Com uma programação exclusiva em homenagem ao mês das mulheres, o Blue Note Rio apresenta, pelo segundo ano consecutivo, espetáculos de atrações femininas durante todo o mês de março. Situado aos pés da famosa Praia de Copacabana, o clube de jazz e bossa nova, que se destaca como um espaço ímpar na cidade quando o assunto é música, receberá, de 05 a 30 de março, mais de 30 artistas renomadas como Ellen Oléria, Nilze Carvalho, Mel Lisboa, Isabella Taviani, Thalma Freitas, Watusi, Indiana Nomma, Tiê, entre outras.
Repetindo a parceria dos históricos “Mês das Mulheres” e o “Mês da Consciência Negra”, em 2024, a UBC, maior associação de compositores atuante na gestão coletiva de direitos autorais, se une novamente ao Blue Note Rio, para celebrar novamente o 8M. A União Brasileira de Compositores, em conjunto com o Blue Note Rio, oferece 50% de desconto aos associados durante o mês de março. Assim como o WME (Womens Music Event), o maior evento das mulheres da música do país, que apoia pelo primeiro ano o evento, proporcionando 50% de desconto para cadastrados.
Andréa Dutra faz as honras da casa na quarta-feira, dia 05 de março, com o show Nova Bossa, apresentando as novidades da música mais internacional do Brasil, mostrando que a Bossa Nova está muito viva e continua em movimento. O repertório também traz imortais como Tom Jobim, Moacyr Luz, Cristóvão Bastos, Chico Buarque, Joyce e Maurício Maestro, Moacyr Luz, Fred Martins, Celso Fonseca e Ronaldo Bastos, Sérgio Mendes e Vinícius de Moraes, Roberto Menescal, Rosa Passos, Johnny Alf entre outros. Na sequência, às 22h30, Nana Rubim sobe ao palco com o show “Madrugada”.
Na quinta-feira, dia 06, Nilze Carvalho apresenta o show SAMBALAIO, com um misto de canções do seu mais recente álbum “Nos Combates da Vida” junto a um repertório bem carnavalesco. Com mais de 40 anos de palco, fez diversos shows pelo país e no exterior, cantando ao lado de grandes nomes como: Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Jair Rodrigues, Mart’nália, Nelson Sargento, Hamilton de Holanda, Dudu Nobre, Zélia Duncan, Fátima Guedes, Roberta Sá, Teresa Cristina, entre outros. Seu penúltimo trabalho, produzido pela própria e Zé Luis Maia, “Verde Amarelo Negro Anil”, foi indicado ao Grammy Latino 2015, na categoria Melhor Álbum de Samba e Pagode.
Comemorando 20 anos de carreira fonográfica, Isabella Taviani convida o público para uma experiência única e intimista na turnê “Voz e Violão”, em duas datas, dias 07 e 15 de março, às 20h e 22h30, com repertório focado nos grandes sucessos da artista e em suas canções mais recentes. “Diga Sim Pra Mim”, “Último Grão”, “Digitais”, “A Canção Que Faltava” e “Luxúria” são alguns desses clássicos.
No sábado, Dia Internacional da Mulher, a casa vai receber duas atrações. Indiana Nomma fará um show em homenagem a cantora argentina conhecida como La Negra, Mercedes Sosa, que completaria 90 anos em 2025, se estivesse viva. Indiana vai interpretar canções imortais como Gracias a La Vida, Volver a Los 17, Años, Los Hermanos, Alfonsina y El Mar, Sueños con Serpientes, e outras tantas. Já às 22h30, Ellen Oléria e Paola Lappicy retornam ao Blue Note Rio com show em Tributo a Nina Simone. Após o sucesso de sua primeira apresentação na casa, a dupla retorna com um repertório repleto de clássicos como Feeling Good, To Be Young, Gifted and Black e Sinnerman. A performance destaca não apenas o talento vocal e interpretativo das artistas, mas também o impacto atemporal da música de Nina Simone como uma voz de luta contra o racismo, o patriarcado e a desigualdade.
