9º Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2024

Marlon Brando em “Os que chegam com a noite”, de 1971 (foto: divulgação)

O Rio Fantastik Festival está na sua 9ª edição, sempre com o objetivo de privilegiar o cinema fantástico nacional, onde novos talentos e profissionais consagrados no gênero de terror podem exibir seus filmes. Além dos trabalhos de nossos cineastas, exibiremos alguns clássicos e filmes cultuados do gênero que reflitam o que está acontecendo no país no ano da realização do festival. Como é um tempo de mudanças, a curadoria selecionou alguns clássicos que comentam sobre a possibilidade de um futuro melhor.

O homenageado deste ano é o paulista Lourenço Mutarelli. Segundo o jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca, Lourenço Mutarelli é o dono de um séquito de fãs na literatura e nas HQs, atraídos por seu estilo de desenho expressionista e por suas tramas carregadas de mistério. Mutarelli é o quadrinista mais cult do país, que explorou os limites da fantasia em seus livros e suas graphic novels. “O cheiro do ralo” , seu primeiro romance, fez dele um objeto de interesse da prosa contemporânea ao explorar veredas do surrealismo, o que se manteve na premiada adaptação do livro para as telas, exibida em Sundance.

A Mostra Competitiva, com curadoria de Carlos Primati, terá quatro longas e quatro curtas na disputa pelo Troféu Cramulhão. Como sempre, com projetos vindos de diversas cidades brasileiras. São filmes que retratam as ideias e o olhar dos cineastas sobre a nossa sociedade pelo viés do cinema fantástico do nosso país.

A parte internacional do Rio Fantastik Festival será dedicada aos centenários de nascimento da atriz Lauren Bacall e do ator Marlon Brando. Lauren Bacall completaria 100 anos em 16 de setembro e Marlon Brando em 3 de abril de 2024. A Mostra Centenários de Lauren Bacall e Marlon Brando vai exibir filmes de ambos os atores, que flertam com o cinema fantástico e o suspense. Representando Bacall, o slasher “O fã: Obsessão cega” (1981) e o thriller noir “Prisioneiro do passado” (1947) ao lado de seu marido Humphrey Bogart. Já no caso de Brando estarão na mostra os longas de horror “Os que chegam com a noite” (1971) e “A ilha do Dr. Moreau” (1996) e o inusitado “Duelo de gigantes” (1976), em que ele faz um personagem com tintas de psicopatia. Lauren Bacall se tornou conhecida por suas interpretações de mulheres provocantes que escondiam sua essência delicada sob uma camada de pragmatismo severo, além de uma presença sedutora, sensual, com sua voz distinta e rouca. A americana foi uma das últimas grandes estrelas da Era de Ouro do cinema de Hollywood que se destacou em vários filmes noir. Bacall foi nomeada a 20ª maior estrela feminina do cinema clássico de Hollywood pelo American Film Institute. Ela recebeu um Oscar Honorário em 2009 em reconhecimento à sua contribuição para a Era de Ouro do cinema. Lauren Bacall morreu em 12 de agosto de 2014, após sofrer um AVC em seu apartamento no The Dakota, junto ao Central Park em Manhattan. Marlon Brando, apontado como um dos maiores atores da história do cinema, é creditado como um dos primeiros e o mais aperfeiçoado profissional do método de atuação de Stanislavski — uma maneira de incorporar naturalmente um papel, tornando-se a pessoa retratada na tela em vez de mimetizar a personalidade do personagem. A imagem pública de Brando refletia uma verdade básica sobre o homem por trás dos personagens: ele era complexo, taciturno e raivoso, ao mesmo tempo que infantil em sua vulnerabilidade. O ator recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, que durou seis décadas, incluindo dois Oscars, três British Academy Film Awards, um prêmio do Festival de Cinema de Cannes, dois Globos de Ouro e um Primetime Emmy Award. Marlon Brando morreu em 1 de julho de 2004 de insuficiência respiratória por fibrose pulmonar com insuficiência cardíaca congestiva. Ele também sofria de diabetes e câncer de fígado.

Completando a seção internacional do Rio Fantastik Festival 2024, chega a 4ª parte da Mostra Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio, com o título As Figurações. Serão exibidos os filmes que faltavam sobre Eastwood. Nessas produções, ele fez uma pequena participação, sem ser creditado. Assim, todos os filmes, sem exceção, de (e com) Clint Eastwood terão sido apresentados ao longo do ano de 2024 nos cinemas do Grupo Estação.

