O encontro está marcado para o dia 30/11, a partir das 15h, quando o Renascença Clube irá abrigar um evento de protagonismo feminino, inclusivo e cultural, para todas as idades, com seis horas de samba e feira de artesanato, moda e gastronomia. Em sua 7ª edição, o “Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba” tem patrocínio da Prefeitura do Rio e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei do ISS.
Esse Encontro, que é anual, esse ano homenageia Áurea Martins (84 anos) e a “Rainha do Partido-Alto”, Clementina de Jesus (in memoriam). O evento também presta homenagem a atriz Bete Mendes, a filósofa e escritora Sueli Carneiro, a porta-bandeira, advogada e bombeira Selminha Sorriso e ao grupo Matriarcas do Samba.
Organizado pelo Movimento das Mulheres na Roda de Samba e idealizado pela cantora Dorina, o projeto reúne rodas de samba femininas e acolhe cantoras e instrumentistas de diversas regiões do Brasil e do exterior. A iniciativa estabelece uma rede de apoio entre essas artistas ampliando a visibilidade da força feminina no samba. O evento será realizado em 30 cidades e no Rio de Janeiro reunindo mais de 100 mulheres, entre cantoras, compositoras e instrumentistas, como: Ana Costa, Nina Rosa, Dayse do Banjo, Renata Jambeiro, Nina Wirtti, Lazir Sinval, Tia Surica, Dorina, entre outras. Também vão se apresentar os grupos: Herdeiras do Samba e Mulheres da Pequena África. Intérpretes de Libras vão garantir acessibilidade e diversidade.
Segundo Dorina, idealizadora do movimento e sambista, “A mulher deve ser reconhecida como uma potência criativa. Por isso, oferecemos, em cada edição, workshops para capacitar mulheres no samba, como a Oficina de partido-alto, com Gabrielzinho de Irajá. Hoje, cerca de cinco mil mulheres já fazem parte dessa iniciativa, descobrindo aquele potencial que estava, muitas vezes, adormecido”.
Serviço
Dia: 30/11
Hora: 15h
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)
Ingresso: R$1
Censura Livre (Menores só acompanhados dos representantes legais)