9° edição do Festival Musimagem reúne amantes de trilhas sonoras e profissionais do cinema em evento híbrido e gratuito de 4 a 10 de dezembro

O evento, realizado pela primeira vez em Niterói, promove debates, concertos e palestras sobre temas importantes no segmento audiovisual

por Redação

A 9ª edição do Festival Musimagem chega à Niterói a fim de popularizar o trabalho dos profissionais da trilha sonora, que costumam ficar restritos aos bastidores. O público pode acompanhar a programação presencialmente na Universidade Federal Fluminense (UFF), se dividindo entre o Centro de Artes UFF e o Instituto de Arte e Comunicação (IACS), em Niterói, de 4 a 7 de dezembro.

Além disso, o Festival preparou uma programação virtual que vai trazer convidados internacionais, de 8 a 10 de dezembro no site do festival (https://festival.musimagembrasil.com) e YouTube da Musimagem Brasil (https://www.youtube.com/c/MusimagemBrasil).

Uma saga de sucesso

Ao longo de quase uma década de história, o Festival Musimagem vem se consolidando como um dos maiores eventos de soundtracks do mundo. O evento é o mais relevante representante da América Latina e o único do mundo feito por profissionais da área.  “O público não conhece o rosto dos compositores que nos emocionam e nos fazem entrar na história de um filme, uma série. Estamos muito felizes com a 9ª edição do Festival Musimagem, que vai mexer não só com o meio audiovisual, mas também com o público, que vai conhecer alguns compositores e histórias dos bastidores”, conta Marcos Souza, presidente do Musimagem Brasil.

O Festival acontece graças à parceria com o Consulado Holandês, as sociedades de direitos autorais Abramus e Assim, o site espanhol Soundtrack Fest, o produtor Robert Townson, a gravadora MovieScore Media, o designer Maurizio Manzo, e, claro, ao apoio do Centro de Artes da UFF e do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS), que trazem o festival para Niterói pela primeira vez.

Remo Usai

Um dos maiores nomes da música brasileira, o maestro Remo Usai foi responsável pela trilha de mais de 120 filmes ao longo da carreira. O Prêmio Remo Usai leva seu nome a fim de homenagear o maestro e outros grandes nomes da cultura nacional. A celebração acontece tradicionalmente durante o Festival Musimagem e, este ano, escolheu Egberto Gismonti, que compôs mais de 60 trilhas, entre elas Estorvo (2000), Chico Xavier (2010), Kuarup (1989), entre outras.

Luz, câmera a ação

A programação deste ano conta com ilustres convidados nacionais e internacionais. Dentre os representantes brasileiros estão Diogo Rocha (Abramus), Mario Sergio Campos (ECAD) e  Zeh Netto. “O Musimagem já se mantém como parte integrante da agenda internacional, como único representante da América Latina, o que muito nos orgulha e nos alegra”, afirma Tim Rescala, integrante do Musimagem Brasil que também faz parte das atividades do Festival. Outros nomes internacionais também participam, como Nicola Piovani (Itália), Sara Andon (EUA), Norman Ludwin (EUA), Diego Navarro (Espanha), Brad Fiedel (EUA), Catherine Joy (EUA), Heather McIntosh (EUA), Allyson Newman (EUA / Austrália).

Um festival sobre música precisa de uma boa trilha sonora. Por isso, o público pode conferir a  Abertura do Festival, com apresentações de Mario da Silva (violão), Ana Oliveira & Sergio Raz (violino e violão) em homenagem ao premiado do ano Egberto Gismonti, e Mike del Ferro (piano – Holanda) – When you Wish Upon a Star / Someday my Prince will come. (Disney movies), Once upon a Time in the West (Morricone), Over the Rainbow (Wizard of OZ), no dia 5 de dezembro, às 19h30. No dia 6, a música fica por conta do “Concerto de trilhas nacionais e internacionais: Quarteto de Cordas da UFF & Convidados”, som regência de  Alexey Kurkdjian, Harry Gregson-Williams e Matthijs Kieboom. Para os concertos, será cobrado um valor simbólico de R$ 5 por ingresso.