Este ano o júri oficial é composto pelo ator Alexandre Lino, o teórico e pesquisador de HQs Hélio Eduardo Lopes e a roteirista Isabel Muniz. Já o júri da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro) conta com os jornalistas e críticos de cinema Ana Carolina Garcia, Célio Silva e Pablo Bazarello. Haverá premiação escolhida pelo público.

Programação

21/11 – Quinta-feira
17h Mostra Figurações: Crimes Vingados (80 min)
18h45 Competição: Balzaquianas (17 min) + O Código Cicada (93 min)
20h50 Centenário Marlon Brando: Os que chegam com a noite (96 min)

22/11 – Sexta-feira
17h Mostra Figurações: O suplício de Lady Godiva (89 min)
18h45 Competição: Guerra Civil (25 min) + Histórias Estranhas 2 (82 min)
20h50 Centenário Lauren Bacall: O fã: Obsessão cega (95 min)

23/11 – Sábado
17h Mostra Figurações: Nunca deixei de te amar (96 min)
18h45 Competição: Sanguíneo (19 min) + Amado Pai (92 min)
20h50 Centenário Marlon Brando: Duelo de gigantes (126 min)

24/11 – Domingo
17h Mostra Figurações: Torturados pela Angústia (93 min)
18h45 Competição: Petrificada (12 min) + Barba Ensopada de Sangue (108 min)
20h50 Centenário Lauren Bacall: Prisioneiro do passado (106 min)

25/11 – Segunda-feira
18h Premiação
19h Mostra Figurações: Barcos ao mar (114 min)
21h15 Centenário Marlon Brando: A ilha do Dr. Moreau (96 min)

Sinopses filmes em competição

Longas

Amado pai, de Leo Miguel (Brasil, 2023). Com Paulinho Serra, Ataíde Arcoverde, Esther Delamare.

Terror/Drama/Suspense. Sinopse: Samuel retorna ao interior para cuidar de seu pai doente, mas acaba confrontando um passado sombrio e perturbador. À medida que os dias passam, eventos aterrorizantes começam a acontecer, revelando segredos inimagináveis que desafiam a sua sanidade e o levam a enfrentar horrores inesperados. 90 minutos. 16 anos. 

Barba ensopada de sangue, de Aly Muritiba (Brasil, 2024). Com Gabriel Leone, Thainá Duarte, Nelson Diniz.

Drama. Sinopse: Após a morte de seu pai, Gabriel parte para a praia da Armação em busca de suas origens. O que ele acaba encontrando é uma trama complexa em torno da figura misteriosa de seu avô, um esqueleto de baleia e uma cidade que quer enterrar seu passado a qualquer custo. 108 minutos. 16 anos. 

Histórias estranhas 2, de Ricardo Ghiorzi, Rodrigo Aragão, José Pedro Lopes, Filipe Ferreira, Henrique Nuzzi, Salles Fernandes, (Brasil/Portugal, 2024). Com Pedro Martins, Ananda Scaravelli, Maurício Ricardo, Saulo Reichert Fernandes, João Delgado Lourenço, Lília Lopes, Rita Pinheiro, Eldon Gramlich, Elias Aquino, Daian Scaramussa, Paula Calasans, Mayra Alarcón, Leila Silveira, Fernanda Roggia, Márcio Oliveira, Marcello Crawshaw, Jéssica Trintin, Bruna Ferreira, Benone Lopes Moraes, João Walchak, John Vitor Oliveira Silva, Valentina Garcia Zottis, Rozeli Bonifácio, Alessandro Cecconi, Carolina Perini.

Suspense/Horror. Sinopse: O longa-metragem é formado de seis segmentos que versam sobre o tema de demônios e possessões e trazem histórias independentes. O projeto é uma continuação de “Histórias estranhas” (2019). 82 minutos. 16 anos. 

O código cicada, de Bruno Albuquerque (Brasil, 2024). Com Victória Pozzan, Mateus Honori, Tep Rodrigues.

Suspense. Sinopse: Em um Brasil tomado por um novo regime ditatorial, Íris, uma jovem hacker cujo pai foi levado como preso político, descobre um desafio on-line de uma organização secreta conhecida apenas como “Cicada”, que a colocará em uma jornada que pode mudar o rumo do país… e também descobrir o que realmente aconteceu com seu pai. 93 minutos. 14 anos.

