2º Festival de Filmes Ambientais

O Festival Verde Búzios está chegando pela segunda vez a cidade. Esse projeto faz parte da semana lixo zero realizado pelo coletivo lixo zero Búzios e acontece em várias cidades pelo Brasil.

VERde Búzios – 2º Festival de Filmes Ambientais de Búzios exibirá filmes que ampliam o nosso conhecimento sobre as questões ambientais que impactam a qualidade de vida em Búzios e em todo o planeta. Pelo 3º ano consecutivo o coletivo Lixo Zero Búzios traz para cidade uma programação cultural inclusiva. Ao longos dos quatro dias de festival, estão previstas exibições de filmes (longas ou curtas), seguidos de rodas de conversa, além das oficinas culturais e programação infantil, todos com temática ambiental.

Oceanos de plástico
Oceanos de plástico

Como parte da programação da Semana Lixo Zero 2023, VERde Búzios – 2º Festival de Filmes Ambientais tem como objetivo informar, colaborar e inspirar pessoas a se conscientizar da urgente necessidade de mudança de paradigmas e hábitos.

O Coletivo Lixo Zero Búzios é uma união independente de voluntários, autônoma, sem fins lucrativos, não governamental e apartidária. O Coletivo colabora com as ações do ILZB – Instituto Lixo Zero Brasil que oferece apoio pedagógico ao coletivo. O ILZB representa no Brasil, a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.

A programação completa é publicada no Instagram @lixozero.buzios

PROGRAMAÇÃO DE FILMES

26/10 (quinta)
18h CINEMA – Bibliocine na Praça da Ferradura (parceria com a Biblioteca Chica e Cineclube Sal na Vista da UFRJ): Apresentação Coletivo Lixo Zero + Exibição A Catadora de Gente 20h Abertura do Festival no Congresso CIRS Búzios (Hotel Atlântico): Apresentação do festival + Exibição Lixo Vivo + Roda de conversa com Ed Bastos

27/10 (sexta)
18h30 CINEMA NA PRAÇA (INFANTIL) – Quilombo da Baia Formosa: Exibição Felícia e os Super Resíduos do Bem 19h

CINEMA NA PRAÇA – Quilombo da Baia Formosa: Exibições Alexandrina, Quando Bento era são e As Minervinas e o Caruá + Roda de conversa com a presença dos diretores Clementino Junior (Quando Bento era são) e Mona Lima (As Minervinas e o Caruá)

28/10 (sábado)
18h30 CINEMA NA PRAÇA (INFANTIL) – Tucuns: Exibição Felícia e Os Super Resíduos do Bem

19h CINEMA NA PRAÇA – Tucuns: Exibição Oceanos de Plástico + Roda de conversa

29/10 (domingo)
15h CINEMA (INFANTIL) – Espaço Zanine: Exibição O Lorax: em busca da Trúfula Perdida

16h CINEMA – Espaço Zanine: Exibições O Canto do Rio e Da luta ao Luto (presença do diretor Rafael Costa) + Roda de conversa com Aline Fernandes autora do Ebook “ Uma vida Lixo Zero”

PROGRAMAÇÃO NAS ESCOLAS

26/10 (quinta)
09h CINE ESCOLA – E.M. Lydia Sherman: Exibição – Syorybots Porque devemos reciclar + Oficina de arte

14h CINE ESCOLA – E.M. Lydia Sherman: Exibição Compostagem, porque não? + Oficina de compostagem com Maria Mariano

27/10 (sexta)
09h CINE ESCOLA – E.M. João José de Carvalho: Exibição – Pergunte aos Syorybots: Porque as pessoas
tem que reciclar? + Oficina de arte

14h CINE ESCOLA – E.M. João José de Carvalho: Exibição Compostagem, porque não? + Oficina de
compostagem com Mariana Lacombe

PROGRAMAÇÃO EVENTOS

28/10 (sábado)
10h a 12h VISITAÇÃO GUIADA AO VIVEIRO DO ARETÊ com doação de mudas nativas (incentivamos carona solidária para chegada no local)

14h a 18h VARAL SOLIDÁRIO E PALESTRA DE MODA SUSTENTÁVEL COM MARA DÉBORA
Espaço Zanine

16h CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E TEATRO DE FANTOCHES INFANTIL COM BOITATÁ DE BÚZIOS
Espaço Zanine

29/10 (domingo)
17:30h FESTA DE ENCERRAMENTO – Show de música com Agustina Brito e Pichu Moyano + Festa da Primavera com Não tem água na Moringa (venda de comida e bebida no local, um evento lixo zero)
Espaço Zanine

2º Festival de Filmes Ambientais
26 a 29 de outubro de 2023

Realização
Apoio

Patrocinio
Parceria
Suporte

Idealização e Produção executiva Tina Palma