O domingo, dia 09, será da saxofonista e flautista Daniela Spielmann e quarteto com show do CD “Afinidades”, que abraça diversos gêneros brasileiros e hibridações como: maracatu, samba-choro de gafieira, afoxé, baião, samba-latino e bossa-nova. A apresentação terá como convidada a grande trombonista Katia Preta.
No Terças de Jazz, dia 11, Thati Dias Quarteto vai apresentar sua versatilidade pelos caminhos do jazz, do samba e da MPB cantando sucessos como “Alucinação” e “Como Nossos Pais”. Às 20h, o Quartas de Bossa vai receber a cantora francesa com coração brasileiro Manu Le Prince. Dividida há mais de vinte anos entre a França e o Brasil, Manu mistura intimamente sua influência do Jazz, estilo que conhece desde criança, com a Bossa Nova, MPB e ritmos étnicos. Às 22h30, a cantora e compositora Aline Lessa traz ao palco um espetáculo inovador que homenageia Gonzaguinha, um dos maiores compositores da música brasileira. Em “Aline Lessa Canta Gonzaguinha: Guerreiros São Pessoas”, Aline apresenta uma releitura original de clássicos que abordam temas como amor, resistência e humanidade, conectando-os à atualidade com arranjos modernos e atmosferas únicas.
Na quinta-feira, 13, Tacy vai levar para o palco do Blue Note Rio o show “Todas As Mulheres do Mundo”, trazendo um olhar feminino sobre o rock brasileiro, e revisitando a história do rock no Brasil através de grandes artistas que deixaram sua marca no gênero em diversas fases de suas carreiras. Seguindo uma linha do tempo desde os anos 50 até os dias atuais, o show narra cronologicamente o cenário de cada época e a trajetória artística de cada mulher homenageada. O show reúne o melhor do repertório de artistas icônicas como Wanderléa, Rita Lee, As Frenéticas, Elis Regina, Gal Costa, Baby do Brasil, Sandra de Sá, Cássia Eller, Pitty, Liniker, da própria Tacy, entre muitas outras. Em seguida, às 22h30, Juliana Diniz, filha do compositor Mauro Diniz e neta de Monarco, eterno baluarte da Portela, vai levar o melhor do samba de raiz e do pagode para o palco, com canções.
Na sexta-feira, dia 14, a cantora potiguar Liz Rosa sobe ao palco do Blue Note Rio para celebrar a obra de Elis Regina. Com interpretações autênticas e novos arranjos, Liz convida o público a uma viagem pelas diversas fases da carreira da eterna Pimentinha, explorando tanto sucessos emblemáticos quanto joias menos conhecidas interpretadas por Elis. O repertório inclui clássicos inesquecíveis como “O Bêbado e a Equilibrista” (João Bosco e Aldir Blanc) e “Como Nossos Pais” (Belchior). Em seguida, Danni Carlos volta ao Blue Note Rio, depois do sucesso da primeira apresentação, com o show “Muito Romântica” às 22h30. Um espetáculo em homenagem ao amor e aos grandes compositores da nossa música brasileira.
Depois da chegada do seu Clipe “Tu”, seu lançamento mais recente, Julia Vargas volta ao palco do Blue Note, no domingo, dia 16, com o seu Baile “Affair de Verão”. Um show vibrante, dançante, com ritmos variados representando a paixão e o desejo tão presentes no verão carioca. Temas de Rita Lee, Caetano Veloso, Chico César e do verão da Bahia embalados para presente com o suingue da cantora.
No dia 18 de março, terça-feira, Juliane Gamboa apresenta JAZZWOMAN, uma exaltação à autonomia da mulher preta. O show conta com o repertório do álbum homônimo, com destaque para as músicas Transeunte, Eu Sou Mulher, 20 Anos Blues, Solitude e Herança. Esse é o álbum de estreia de Juliane Gamboa, lançado recentemente pela Biscoito Fino. Essa é a segunda apresentação da artista no Blue Note, onde fez seu lançamento com casa cheia e público aplaudindo de pé. O show contará com participações especiais que ainda serão reveladas.