O Festival Musimagem é o representante da América Latina de grandes encontros entre profissionais e amantes das trilhas sonoras. São 9 edições completas com mais de 200 atrações ao longo dos anos, entre debates, palestras, cursos e concertos, sempre com a participação dos musimágicos, artistas que integram a orquestra do Festival. Em 2022, o evento aconteceu em São Paulo e reuniu mais de mais de 12 mil acessos nas plataformas virtuais.

Serviço:

Presencial – Dias 4 a 7/12

Centro de Artes UFF (CEART) – Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí

Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) – Rua Lara Vilela, 126, São Domingos (Casarão – Auditório Interartes)

Online – 8, 9 e 10/12: 

Auditório do site – https://festival.musimagembrasil.com ou Youtube da Musimagem https://www.youtube.com/c/MusimagemBrasil

PROGRAMAÇÃO

Dia 04/12 – IACS – presencial

10h – Curso: Publicidade e trilhas sonoras

Local: CASARÃO – Auditório Interartes

Composição musical nas pequenas formas publicitárias: a trilha e o jingle. Sincronismo com a imagem; mickeymousing na publicidade. O processo criativo: o briefing dado como problema e a composição como solução. Trabalhos de composição em diferentes gêneros musicais aplicados: trilha musical, jingle, trilha de spot (rádio). Análise de exemplos consagrados.

Zeh Netto (RJ)

14h – Curso – O Som no Cinema Brasileiro

Local: CASARÃO – Auditório Interartes

Música fílmica e suas relações com os demais elementos sonoros (vozes, ruídos, silêncios) e com as imagens. Apontamentos sobre uma história da tecnologia, intermidialidade, imbricações com a indústria fonográfica, momentos de mudanças tecnológicas, técnicas e seus impactos narrativos sobre os filmes e sobre sua recepção.

Fernando Morais (RJ)

Dia 05/12 – Iacs e Centro de Artes UFF – presencial

10h às 11h – Palestra – VIOLÃO EXPANDIDO

Local: CASARÃO – Auditório Interartes

Processos de realização do documentário DESVENDANDO O VIOLÃO EXPANDIDO roteiro e interpretação Mario da Silva, dirigido por Anaí Bagnolin. A Palestra irá abordar como as técnicas expandidas para violão podem ser uma ferramenta estética útil para a realização de trilhas sonoras.

Documentário disponível em https://www.mariodasilva.com/videos

Mario da Silva (RJ)

11h às 12h – Debate: Direitos autorais e os que lhes são conexos das obras musicais, inseridas numa obra audiovisual

Local: CASARÃO – Auditório Interartes

Marcel Camargo e Godoy & Marcela Godoy (Assim SP)

Mediador: Tim Rescala (Musimagem RJ)

13h às 14h15 Debate: Direitos Autorais no Audiovisual

Local: CEART

Como funciona a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais no audiovisual? Os direitos autorais estão atualmente no centro dos debates sobre os contratos com as plataformas de streaming, entre outros assuntos.

Mario Sergio Campos (ECAD) e Diogo Rocha (Abramus)

Mediador Marcos Souza (Musimagem RJ)

19h30 – Abertura do Festival – Local: CEART – Entrada R$ 5,00

1-Mario da Silva (violão), Ana Oliveira & Sergio Raz (violino e violão) em homenagem ao premiado do ano Egberto Gismonti

2- Mike del Ferro (piano – Holanda) – When you Wish Upon a Star / Someday my Prince will come. (Disney movies), Once upon a Time in the West (Morricone), Over the Rainbow (Wizard of OZ)

Dia 06/12 – Iacs e Centro de artes UFF – presencial

10h – Debate: Lançamento do livro “Entrevistas com Compositores Brasileiros de Música para Audiovisual e Dramaturgia”

Local: CASARÃO – Auditório Interartes

Lucas Bonetti e os compositores Claudia Usai, Tim Rescala e Alex Pfeiffer compõem este debate sobre as metanarrativas presentes no livro, que acabam por formar um importante compêndio sobre como se dá parte da produção de trilhas sonoras e trilhas musicais no Brasil hoje, além de apontar para o passado, para compreendermos melhor as principais mudanças que aconteceram ao longo das últimas décadas.

