4º Festival Mulheres+ exibe documentário sobre Beth Carvalho no Parque de Madureira

Cena de "Andança - Os Encontros e a Memória de Beth Carvalho" (2022), filme de Pedro Bronz
Cena de "Andança - Os Encontros e a Memória de Beth Carvalho" (2022), filme de Pedro Bronz

Após exibição de mais de 30 títulos, protagonizados, produzidos e dirigidos por mulheres em março, a quarta edição do Festival Mulheres+ encerra programação com a exibição do documentário “Andança – Os Encontros e a Memória de Beth Carvalho” (2022), de Pedro Bronz, em homenagem à cantora. O evento acontecerá no sábado, 18 de maio, na Arena Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, localizado no subúrbio do Rio de Janeiro, bairro considerado um dos berços do samba da cidade, a partir das 16h. Haverá distribuição de vale pipoca, refrigerante e brinde.

“Andança – Os Encontros e a Memória de Beth Carvalho” conta a trajetória de Beth Carvalho no samba carioca a partir de 1970, conectando suas paixões, principalmente pelo time de futebol Botafogo, e seu ativismo político. “Andança” é o nome de uma de suas canções que a consagrou no início de carreira. Composta por Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós em 1968, no contexto da ditadura civil-militar no Brasil, ficou em terceiro lugar no Festival Internacional da Canção (FIC) do mesmo ano. A partir desta apresentação, Beth Carvalho começou a conquistar os holofotes, aos 19 anos. “Andança” também é título de seu primeiro LP lançado em 1969. Três anos depois, Elis Regina regrava uma nova versão da música para a trilha sonora da novela “A Revolta dos Anjos” (extinta Rede Tupi), o que contribuiu ainda mais para sua ascensão na música brasileira. Veja o trailer do filme aqui.

Com curadoria da documentarista e produtora Adriana L. Dutra e direção da produtora Claudia Dutra, o festival aconteceu entre 24 de março e 07 de abril, e exibiu gratuitamente 38 curtas e longas-metragens produzidos por mulheres cis, trans, negras e indígenas na plataforma de streaming www.inff.online. Além da mostra, o festival promoveu uma masterclass sobre produção audiovisual por mulheres indígenas com a cineasta, produtora cultural e professora Graciela Guarani, e uma oficina de roteiro para iniciantes ministrada pela roteirista Yoya Wursh, conhecida por seu trabalho em diversas telenovelas brasileiras.

O 4º Festival Mulheres+ Rio de Janeiro é realizado com patrocínio da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura, com apoio da RioFilme e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

SERVIÇO

4º Festival Mulheres+ 

  • Data: 18 de maio (sábado)
  • Local: Arena Carioca Fernando Torres  
  • Endereço: Rua Bernardino de Andrade, 200 – Turiaçú (portão 4 do Parque de Madureira) – CEP: 21550-090 – Rio de Janeiro – RJ
  • Acessibilidade: Haverá libras em tela, legendagem descritiva e acessibilidade para cadeirantes
  • Entrada franca
  • Faixa-etária: Livre

Horário:

16h00 – Abertura do evento
17h30 – Exibição do filme “Andança – Os Encontros e a Memória de Beth Carvalho”, de Pedro Bronz

Rede social: https://www.instagram.com/inff.online/ 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui