3º Encontro internacional e interdisciplinar em Dança, Cognição e Tecnologia

´Foto: Rodrigo Salles

O mundo não é mais o mesmo. O que ficou estabelecido pós-pandemia como Novo Normal suscita novos olhares à realidade. A Inteligência Artificial e a Realidade Aumentada trazem interferências à vida cotidiana – e à arte. Um encontro vai promover no Rio de Janeiro uma série de atividades tendo como foco principal a relação entre dança e as realidades estendidas (virtual, aumentada e mista). O 3º Encontro internacional e interdisciplinar em Dança, Cognição e Tecnologia tem sua edição pautada  pelas  realidades vigentes e  corporalidades  futuras e será realizado pela primeira vez na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento vai promover palestras com nomes relevantes da dança no mundo,  oficinas práticas e apresentações artísticas, além do lançamento de um livro. O encontro vai reunir mais de 30 participantes, entre coreógrafos, performers, professores e pesquisadores, de 23 a 27 de outubro, em dois locais da cidade: o Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Urca, onde ocorrerão as conferências, e o Planetário da Gávea, onde acontecerão oficinas e apresentações no Teatro Domingos Oliveira e na galeria do espaço. O encontro é realizado pelo grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoudiovisual, sob coordenação de Ivani Santana. A programação completa pode ser acessada em https://www.eidct.com.

As conferências:

Os dois primeiros dias do encontro serão dedicados às conferências, que acontecem entre 23 e 24 de outubro (quarta e quinta-feiras), no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, na Urca. Ali, mais exatamente no Salão Dourado do Palácio Universitário, ocorrerão nove mesas com participantes estrangeiros e brasileiros. Quatro artistas internacionais estarão presentes no primeiro dia do encontro: o coreógrafo suíço Gilles Jobin; Susana Panádes Diaz, coreógrafa espanhola radicada na Suíça; Martin Kusch, diretor do grupo de performance digital Kondition Pluriel, e Claudix Vanesix(Peru), artista residentena França.

As mesas contarão também com representantes de instituições brasileiras como UFF e USP, além, é claro, da própria UFRJ. Entre os participantes, Esteban Clua, professor titular do Instituto de Computação da UFF, a documentarista Coraci Ruiz, a atriz e diretora Janaína Leite, pós-doutoranda pela ECA da USP; o artista Diego Mac e três professores do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio: Luiz Ludwig e os xarás Guilherme Xavier e Guilherme Durão.

As inscrições às conferências e às labs podem ser feitas no link: https://is.gd/4BBDAs. As falas poderão ser acompanhadas com tradução simultânea e para libras e também de forma remota.

Ocupações no Planetário da Gávea:

Natural que um espaço dedicado à Ciência sedie alguns dos eventos do encontro. O Planetário da Gávea será palco (literalmente falando) de oficinas práticas e apresentações artísticas entre 24 e 27 de outubro (quinta a domingo). O artista Diego Mac abre o primeiro dos labs dedicando-se a compartilhar da sua experiência com dança e animações em 3D. Os supracitados Martin Kusch, Luiz Ludwig, Guilherme Xavier e Guilherme Durão coordenarão também oficinas às quais a indicação etária é livre.

O Teatro Domingos Oliveira, no mesmo local, vai receber apresentações artísticas na ocasião. A agenda é aberta por “As histórias de @evamariageni”, apresentado por Aline Bernardi, Ágatha Oliveira e Lígia Tourinho, com direção de Ivani Santana. No sábado, lançamento do livro “Mulheres da Improvisação. Digifeminismos decoloniais na dança” (EDUFBA), organizado por Carolina Natal, Ivani Santana e Lígia Tourinho, entre outras. No mesmo dia haverá ainda apresentação do Grupo Soma, coletivo da UFF, coordenado por Giuliano Obici. A agenda teatral encerra-se no domingo (27) com apresentação da instalação “Em corpa”, da qual o público pode participar usando óculos de realidade virtual e ainda, a performance de LiveCoding “Ambentes”, de Pedro Ruback, e “Partitura encenada”,   com Lenine Vasconcellos

A realidade virtual é a tônica de experiências que acontecerão na galeria do Planetário. São elas “Entre seres – Dança e(m) realidade virtual”, parceria entre o GP Poéticas (UFRJ), o MediaLab (IC\UFF) e “ECOS  dança e(m) realidade virtual”, com o grupo do artista uruguaio   Daniel Argente,  “Pedras na lua” e “Astronauta cadeirante”,   dos  grupos Casa da Descoberta e MediaLab (IC\UFF), o filme “Permiso para bailar (Denegado)”, de Caludix Vanesix, dentre outros. 

Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos em: https://riocultura.eleventickets.com/.

O Encontro (breve histórico):

A primeira edição do Encontro internacional e interdisciplinar em Dança, Cognição e Tecnologia aconteceu em 2016, no Teatro Martim Gonçalves, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa foi uma das ações do projeto “A percepção de um(a) improvisador(a). Estudos sobre a cognição situada para o incremento criativo e estético”, da artista e pesquisadora Ivani Santana. A segunda edição do evento,  promovida pela UFA e  pela  UFRJ, aconteceu de forma híbrida em razão da pandemia e contou com a adesão de Daniel Argente, ocorrendo de forma presencial na Universidad de La República,no Uruguai.  O EiDCT é organizado pelo grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual.

FICHA TÉCNICA:

Coordenação: Ivani Santana e Lígia Tourinho

Direção de Produção: Marilia Ennes

Produção Executiva: Marcos Becker e Tatiana Devos Gentile

Conferencistas: Gilles Jobin, Susana Panadés Diaz, Martin Kusch, Claudix Vanesix, Esteban Clua, Janaina Leite, Coraci Ruiz, Ivani Santana, Diego Mac, Guilherme Xavier, Guilherme Durão e Luiz Ludwig

Web Designer: Will Gomes

Mídias Sociais: Muryell Dantie

Tradução Simultânea: RioVox

Tradução em libras: JDL Traduções – Acessibilidade na Comunicação

Transmissão e  apoio técnico: SUAT

Apoio técnico e de produção: Grupo de estudos Teia Cultural/DAC/UFRJ

Assessoria para Transporte e Hospedagem: Inovar Turismo

Apoio Institucional: Mulheres da Improvisação, Fórum UFRJ, Centro Coreográfico, Teatro Domingos de Oliveira, Prefeitura do Rio de Janeiro e  RNP

Apoio Financeiro: FAPERJ

Realização: Poéticas Tecnológicas Corpo Audiovisual,  PPGDAN, UFRJ

SERVIÇO:

3º Encontro internacional e interdisciplinar em Dança, Cognição e Tecnologia

Quando: 23 a 27 de outubro de 2024, de quarta a domingo

Onde: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ (Av. Pasteur, 250, Urca, Campus da Praia Vermelha) e Teatro Domingos Oliveira (Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea)

Evento gratuito

Classificação indicativa: Livre

As atividades acontecem em diferentes horários e estão disponíveis em https://www.eidct.com

As inscrições para os seminários podem ser feitas em: https://is.gd/4BBDAs.

Os ingressos para as apresentações podem ser adquiridos em: https://riocultura.eleventickets.com/.

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso