Dirigido por Maria Luísa Grimaldi, o Grupo Juca se apresenta no dia 21 de julho, domingo, ás 18h, na Casa da Cultura. Com duração de uma hora e dez minutos e com 7 atores em cena, o espetáculo conta com uma estrutura de múltiplos encontros de linguagens artísticas como dança, música, arte do palhaço, todos mergulhados em um ambiente de boteco , onde o público e os atores dividem o mesmo espaço. Sua composição foi pensada para retratar de maneira lúdica os bares do centro de Bangu, bairro onde José Grimaldi, o “Seu Juca”, avô da diretora e homenageado, residiu durante anos.
Com bom humor, a peça aborda questões que atravessam o dia a dia do carioca, a politica social e o lazer no subúrbio. O boteco é rodeado de figuras inusitadas como as garçonetes Sasá, Tatá e Cidinha, a filósofa do bar, Martina, o bicheiro Walter Salomão, o bêbado Nico e Seu Eli, pasteleiro do bar e irmão do “Seu Juca”, cada um com sua personalidade peculiar e envolvente. Todos estão na disputa do cobiçado prêmio “ Juca de Ouro”, o que leva a situações hilárias e surpreendentes. Com uma dramaturgia autoral, o espetáculo mistura comédia, palhaçaria e o clima descontraído do cabaré.
O grupo traz em sua trajetória algumas apresentações marcantes como a participação no 4º FESTAR – Festival de Teatro de Araruama , em 2023 onde recebeu seis indicações sendo elas, de melhor atuação , direção, cenografia, figurino, melhor espetáculo e caracterização. O grupo conquistou o prémio de melhor atuação e melhor espetáculo, figurino e caracterização.
O Grupo Juca comemora seu 1 ano em cartaz com temporadas marcantes. Como destaques, a 4ª temporada, realizada no bar Arco Íris da Lapa , no Rio de Janeiro com sucesso de bilheteria garantindo casa lotada e cativando novos olhares com o cortejo Juca de Ouro realizado nas ruas do centro da cidade minutos antes do espetáculo. O grupo participou também do PROGRAMA “FUNARTE ABERTA”, sendo contemplado com um total de seis apresentações no Centro Técnico de Artes – CTA Funarte realizados em maio de 2024.
FESTIVAL DE PASSOS
O festival de Teatro de Passos começou em 2017 e ao longo dos anos recebeu renomados nomes das artes cênicas como Paulo Betti, Rosi Campos, Zé Celso Martinez, Gabriel Vilela e Tania Alves, além do Grupo Galpão.
Nesta edição, as modalidades das apresentações são espetáculos de palco, rua e espaço alternativo.
FICHA TÉCNICA:
Realização e Dramaturgia: Grupo Juca
Direção geral: Maria Luísa Grimaldi
Organização Dramatúrgica: Lucas Cézar
ELENCO:
Amanda Laversveiller – “Sasá” – Garçonete
Carol Ávila – “Martina” – filósofa do bar
Cazzu Andrade – “Nico” – o bêbado
Júlia Ohana – Cidinha – Garçonete
Laura Vaz – Tatá – Garçonete
Lucas Cézar – Walter Salomão – o bicheiro
Vinícius Rocha – Seu Eli – Pasteleiro do Bar
Preparação corporal: Júlia Fersan
Preparação vocal: Mariana Baltar e Dani Calazans
Banda: Beatriz Saronne e Lucas Estupiã
Composição musical: Allan Belisário e Lucas Estupiã
Produção: Jessica Servián e Daniel Vilhena
Direção de arte e Caracterização: Cleiton Almeida
Cenografia: Natanael Rodrigues
Figurino: Maria Clara Coutinho
Artes Digitais: Beatriz Adonai
Fotografia: Guga Almeida