Início » 5ª Feira da Cachaça de Vassouras: evento acontece em novembro

5ª Feira da Cachaça de Vassouras: evento acontece em novembro

Exposição será no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras

por Redação
Feira da Cachaça de Vassouras 2022

A cachaça, uma aguardente feita com cana-de-açúcar e produzido no Brasil, teve suas origens na era colonial portuguesa. Já em 1918, quase vinte anos após a Proclamação da República, a bebida, em São Paulo, passou a servir como matéria-prima para o preparo de caipirinha. Mas, para que as pessoas conheçam ainda mais a história da “branquinha”, o Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras, será sede da 5ª edição da Feira de Cachaça entre os dias 25 e 27 de novembro de 2022.

Contará com o apoio da Prefeitura de Vassouras, da Secretaria Municipal de Vassouras,  do Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique (ANPAQ), da Associação das Cachaças do Rio de Janeiro (APACERJ), da rede de Hotéis, Pousadas e Restaurantes de Vassouras, da Flor do Cafezal Consultoria e de outros parceiros da iniciativa pública e privada. A produção é do Vale do Café Produções Culturais.

Em solo brasileiro, há muitos cidadãos que apreciam a cachaça. Com o tempo, o produto facilitou o desenvolvimento do turismo na região, pelo fato de atrair cada vez mais visitantes. É o que declara José Luiz Júnior, Subsecretário Municipal de Cultura de Vassouras. “A cada realização, percebemos que o número de produtores aumentou significativamente. Por isso, nosso evento ganhou um caráter mais nacional”.

Na ocasião, atividades didáticas com alguns dos maiores especialistas em cachaças brasileiras, com uma programação específica para produtores e uma para o público-alvo. Participações de Leandro Marelli (especialista em legalização e montagens de alambiques), do professor e doutor Alexandre Santos de Souza, da IFNMG de Salinas (especialista em envelhecimento e armazenagem), da doutoranda Karla Cristina Cardoso Morais (especialista em blends e análise sensorial), da Dra. Vivian Lacerda, que falará sobre brand (marca) e do turismólogo Alexandre Ferraz, que irá relacionar a cachaça ao desenvolvimento do turismo.

Haverá, também, as artísticas, com uma homenagem à cantora Marília Mendonça (In Memoriam), por parte da cantora Paola Costa, além de Capoeira, Jongo e apresentações de rock’n roll com André Medeiros e Banda.  A entrada do evento é gratuita.

Serviço:

Centro de Convenções General Sombra

Endereço: Avenida Otávio Gomes, 500 – Centro, Vassouras – RJ, 27700-000

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via