Na quarta-feira, dia 19, Leila Maria retorna ao Blue Note Rio para se juntar às celebrações do mês internacional da mulher. Com 3 décadas de trajetória artística, a cantora vai apresentar um show que irá celebrar as músicas feitas sobre e para as mulheres, desde Dorival Caymmi, Caetano, Gil, Milton e Rita Lee, até hits de Sting, Eric Clapton e Beatles. Ela convida para participação especial sua amiga, cantora e compositora Fhernanda Fernandes, para dividir o palco em versões contemporâneas de clássicos de Roberto Carlos compostos por Isolda Bourdot. Na sequência, às 22h30, o trio formado por Brenda, Fernanda e Marianna traz ao palco uma mistura irresistível de harmonia vocal e presença contagiante. Com um repertório que transita pelo pop e pela MPB, SalDoce apresenta interpretações que tocam o coração, repletas de emoção e autenticidade. O show da SalDoce é composto de músicas autorais da banda, e de artistas como Rita Lee e Marisa Monte.
Na quinta-feira, dia 20, Verônica Sabino vai celebrar o amor, o samba e a MPB através da obra de Chico Buarque. Ao lado do violonista e produtor Sérgio Chiavazzoli, que também assina a direção musical do espetáculo, a cantora apresenta um compilado dos sucessos de Chico, que há mais de 50 anos marca a história da nossa MPB. “Maninha”, “Qualquer Canção”, “Quem te viu, quem te vê”, “Samba do Grande Amor” e “Sabiá” entre outras canções já interpretadas e gravadas por Verônica vão ganhar releituras compondo o repertório do espetáculo. Às 22h30, Alessandra Lofran sobe ao palco com sua voz poderosa e estilo único, para uma homenagem aos ícones da nossa música: João Bosco e Jorge Ben. O Projeto JB traz no repertório alguns dos maiores sucessos dos icônicos artistas em releituras que fazem uma mistura envolvente de MPB, Samba, Soul Music e Jazz.
Dia 21, sexta-feira, a cantora Watusi brindará o público com interpretações apaixonantes de sucessos nas mais diversas línguas: português, inglês, italiano, francês, espanhol e até japonês.”Watusi in Concert” é uma verdadeira demonstração do talento multifacetado de Watusi que, com sua voz marcante e presença cativante, promete encantar e emocionar a todos os presentes. Na sequência, a carioca Sonja apresenta o show Rainha de Copas, em uma viagem sensorial através do Blues, do Soul, e do Rock, com músicas autorais e versões de grandes nomes como Rita Lee, Etta James e Gal Costa.
Sábado, 22, a rodada dupla de shows contará com a cantora Tiê, em “Saudade é Amor”, celebrando a vida com um tom intimista e acolhedor, com seu violão, às vezes acompanhada de piano, passeando por várias canções do seu primeiro álbum “Sweet Jardim’, além de canções dos outros álbuns e sucessos da sua carreira, como “A Noite” e “Amuleto”. Em seguida a cantora e compositora carioca, Bianca Chami sobe ao palco com o show Nightlife, com repertório que vai de clássicos de várias décadas à novidades, como suas releituras em inglês das músicas de Zeca Pagodinho e suas canções autorais.
A cantora e atriz Thalma Freitas se apresenta no domingo, dia 23, ao lado do pianista Leandro Braga em show intimista e emocionante em homenagem ao maestro Laércio de Freitas, pai de Thalma e a maior referência musical de sua vida. O show traz clássicos do jazz brasileiro e da bossa nova, estilos que fizeram parte da educação musical de Thalma, como Camondongas, Passarim e Olhos Negros.
Nos dias 25 e 26, terça e quarta, a atriz e cantora Mel Lisboa, que vem lotando as salas de teatro interpreta Rita Lee, vai levar para o palco do Blue Note Rio o show com canções icônicas da Rainha do Rock, como “Pagu”, “Ovelha Negra”, “Menino Bonito”, “Lança Perfume”.
