sobre se Tornar uma Galinha-d’angola é um drama com toques de humor negro e surrealismo que foi lançado em junho no Brasil, exclusivamente na plataforma de streaming HBO Max. O filme, que se passa na Zâmbia, aborda temas delicados como segredos de família, violência sexual e o peso da verdade, em uma narrativa que mistura o cômico e o trágico.

A trama segue a personagem Shula, interpretada pela atriz novata Memory Mwanza, que, ao retornar à casa da família para o funeral de um tio, se vê confrontada por verdades perturbadoras. A morte inesperada do tio Fred revela segredos sombrios que a família tenta manter enterrados, mas o peso da mentira se torna insuportável. Shula, que inicialmente parece mais preocupada com os inconvenientes do funeral do que com o luto, se torna a responsável por desvendar os mistérios que assombram a sua família. O filme conta com um elenco de talentos africanos, como a atriz Thandiwe Newton (Westworld). A estética surrealista, marca registrada da diretora, dá ao filme uma atmosfera única.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 75% da crítica

 

22 – A história de Souleymane – ainda a definir o streaming

Dirigido pelo cineasta francês Boris Lojkine (Camille), A História de Souleymane é um drama comovente e realista que aborda a difícil realidade dos imigrantes em Paris. O filme, aclamado pela crítica e premiado em festivais, estreou nos cinemas brasileiros em maio de 2025, em co-distribuição Bonfilm e O2 Play.

A trama acompanha a vida de Souleymane (Abou Sangaré de Ataque de Pânico e Mickey 17), um jovem imigrante da Guiné que vive em Paris, trabalhando como entregador para um aplicativo de delivery. Enquanto luta para sobreviver na cidade, ele tenta obter o status de refugiado. Souleymane é um ciclista incansável, que pedala pelas ruas de Paris para garantir sua sobrevivência, mas sua jornada se torna mais desafiadora quando ele precisa provar às autoridades que corre risco de vida em seu país de origem.

A narrativa explora as dificuldades da imigração, a xenofobia e a burocracia que muitas vezes impedem os imigrantes de terem uma vida digna. O roteiro é um retrato honesto e sensível da realidade dos imigrantes. O filme, que venceu quatro prêmios César em 2025, ainda pode ser assistido em alguns cinemas pelo Brasil.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 92% da crítica | IMDb: 7.5/10

 

23 – Desculpe, baby – disponível para alugar ou comprar no Youtube e Prime Video

Dirigido, escrito e estrelado por Eva Victor (a Rian da série Billions), Desculpe, Baby é um drama com toques de humor negro que estreou no Brasil em maio em plataformas de streaming e serviços de compra e aluguel. O filme, uma produção da aclamada A24, foi exibido no Festival de Cinema de Sundance no início de 2025 e recebeu elogios da crítica pela abordagem original e sensível sobre o trauma e o relacionamento entre mulheres.

A trama acompanha a vida de Agnes (Eva Victor), uma professora de literatura que, anos depois de passar por uma situação traumática na pós-graduação, ainda lida com as consequências emocionais do evento. Enquanto sua melhor amiga, Lydie (Naomi Ackie, de Star Wars: A Ascensão Skywalker), segue em frente, Agnes se encontra sobrecarregada pelo passado, lutando para progredir em sua vida pessoal e profissional. O filme se aprofunda na dinâmica da amizade feminina, explorando como o trauma pode afetar as relações e as vidas das pessoas. A direção e o roteiro de Eva Victor foram elogiados pela abordagem meticulosa e pela criação de uma atmosfera que mistura o engraçado e o triste de forma equilibrada.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 89% da crítica | IMDb: 6.9/10

 

24 – Uma Batalha Após a Outra – atualmente nos cinemas

Aguardado filme do aclamado cineasta Paul Thomas Anderson (Sangue Negro), Uma Batalha Após a Outra chegou aos cinemas brasileiros em setembro de 2025. O thriller de ação e comédia, que conta com um elenco de estrelas, foi produzido pela Warner Bros. Pictures e é uma adaptação livre do livro Vineland, de Thomas Pynchon. O filme mistura um tom épico com discussões políticas, mantendo o estilo visual e narrativo que é marca registrada de Anderson.

A trama acompanha Bob (Leonardo DiCaprio), um ex-revolucionário e pai de família, que vive uma vida reclusa e paranoica com sua filha Willa (Chase Infiniti da série Acima de Qualquer Suspeita), em uma remota propriedade. A vida dos dois é virada de cabeça para baixo quando um antigo inimigo de Bob, o coronel Steven “Lockjaw” (Sean Penn, de Milk e Sobre Meninos e Lobos), ressurge após 16 anos.

Com o sequestro de Willa, Bob é obrigado a confrontar seu passado e a reunir antigos companheiros de luta, incluindo a ativista Deandra (Regina Hall, de A Chefinha), para salvar a filha e proteger suas vidas. O elenco de peso inclui ainda Benicio del Toro (de Traffic, Os Suspeitos, Sicario e Vingadores: Guerra Infinita) e Teyana Taylor (Um Príncipe em Nova York 2). A direção de Paul Thomas Anderson é um dos pontos altos do filme, com uma narrativa que mistura ação, comédia e crítica social de forma original e eletrizante.

