Início » 7 Regras para Viagens Internacionais Seguras em 2022

7 Regras para Viagens Internacionais Seguras em 2022

por Redação
7 Regras para Viagens Internacionais Seguras

Viajar é incrível porque nos proporciona diversão e aprendizado na mesma medida, não é mesmo? Muitas vezes, acabamos inclusive nos conhecendo melhor ao viajarmos.

Com as restrições de viagem impostas durante a pandemia de Covid-19, milhões de planos de viagem foram interrompidos de repente no mundo inteiro. Agora, que boa parte da população global está vacinada, as pessoas aos poucos estão voltando a atravessar o planeta em busca de aventura.

No entanto, é fundamental atentar para algumas normas de segurança em viagens internacionais que vão tornar a sua experiência muito mais tranquila. Estamos falando não só de se proteger contra o vírus, mas também de garantir que você está plenamente seguro ao navegar na internet enquanto viaja.

Com isso em mente, listamos a seguir algumas dicas preciosas para este momento especial que estamos vivendo.

Dicas de Segurança online para sua Viagem

  • Evite usar redes públicas de Wi-Fi

É difícil seguir essa dica à risca, principalmente em locais como aeroportos e hotéis. Mas redes públicas são alvos facílimos para hackers. Se não tiver outra alternativa e precisar se conectar a um Wi-Fi público, confira a dica a seguir.

  • Instale uma VPN

Uma VPN para Android é uma ferramenta única para garantir que seus dados sensíveis estarão fora do alcance de hackers quando você precisar  compartilhá-los. VeePN é uma das melhores extensões do tipo disponíveis no mercado.Uma VPN permite esconder o IP no Android ao trocá-lo temporariamente por outro endereço hospedado em um ponto do planeta à sua escolha. E o melhor é que extensões VPN podem ser ativadas em qualquer dispositivo.

  • Não poste sua localização nas redes sociais

Esta dica talvez pareça banal para você, mas a maioria dos usuários não desativa os serviços de geolocalização ao postar mídias durante as viagens. Publicar sua localização compromete sua segurança porque permite que criminosos à espreita planejem o melhor momento para roubar você. O ideal mesmo, na verdade, é esperar o fim da viagem para postar.

Dicas para uma Viagem sem Covid

  • Tome a vacina!

Além de reduzir imensamente o risco de infecções graves por Covid-19, imunizar-se é um dever social e, agora, um requisito para qualquer viagem internacional que você queira fazer enquanto a pandemia durar.

  • Use máscaras em todos os ambientes públicos fechados

Na maioria dos lugares, o uso de máscaras não é mais exigido ao ar livre. Em ambientes fechados, no entanto, a circulação de ar não é tão eficaz. Por isso, proteja seu nariz e boca sempre que estiver em um local coberto e zele pela saúde de todos.

  • Evite contatos físicos com desconhecidos

Mesmo que já estejamos numa fase de flexibilização do distanciamento social, o fato de a Covid-19 ser transmitida por fluidos corporais ainda torna arriscados gestos simples como apertos de mão. O contato físico já pode ser retomado com amigos e familiares saudáveis, mas, na rua, a cautela deve imperar.

  • Use e abuse do álcool 70%

Higienizar com frequência as mãos com álcool (líquido ou em gel, mas sempre 70%) continua sendo importantíssimo na luta contra a Covid-19.

7 Regras para Viagens Internacionais Seguras

Os países estão exigindo teste de Covid 72 horas antes de um voo internacional?

Isso vai depender do país para o qual você quer viajar. Em alguns países da Europa, como a Áustria, por exemplo, viagens não essenciais (categoria em que se enquadra o turismo) voltaram a ser proibidas. A maioria dos outros países do continente já permite a entrada de brasileiros, desde que estes apresentem certificado de vacinação emitido em inglês no embarque. Esse documento pode ser solicitado pelo aplicativo ConecteSUS do Ministério da Saúde.

No caso dos EUA, os viajantes deverão apresentar no aeroporto de origem, além do certificado de vacinação, teste negativo para Covid-19 realizado obrigatoriamente no dia anterior ao voo ou atestado que comprove que se recuperaram da doença nos 90 dias anteriores à viagem.

Posso viajar de Portugal para os Estados Unidos (e vice-versa)?

Sim! As exigências para entrada são parecidas nos dois países, mas Portugal permite a apresentação de teste de Covid 72 horas antes de um voo (no caso de PCR) ou 48 horas (para testes de antígeno).

Não esqueça

Embora as restrições de viagem estejam sendo gradualmente suspensas ao redor do mundo, é preciso ficar atento às normas impostas pelos países para a entrada de viajantes estrangeiros. 

Que a segurança em viagens internacionais depende de um esforço conjunto de todos você certamente já sabia. Na prática, isso quer dizer que precisamos checar constantemente se estamos seguindo todos os protocolos para o combate ao vírus. E, enquanto viajamos, também é crucial usarmos todas as ferramentas disponíveis para garantir a nossa segurança online.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via