Lucas Bonetti (SP), Claudia Usai (RJ), Tim Rescala (RJ) e Alex Pfeiffer (RJ)

13h às 14h15 – DEBATE – Regendo trilhas sonoras

Local: CEART

Os compositores internacionais Matthijs Kieboom da Holanda e Harry Gregson-Williams e os brasileiros Marcelo Falcão e Tim Rescala conversam sobre as características e peculiaridades de se reger uma trilha sonora orquestral

Matthijs Kieboom (Holanda), Harry Gregson-Williams (Inglaterra), Tim Rescala (RJ)

Marcelo Falcão (Brasil) – Mediador

Parceria com Consulado Holandês do Rio de Janeiro

19h30 – Concerto de trilhas nacionais e internacionais: Quarteto de Cordas da UFF & Convidados  – HIBRIDO – Entrada R$ 5,00

Local: CEART E ONLINE YOUTUBE MUSIMAGEM

Trilhas de Shrek a Crônicas de Nárnia, Exterminador do Futuro aos brasileiros Egberto Gismonti, Francisco Mário, Sergio Saraceni e Remo Usai!!

Quarteto de Cordas da UFF & Convidados

Regências: Alexey Kurkdjian, Harry Gregson-Williams e Matthijs Kieboom

– Entrega do prêmio Remo Usai 2023 a Egberto Gismonti

– Trilhas nacionais e internacionais

Dia 7/12 – Local: Centro de Artes UFF – presencial

14h – Cine Arte UFF – Filme “Wolf” com música de Matthijs Kieboom

18h – palestra com o compositor holandês Matthijs Kieboom

Local: CEART

Matthijs Kieboom é um dos compositores mais procurados e bem estabelecidos na Holanda. Apesar de sua idade relativamente jovem, ele tem sido um compositor em tempo integral por mais de uma década e recentemente se tornou o chefe do departamento de música de cinema em um dos principais conservatórios da Holanda. Tradução para português ao vivo – LEVAR FONE

20h – palestra com o compositor inglês Harry Gregson-Williams

Local: CEART

Harry Gregson-Williams (Londres, 13 de dezembro de 1961) é um compositor, maestro, orquestrador e produtor musical britânico. Ele compôs músicas para videogames, televisão e filmes, incluindo Spy Game, The Chronicles of Narnia: X-Men Origins: Wolverine, Antz, Chicken Run, the Shrek franchise, Arthur Christmas, Early Man, and Catch-22.  Tradução para português ao vivo – LEVAR FONE

Dia 08/12 – Somente Online – youtube da Musimagem

10h – PALESTRA: Nicola Piovani e sua obra

O compositor italiano Nicola Piovani, vencedor do Oscar pela música de “A vida é bela”, e autor de mais de duzentas trilhas para diretores como Federico Fellini, Irmãos Taviani, entre muitos outros, fala sobre a sua carreira e a sua música

Nicola Piovani (Itália)

Zeh Netto –  mediador (Brasil)

15h – PALESTRA: O papel do Supervisor Musical

*O que é um Supervisor Musical e sua importância para uma produção audiovisual

*As responsabilidades de um Supervisor Musical

*Supervisor Musical x Curador Musical x Produtor Musical

*Técnica, conhecimento musical, melhores práticas e network na bagagem do Supervisor Musical

*Guild Of Music Supervisor BR – entidade recém-criada no Brasil ligada diretamente ao GMS USA – O que é o GMS BR e suas atribuições

José Celso Guida (RJ)

Lucas Faria (RJ)

Mario Dipoi (SP)

Gui Amabis (SP)

17h – DEBATE: Tocando trilhas sonoras

A renomada flautista Sara Andon e o contrabaixista e orquestrador Norman Ludwin, ambos sediados em Los Angeles, além do compositor e maestro espanhol Diego Navarro conversam sobre as características e peculiaridades de se tocar um instrumento numa trilha sonora.

