Netflix.

por Redação

Na terça-feira, 23 de maio de 2023, a Netflix anunciou que começará a cobrar os usuários que compartilham suas contas com pessoas que vivem fora de sua residência. A taxa adicional será de R$ 12,90 por assinante, que será acrescentada mensalmente ao preço do plano. De acordo com a plataforma, “a conta Netflix deve ser usada por uma única residência”, sendo assim, os acessos registrados fora do endereço principal serão considerados indevidos​.

Essa medida já vinha sendo testada pela plataforma desde agosto de 2022 e já estava em vigor em países como Honduras, Costa Rica, Chile e Peru. Recentemente, Canadá, Espanha, Portugal e Nova Zelândia também passaram a adotar essa taxa extra.

O compartilhamento de senhas é uma prática comum entre os usuários de serviços de streaming e a cobrança extra para os assinantes que compartilham a conta já era esperada pelos especialistas que acompanhavam as movimentações da empresa em outros países. A Netflix tem registrado queda no número de assinantes em todo o mundo e, segundo a empresa, isso, somado ao compartilhamento de contas, prejudica a produção de conteúdos​.

Os usuários que não quiserem ser cobrados terão a opção de usar duas ferramentas já desenvolvidas pelo serviço. A primeira é a transferência de perfil, que permite mover os dados para uma nova conta, e a segunda é o gerenciamento de acesso e dispositivos, onde o usuário pode permitir ou desativar logins. A Netflix afirmou que a nova exigência não vai impedir que os usuários usem o serviço na rua ou enquanto viajam, o que era uma preocupação quando as informações sobre a cobrança pelo compartilhamento de senhas vazaram em janeiro de 2023​.

A reação entre os assinantes não foi positiva. Em postagens no Twitter, muitos reclamaram sobre não poderem mais compartilhar a conta com familiares que não moram na mesma residência e até mesmo ameaçaram cancelar a assinatura​.

Certamente, a Netflix está buscando maneiras de aumentar sua receita e proteger seus conteúdos. No entanto, esta decisão de cobrar pelo compartilhamento de senhas pode ter um impacto significativo no comportamento de seus usuários. Alguns podem optar por criar suas próprias contas, enquanto outros podem decidir deixar a plataforma completamente.

Para os usuários que decidem permanecer na Netflix e pagar a taxa extra, eles receberão o mesmo serviço, mas com um custo adicional. Aqueles que decidem deixar a plataforma podem migrar para outros serviços de streaming, o que poderia levar a um aumento na concorrência no mercado de streaming.

Ainda é cedo para dizer como essa decisão afetará a Netflix no longo prazo. Será interessante acompanhar os próximos desenvolvimentos e ver como os usuários e a indústria de streaming reagem a essa mudança.

No entanto, é importante lembrar que a Netflix oferece uma variedade de planos de assinatura, cada um com suas próprias características e preços. Por exemplo, existem planos para uma única tela, duas telas e até quatro telas, cada um com diferentes níveis de qualidade de vídeo. Os usuários que estão insatisfeitos com a nova taxa podem considerar a mudança para um plano de assinatura diferente ou podem decidir explorar outras plataformas de streaming.

É sempre uma boa ideia ficar atualizado com as mudanças nas políticas e preços de sua plataforma de streaming favorita. Acompanhar as notícias e verificar regularmente as informações da sua conta pode ajudá-lo a tomar decisões informadas sobre o melhor uso de seu dinheiro e o melhor serviço de streaming para suas necessidades.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via