A segunda edição do Festival de Cinema de Xerém acontece entre os dias 05 e 07 de junho, em Xerém, Distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, o evento traz uma programação diversa e abrangente, que inclui um total de 20 filmes, entre longas e curtas, homenagem ao ator e diretor Antônio Pitanga e também ao presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz Carlos da Silva, além de programação infantil e atividade formativa.
A sessão de abertura é no dia 05 de junho, com homenagem ao ator e diretor Antônio Pitanga, que recebe o Troféu Zeca Pagodinho. Após a cerimônia será exibido o longa “Pitanga“, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga. Na mesma noite, Louiz Carlos da Silva também será homenageado com o troféu, em reconhecimento ao seu trabalho como presidente do Instituto Zeca Pagodinho e por seu empenho em fomentar a cultura na Baixada Fluminense, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade, especialmente em Xerém.
O festival traz ainda 15 curtas-metragens nas mostras competitivas divididas nas categorias Nacional, Baixada e Gospel, premiando os destaques em Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Ator e Prêmio do Júri Popular. Todos os vencedores receberão o Troféu Zeca Pagodinho – símbolo oficial do evento.
A Mostra Competitiva Nacional de Curtas apresenta os filmes: A Caverna de Louise Fiedler, TCC – Trabalho Caótico de Cinema de Ricardo Santos, Intangível Tangível de Tales Ordakji, Sertão 2138 de Deuilton do Nascimento e As Gingers de Pedro Murad. O júri desta mostra será composto por Patrícia Pillar, Vinícius de Oliveira e Verônica Alvarenga.
Já a Mostra Competitiva Baixada traz os curtas Paçoca de Marçal Vianna, São Jorge de Meriti de Ricardo Rodrigues e Léo de Assis, Dura na Queda de Tatiane Campos, Desde Criança Sempre Quis Morar no Rio de Sharon Félix e Roumer Canhães, O Teste de Emanuel Sedano, que serão avaliados por Marcelo Marão, Sofia Manso e Valdomiro Meireles.
Para completar, a Mostra Competitiva Nacional Gospel exibirá as obras: Lúcia de Murilo Santos, Clowndio de Samuel Rodrigues, Solum de Daniela Vitória e Annie Salgado, José, o Carpinteiro de Leandro Azevedo e O Perdão é Vermelho de Patrícia Evangelista. Miguel Nagle, Klev Soares e Binho Cultura compõem o júri desta mostra.
A programação especial do festival inclui também mais 4 longas da Mostrinha Infantil, com títulos voltados ao público infanto-juvenil, como Só no Sertão de Alexandre Klemperer, Pés de Peixe de Aldemar Matias e Larissa Ribeiro, Revolução da TV de Rodrigo Cesar, e Jorge Quer Ser Repórter de Victor Germano, Lula Queiroga, todos da Globo Filmes.
O evento oferece ainda a oficina, aberta ao público, “Atuação para Câmera” – ministrada pelo ator Vinícius de Oliveira (Central do Brasil, Linha de Passe, Sintonia).
Realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, a segunda edição do Festival de Cinema de Xerém, conta com a direção de Sergio Assis. Segundo ele, o evento tem como objetivo possibilitar um intercâmbio para as diversas produções realizadas em todos os Estados brasileiros, além de democratizar e difundir a produção audiovisual de curtas-metragens no Estado do Rio, especialmente na Baixada Fluminense e no território de Duque de Caxias e Xerém.
Mais informações: festivaldexerem.
Serviço:
2º Festival de Cinema de Xerém
De 05 a 07 de Junho de 2025.
Espaço Bellogio
Rua Eneas Rias Frutuoso, n° 198 – Xerém – Duque de Caxias – RJ
Entrada Gratuita
Redes sociais
www.instagram.com/