Pontuação: Rotten Tomatoes: 91% da crítica | IMDb: 7.5/10

 

25 – Karate Kid: Lendas – HBO Max

Com o sucesso absoluto de Cobra Kai na Netflix, parecia questão de tempo para que a franquia Karate Kid retornasse aos cinemas. A confirmação veio com o anúncio de Karate Kid: Lendas, longa que vai reunir Ralph Macchio (do longa original) e Jackie Chan (do remake de 2010) nas telonas. Segundo a imprensa americana, o filme deve se passar na costa leste dos EUA, e focar em um adolescente chinês (vivido por Ben Wang de Meninas Malvadas, do remake de MacGyver e do filme A Longa Marcha) que encontra nas artes marciais a força para enfrentar os desafios do dia-a-dia.

O filme está disponível no catálogo da HBO Max, mas também pode ser comprado ou alugado em plataformas On Demand como: Prime Video, Apple TV, ClaroTV+, Google Play Store e YouTube. 

Desculpe, mas preciso dar meu ‘pitaco’ aqui: Sinceramente? Eu, particularmente, só assisti a versão com o Jackie por conta do Jackie, mas odiei o clichê de achar que todo asiático é igual e que as culturas são iguais. Só não entendo desde a época do filme com Jackie Chan (um ator chinês), como diabos ele surgiu em um filme chamado Karatê? Afinal, Karatê é uma arte marcial japonesa e nos filmes originais ficou bem claro a delicadeza e a forma de mostrar a cultura e de onde surgiu essa luta.

Na série voltamos no tempo e mais uma vez o Japão ganha destaque e agora nessa nova versão vão juntar Ralph e Jackie para treinar um adolescente chinês? Achei que ele deveria estar aprendendo Kung Fu não Karatê. Qual é pessoal, estamos em pleno 2025 e ainda não sabem diferenciar Japão da China nas telas do cinema? (Esse meu pensamento merece um texto só para isso. Vou assistir o filme primeiro e depois venho com minha crítica – que são muitas)

Pontuação: Rotten Tomatoes: 58% da crítica | IMDb: 6.9/10

 

26 – Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda! – atualmente nos cinemas

Uma Sexta-feira Mais Louca Ainda! é a aguardada continuação da comédia de 2003 (Sexta-feira Muito Louca) que marcou uma geração. O novo filme, que estreou nos cinemas brasileiros em agosto de 2025, traz de volta a dupla icônica de mãe e filha, interpretadas por Jamie Lee Curtis (Halloween) e Lindsay Lohan (Meninas Malvadas). Desta vez, o caos da troca de corpos acontece novamente, mas agora com um toque de modernidade e uma nova geração de mulheres na família.

A trama se passa anos depois que Tess (Curtis) e Anna (Lohan) viveram a troca de corpos, mas a paz não durou muito. Agora, com Anna tendo uma filha adolescente, Harper (Julia Butters que está atualmente na série The Paper) e uma futura enteada, Lily (Sophia Hammons de O Dilema das Redes), a família Coleman precisa lidar com os desafios da fusão de duas famílias. Em meio aos conflitos, as duas descobrem que o fenômeno pode acontecer novamente, envolvendo também as duas jovens.

O filme mistura a nostalgia do original com as novas dinâmicas familiares, explorando temas como a maternidade, a adolescência e as relações intergeracionais. Dirigido por Nisha Ganatra (Late Night: O Talk Show), o retorno da dupla de protagonistas foi bem recebido pelo público e pela crítica, e  ainda conta o retorno de parte do elenco original, incluindo Mark Harmon (NCIS), Chad Michael Murray (One Tree Hill), Christina Vidal Mitchell (Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira) e Stephen Tobolowsky (Glee).

Pontuação: Rotten Tomatoes: 91% da crítica

 

O que fica claro ao analisar esta lista com 26 filmes de 2025, percebemos que o cinema mundial está vivo, pulsante e cada vez mais diverso. Das grandes produções hollywoodianas aos dramas autorais internacionais, há espaço para todos os gostos. O terror consolida seu renascimento, provando que o gênero vai muito além de sustos baratos. E o Brasil, representado magnificamente por Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, mostrando que temos muita coisa ainda para dizer a todos, e o melhor, o mundo finalmente está nos escutando.

Qual destes filmes você já assistiu?
Quais estão na sua lista de prioridades?
O ano ainda não acabou, e tem muita coisa boa chegando por aí.

Related posts

Dia 10 de outubro celebra o Dia Mundial da Saúde Mental

Chiquinha Gonzaga e seu legado

Instalação interativa inédita OP_ERA e exposição sobre comunidade queer na Ilha da Reunião ocupam o Futuros – Arte e Tecnologia a partir desta quinta-feira