2º Festival de Teatro Amir Haddad e Projeto Contágio levam atrações culturais gratuitas à Lapa

Festival Amir

A cultura popular no Rio de Janeiro está crescendo a todo vapor e ganhando espaço em diferentes vertentes. Como um evento só é pouco quando se trata de celebrar a arte, a cultura e, principalmente, o legado artístico de Amir Haddad, o Instituto Tá Na Rua irá promover dois eventos culturais paralelos. Assim, a 2ª edição do Festival de Teatro Amir Haddad e o projeto “Contágio: produção de afeto nos espaços abertos” acontecem no Centro Cultural Casa do Tá Na Rua e na praça dos Arcos da Lapa, proporcionando relações culturais férteis com todos os cidadãos, sem distinção de classe, gênero ou etnia, por meio das mais variadas linguagens artísticas. De 3 a 8 de julho, a partir das 14h, todo público passante poderá desfrutar de uma intensa programação cultural gratuita que contempla oficinas, cortejos, debates, filmes e espetáculos.

Ao longo de uma semana, a Lapa será um epicentro cultural com manifestações populares de arte pública que vão ligar a sede do grupo às ruas do bairro. Serão realizadas apresentações na praça dos Arcos da Lapa, num palco montado a céu aberto, tanto para os espetáculos do Festival de Teatro Amir Haddad quanto para o projeto “Contágio: produção de afeto nos espaços abertos”. “Nossa intenção é entrar em contato com a população da região durante o período e conversar com o povo sobre o seu direito de ser criativo, de desenvolver a sua cidadania e criatividade. É mais do que teatro, é um debate frente a frente com o cidadão. Isso não é um privilégio do artista, é um direito do ser humano”, pontua Haddad.

O projeto “Contágio – produção de afeto nos espaços abertos” é uma realização do Instituto Tá Na Rua, com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e elucidará  o conceito de como o vírus da cultura pode contaminar e principalmente contagiar as pessoas, com várias apresentações culturais, convidando o público a viver essa experiência única de conhecer a arte pública em diferentes esferas. Entre as atrações estão: o espetáculo “Arte Pública a Liberdade”, com artistas de rua; a oficina “Afrofunk”, com Taísa Machado; e uma conversa entre Pedro Cardoso e Amir Haddad, sobre “A Vida de Galileu”, de Beltolt Brecht.

Em comemoração aos seus 87 anos de vida e para celebrar os 44 do grupo Tá Na Rua, o diretor Amir Haddad realizará a 2ª edição do Festival de Teatro Amir Haddad, de 3 a 8 de julho, desta vez em um novo formato. Buscando ampliar o acesso de maior número de pessoas às atrações, algumas apresentações saem da casa centenária que abriga o TNR e se deslocam para o espaço de um antigo anfiteatro que fica na praça dos Arcos da Lapa. “Nosso objetivo é que a curadoria do Festival seja uma dramaturgia com começo, meio e fim. Mescladas ao longo dos sete dias de evento, teremos apresentações especiais com temáticas sobre ancestralidade, manifestações populares, ditadura militar, políticas públicas e o ofício do artista”, declara Máximo Cutrim, curador e idealizador do Festival.

Espetáculos como “O Recém Nascido”, com Pedro Cardoso; “Virginia”, com Claudia Abreu; “Re-acordar” com Amir Haddad e o grupo TUCAARTE; ensaio aberto de uma leitura dramatizada, de cenas de Shakespeare, com as atrizes Betty Gofman e Julia Lemmertz, e direção de Amir Haddad; exibição dos filmes “As Cadeiras”, com Marco Nanini e Camila Amado, e “Antígona 442 a.c”, realizado acerca da montagem de “Antígona” dirigida por Amir e encenada por Andréa Beltrão, fazem parte da programação do Festival, que é uma realização do Instituto Tá Na Rua, com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.

Como forma de prestigiar ações voluntárias que incentivam a cultura popular, este ano o Festival irá premiar dois projetos sociais de teatro voltados para crianças e adolescentes dos quais o diretor Amir Haddad é padrinho. A ONG “Entre o Céu e a Favela”, do Morro da Providência, com direção da atriz e ex-integrante do Tá Na Rua, Cíntia Santana; e a “Escola Fábrica dos Atores”, de Nova Iguaçu, sob direção de Alexandre Gomes.

“Um festival como este traz grandes benefícios e aprendizado para quem faz e para quem assiste. Todas as cidades, de todos os países, deveriam promover festivais de teatro com todas as camadas da população se manifestando dessa forma tão festiva. O teatro de rua é de grande importância para a cultura popular, assim como a cultura popular é de grande importância para o teatro de rua. Um não vive sem o outro. Teatro de rua é cultura popular”, reforça Amir Haddad. 