Sara Andon (EUA), Norman Ludwin (EUA), Diego Navarro (Espanha)

Alexey Kurkdjian – mediador (Brasil)

20h – PALESTRA: Brad Fiedel e sua obra

O nova-iorquino Brad Fiedel, compositor de mais de uma centena de trilhas, incluindo “O Exterminador do Futuro” e suas sequências, True Lies, Timecop e Johnny Mnemonic, fala sobre sua carreira e sua música

Brad Fiedel (EUA)

João Batista Melo, mediador (Brasil), Zeh Netto, mediador (Brasil)

Dia 09/12 – Somente Online –  youtube da Musimagem

10h – PALESTRA: Festivais de trilhas sonoras e a diversidade cultural

O jornalista espanhol Gorka Oteiza fala sobre sua experiência na cobertura de festivais em locais diversos como o Brasil, Espanha, República Checa, Alemanha, e sobre o encontro com a diversidade de culturas, compositores, públicos, reunidos em torno do gênero da trilha sonora

Gorka Oteiza (Espanha)

13h – DEBATE: Pais e filhos no mundo das trilhas sonoras

O compositor e regente norte-americano Peter M. Bernstein, autor da música para dezenas de filmes e séries, incluindo “ Caravana da Coragem – Uma aventura Ewok”, além de orquestrador de filmes como “Ghostbuster – Caça Fantasmas” e o vídeo “Thriller” com Michael Jackson, e o compositor brasileiro Marcos Souza, falam sobre suas carreiras e sobre a obra de seus pais, Elmer Bernstein e Chico Mário

Peter M. Bernstein (EUA), Marcos Souza (Brasil)

Alexandre Guerra, mediador (Brasil)

17h – DEBATE: Mulheres compositoras e as trilhas sonoras

As compositoras Heather McIntosh e Allyson Newman, co-presidentes da Alliance for Women Film Composers, e Catherine Joy, ex-presidente da entidade, conversam sobre a presença feminina no mundo das trilhas sonoras

Catherine Joy (EUA), Heather McIntosh (EUA), Allyson Newman (EUA / Austrália)

Marion Lemonnier, mediadora (Brasil/França)

20h – PALESTRA:  Plinio Profeta e sua obra

Plinio Profeta é um músico, compositor de trilhas sonoras e produtor musical. Ganhou o prêmio de melhor Trilha Sonora Original da Academia Brasileira de Cinema por duas vezes, com “O Palhaço” em 2011 e “O Filme da Minha Vida” em 2018. No início de sua carreira, Profeta ganhou um Grammy Latino pela produção do álbum de Lenine “Falange Canibal”.

Plinio Profeta (RJ)

Dia 10/12 – Somente Online – youtube da Musimagem

10h – LANÇAMENTO DE LIVRO E DEBATE:

Lançamento do livro: “Você compositor: contextos determinantes para a criação musical” e a palestra: “Investigando os processos criativos em música”.

Felipe Radicetti (Brasil)

15h – DEBATE: Debbie Wiseman e sua obra

A inglesa Debbie Wiseman, autora de cerca de 150 trilhas sonoras, incluindo todas as temporadas de “Padre Brown”, e que foi convidada para escrever algumas das músicas executadas na solenidade de coroação do Rei Charles III, fala sobre a sua carreira e sua obra musical

Debbie Wiseman (Inglaterra), João Batista Melo, mediador (Brasil)

Natalia Machiavelli, mediadora (Brasil)

17h – PALESTRA: As novas gerações de compositores de trilhas sonoras

O compositor sueco Mikael Carlsson, CEO da gravadora MovieScore Media, e Pinar Toprak, compositora de “Capitã Marvel”, “Terra dos Sonhos” e “Cidade Perdida”, conversam sobre o impacto das novas gerações de compositores no mundo das trilhas sonoras

Mikael Carlsson (Suécia), Pinar Toprak (USA),

Alex Pfeiffer, mediador (Musimagem RJ)

20h – DEBATE:  Os compositores da “Era Dourada” das trilhas nos Estados Unidos e no Brasil

Robert Townson, que produziu mais de mil álbuns de trilhas sonoras, conversa com o compositor e pesquisador Alexandre Guerra, autor da música de dezenas de filmes e séries incluindo “O Tempo e o Vento”, falam sobre os principais nomes da história do gênero no Brasil e nos Estados Unidos

Robert Townson (EUA)

Alexandre Guerra (Brasil)

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