Na quinta, dia 27, o Blue Note Rio vai receber o show “Afeto e Luta – Bruna Caram canta Gonzaguinha”, com roteiro e pesquisa de repertório assinadas por Jean Wyllys, direção musical e arranjos de Norberto Vinhas, e direção de voz de Nanan Gonzaga, musicista e cantora, filha de Gonzaguinha. O espetáculo também dá nome ao novo disco de Bruna, seu sétimo álbum de carreira, lançado em Abril de 2023. Nele, Bruna apresenta a obra de Gonzaguinha com foco em duas vertentes: as canções de amor, e as canções políticas. Além das próprias canções, Bruna conta, no palco, histórias da vida e carreira do compositor, que lhe foram contadas pessoalmente por Nanan Gonzaga durante as gravações do álbum. Na sequência, o trio Indira Y Os Brás Cubas, formado por dois músicos gaúchos e uma cantora e compositora cubana, toca pela primeira vez no Blue Note um repertório de clássicos do cancioneiro centro-americano, standards de jazz e canções brasileiras em arranjos com sotaque afro-cubano.
Na sexta, dia 28 a cantora, atriz e dubladora Taryn celebra os 25 anos de carreira com o espetáculo inédito e conceitual “Minha História do Jazz ao Cinema”, em que a artista celebra duplamente seu aniversário cantando seus sucessos e trazendo atmosferas musicais múltiplas, desde o blues dos pântanos e o jazz das divas, a world music, música oriental, bossa lounge, reggae, até o lirismo das suas atuações no cinema e teatro musical. Em seguida, às 22h30, a casa recebe mais uma vez os show Coragem da cantora e multi-instrumentista MANDA. Ela se divide, sozinha, entre voz, violão, guitarra, baixo e teclado, e sobe ao palco do clube de jazz carioca. O repertório inclui músicas autorais e releituras de hits que marcaram a sua trajetória. O público pode esperar sucessos de Lauryn Hill, Grover Washington Jr e também Djavan, além de músicas completamente inéditas de seu próximo projeto.
No sábado, dia 29, a cantora Alegria sobe ao palco com o emocionante show “Tribute to Sade”, uma homenagem à renomada artista que marcou sua trajetória profissional. A cantora carioca, fascinada pelos envolventes timbres e canções da banda inglesa de smooth jazz/soul/R&B, encanta o público ao interpretar os maiores sucessos de Sade. Já às 22h30, Barbara Mendes, Glauce Leandres, Lofran & Convidadas apresentam o espetáculo Nossas Divas, cantando sucessos de Rita Lee, Elis Regina, Marina Lima, Cássia Eller, Marisa Monte, Elza Soares, Baby do Brasil e muitas outras.
Encerrando a programação do mês das mulheres no domingo, dia 30, o trio Anaê, formado pelas francesas Jiji, Sonia Cat-Berro e Aurélie Tyszblat, apaixonadas pelo Brasil, vão apresentar um show envolvente, divertido e comovente, trazendo no repertório canções de Milton Nascimento, Gilberto Gil,João Donato e o sucesso da maravilhosa Mayra Andrade “Comme s’il en pleuvait“ e uma versão bilíngue de uma música de Alain Souchon “Foule sentimentale“.