SERVIÇO:

2º FESTIVAL DE TEATRO AMIR HADDAD e CONTÁGIO – PRODUÇÃO DE AFETO NOS ESPAÇOS ABERTOS
Local: Centro Cultural Casa do Tá Na Rua e Praça dos Arcos da Lapa
Endereço: Av. Mem de Sá, 35 – Lapa – Rio de Janeiro
Data: 2 a 8 de julho
Classificação: Livre
Horário: A partir das 14h
Valor: Programação gratuita e com venda de ingressos.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE TEATRO AMIR HADDAD

DIA 3/7 – QUARTA-FEIRA
14h – Cena Nua (52 min) – Exibição de filme
15h – Conversa sobre o ator do TNR com Ana Carneiro
18h –  Orunmila leva em cortejo até a Casa
19h –  Filme Exu Rei (21min)
20h – Virginia – Cláudia Abreu
21h – DJ Daniel Roland

DIA 4/7 – QUINTA-FEIRA
14h – Cirandeiro (60 min) – Exibição de filme
18h – Pedro Cardoso – O Recém Nascido
20h – O Diabo no Meio do Redemoinho – Gilson De Barros
21h – Pocket Show com Natascha Falcão

DIA 5/7 – SEXTA-FEIRA
17h/ 19h – Vicência Ballroom
20h – A Mulher Ideal – Lorena da Silva
21h – DJ Marta Supernova

DIA 6/7 – SÁBADO
14h/ 14h20 – Intervalo – Filhos Sérgio Ricardo (1º Andar)
14h30/15h30 – Tuca: Re-Acordar (2º Andar)
18h – Filme Dzi Croquettes
20h/23h – Cabaré TNR em “Ópera Das Malandras: In Concert”
23h – DJ Máxima + Duhpovo

DIA 7/7  – DOMINGO
13h – Leitura “Os Pablos”
14h30 – Filme Antígona + Conversa com Andrea Beltrão
18h30 – Céu Na Terra
20h – Ensaio aberto – Leitura de Shakespeare com Betty Gofman e Julia Lemmertz
21h – DJ Maria

DIA 8/7 – SEGUNDA-FEIRA

13h – Abertura da Casa
14h – Filme as Cadeiras
15h – Oficina de Voz com Adriana Micarelli
20h – Zaratustra
22h – Carmelitas

PROGRAMAÇÃO CONTÁGIO

DIA 3/7 – QUARTA-FEIRA
– 16h – Cortejo / Espetáculo / Oficina – Variedades Tá Na Rua com Amir Haddad e Grupo Tá Na Rua (com tradução em libras).

DIA 4/7 – QUINTA-FEIRA
– 15h – Cortejo – Tá Na Rua e Maracatu Baque Mulher
– 16h – Espetáculo – Diáspora Nordestina – com quadrilha Pé na Lapa (com tradução em libras)

DIA 5/7 – SEXTA-FEIRA

– 14h30m – Oficina de Sensibilização ao Teatro do Oprimido (com tradução em libras)
– 15h – Cortejos – Tá Na Rua e Artistas do Fórum Carioca de Arte Pública
– 16h – Conversas – Fórum Carioca de Arte Pública com Reimont, Amir Haddad e artistas públicos mediação Maria Helena da Cruz
– 18h – Espetáculo – Arte Pública a Liberdade! Com Artistas de rua; Calebi Benedito – o baterista das ruas; off-sina com Richard Riguetti; Fernanda Machado – boneca Lilica; Herculado Dias, Edmilson Santini e Wagner Perrayon Violino. Coletivos: Grupo Tá Na Rua, Wagner José e seu bando, Eslipa e Zona comum de Arte Pública.
– 18h – Espetáculo – Contos, Cantos e Encantos com a CHAP

DIA 6/7 – SÁBADO
– 16h – Cortejo / Espetáculo – O Prazeres de Heitor com a Cia de Mystérios e Novidades (com tradução em libras)

DIA 7/7 – DOMINGO
– 16/17h – Cortejo / Espetáculo – Variedades Tá Na Rua – Grupo Tá na Rua convida Entre o Céu e a Favela e Escolas Fábrica dos Atores (com tradução em libras)
– 16h – Oficina Afrofunk com Taísa Machado

DIA 8/7 – SEGUNDA-FEIRA
– 16h30 – Conversa – Pedro Cardoso e Amir Haddad em reflexões sobre “A vida de Galileu” de Bertolt Brecht (com tradução em libras

Related posts

Grand Hyatt Rio de Janeiro realiza evento em parceria com Cardoso Meat Boutique 

Éclair Cafeteria e Bistrot lança novos sabores para a Primavera

Casa Milà, em Laranjeiras, promove noites especiais de vermutes nos dias 18 e 25 de setembro