05/03/2025 — QUARTA — 20h
QUARTAS DE BOSSA NOVA | ANDREA DUTRA – A NOVA BOSSA
05/03/2025 – QUARTA – 22:30hs
06/03/2025 – QUINTA – 20hs
07/03/2025 – SEXTA – 20hs, 22:30hs
ISABELLA TAVIANI – VOZ E VIOLÃO
08/03/2025 – SÁBADO – 20hs
TRIBUTO A MERCEDES SOSA: A VOZ DOS SEM VOZ POR INDIANA NOMMA
08/03/2025 SÁBADO 22:30hs
ELLEN OLÉRIA E PAOLA LAPPICY – TRIBUTO A NINA SIMONE
09/03/2025 DOMINGO 19hs
DOMINGOS MUSICAIS | DANIELA SPIELMANN QUARTETO – AFINIDADES
11/03/2025 – TERÇA – 20hs
12/03/2025 – QUARTA – 20hs
QUARTAS DE BOSSA NOVA | MANU LE PRINCE – LOVE TO JOHNNY ALF
12/03/2025 QUARTA 22:30hs
ALINE LESSA CANTA GONZAGUINHA – GUERREIROS SÃO PESSOAS
13/03/2025 – QUINTA – 20hs
TACY CANTA TODAS AS MULHERES DO MUNDO
13/03/2025 – QUINTA – 22H30
14/03/2025 – SEXTA – 20hs
14/03/2025 – SEXTA – 22:30hs
DANNI CARLOS – MUITO ROMÂNTICA
15/03/2025 SÁBADO 20hs, 22:30hs
ISABELLA TAVIANI – VOZ E VIOLÃO
16/03/2025 – DOMINGO – 19hs
DOMINGOS MUSICAIS | JULIA VARGAS – SHOW AFFAIR DE VERÃO
18/03/2025 – TERÇA – 20hs
19/03/2025 – QUARTA – 20hs
LEILA MARIA E NOVO TRIO – AS MUSAS E SUAS CANÇÕES
19/03/2025 QUARTA 22:30hs
20/03/2025 – QUINTA – 20hs
VERÔNICA SABINO CANTA CHICO BUARQUE – TODO SENTIMENTO
20/03/2025 – QUINTA – 22:30hs
LOFRAN – JB – UMA HOMENAGEM A JOÃO BOSCO E JORGE BEN
21/03/2025 SEXTA 22:30hs
21/03/2025 SEXTA 20hs
22/03/2025 SÁBADO 20hs
22/03/2025 SÁBADO 22:30hs
23/03/2025 – DOMINGO – 19H
THALMA DE FREITAS – VOZ & PIANO – HOMENAGEM A LAÉRCIO DE FREITAS
25/03/2025 – TERÇA – 20hs, 22:30hs
26/03/2025 – QUARTA – 20hs
27/03/2025 – QUINTA – 20hs
AFETO E LUTA – BRUNA CARAM CANTA GONZAGUINHA
27/03/2025 – QUINTA – 22:30hs
28/03/2025 – SEXTA – 20hs
TARYN – 25 – MINHA HISTÓRIA DO JAZZ AO CINEMA
28/03/2025 -SEXTA – 22:30hs
29/03/2025 – SÁBADO – 20hs
29/03/2025 – SÁBADO – 22:30hs
NOSSAS DIVAS – POR BARBARA MENDES, GLAUCE LEANDRES, LOFRAN & CONVIDADAS
30/03/2025 DOMINGO 19hs
DOMINGOS MUSICAIS | TRIO ANAÊ – UMA PONTE VOCAL FRANÇA -BRASIL
BLUE NOTE RIO
O Blue Note Rio ocupa um espaço com aproximadamente 700 m², sendo dividido em três ambientes: Calçadão, na área externa, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares. A casa conta com um exclusivo Piano Bar no primeiro andar, com capacidade para 140 pessoas e apresentações onde os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso. Neste mesmo espaço, a casa acaba de lançar o “Bossa Nova Brunch”, oferecido todo domingo, das 11h às 16h. O Brunch mescla o melhor de um bom café da manhã prolongado com itens especiais que estariam numa mesa de almoço, podendo ainda incluir em cena um bom drink ou uma taça de vinho. Para completar o ‘evento’, um trio musical comanda três sets do melhor da Bossa Nova, estilo musical emblemático na cidade. Aos sábados, a programação diurna conta com a Feijoada Raiz, com samba e buffet exclusivo, onde os clientes podem saborear um delicioso prato típico na área externa, no Calçadão, ainda mais perto do mar de Copacabana.
A franquia chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. No time de patrocinadores estão as cervejarias Heineken e Blue Moon, o Hotel Fairmont, além do patrocínio master da Porto Bank.
A MARCA BLUE NOTE
Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como a principal casa de shows da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.
BLUE NOTE RIO
Endereço: Av. Atlântica, 1910 – Rio de Janeiro – RJ