Curtas

Balzaquianas, de Ales de Lara, Karen Furbino e Michelle Rodrigues (Brasil, 2024). Com Carol Roehrig, Juliana Lourenção, Mel Duarte.

Terror. Sinopse: Com a chegada dos seus 40 anos, alguma coisa desperta e se transforma em Ana. Embora, por vezes, sejamos tomados por nosso monstro interior, o dela não é apenas emocional, transborda hormônios e disputa com tudo que ela carrega. Ela resistirá, porém não há como sufocar o incontrolável. Transcender não é apenas uma opção, é uma necessidade. 17 minutos. 16 anos. 

Guerra civil, de Flávio Carnielli (Brasil, 2024). Com Antero Vilela, Clara Paixão, Yuri Felipe.

Terror. Sinopse: Uma pequena comunidade decide enfrentar o sagrado em busca dos segredos para a libertação da humanidade. 25 minutos. 16 anos. 

Petrificada, de Iuri Bermudes e Renata Weinberger (Brasil, 2024). Com Luana Frez, Osmar Pereira, Juliana Albuquerque.

Terror/Fantástico. Sinopse: Alice tem um encontro na casa de Bruno, porém, o comportamento dele a deixa desconfortável. Ela quer ir embora, mas é impedida. 12 minutos. 16 anos. 

Sanguíneo, de Raul Arakaki (Brasil, 2024). Com Roberto de Martin, Diego Borges, Ju Araujo.

Suspense/Terror. Sinopse: Dois homens vivem à margem da sociedade, explorando os outros e usando a violência como forma de prazer. Quando um deles adoece, acabam entrando em contato com a própria mortalidade, o que traz à tona o ressentimento e a decepção. A chegada de uma nova integrante evidencia conflitos que culminarão em uma noite fatídica, onde esses personagens cairão em tragédia. 19 minutos. 12 anos

Sinopses Centenário Lauren Bacall e Marlon Brando

Prisioneiro do passado (Dark passage), de Delmer Daves, (EUA, 1947). Com Humphrey Bogart, Lauren Bacall, Bruce Bennett.

Suspense. Sinopse: Um homem condenado por assassinar sua esposa escapa da prisão e trabalha com uma mulher para tentar provar sua inocência. 106 minutos. 14 anos. 

Os que chegam com a noite (The nightcomers), de Michael Winner, (Reino Unido, 1971). Com Marlon Brando, Stephanie Beacham, Thora Hird.

Terror/Drama/Suspense. Sinopse: Prequel de “The Turn of the Screw”, de Henry James, com foco na lenta corrupção do zelador Peter Quint sobre a virtuosa governanta Srta. Jessel e das crianças de quem ela cuida. 96 minutos. 16 anos. 

Duelo de gigantes (The Missouri breaks), de Arthur Penn, (EUA, 1976). Com Marlon Brando, Jack Nicholson, Randy Quaid.

Drama/Western. Sinopse: Tom Logan é um ladrão de cavalos. O fazendeiro David Braxton tem cavalos e uma filha que valem a pena roubar, porém, Braxton acaba de contratar um infame “regulador” para caçar ladrões de cavalos, um por vez. 126 minutos. 16 anos. 

O fã: Obsessão cega (The fan), de Ed Bianchi, (EUA, 1981). Com Lauren Bacall, James Garner, Michael Biehn.

Terror/Suspense/Drama. Sinopse: Douglas, um vendedor de discos, é um fã obsessivo da atriz Sally Ross. Quando suas cartas são rejeitadas, ele ataca ela e seus entes queridos. 95 minutos. 16 anos. 

A ilha do Dr. Moreau (The island of Dr. Moreau), de John Frankenheimer, Richard Stanley, (EUA, 1996). Com David Thewlis, Marlon Brando, Val Kilmer.

Terror/Ficção científica/Suspense. Sinopse: Depois de ser resgatado e levado para uma ilha, um homem descobre os habitantes são animais experimentais sendo transformados em humanos de aparência estranha, tudo isso obra de um médico visionário. 96 minutos. 16 anos.

Mostra Clint Eastwood: o Ator, o Diretor, o Gênio – As Figurações

O suplício de Lady Godiva (Lady Godiva of Coventry), de Arthur Lubin, (EUA, 1955). Com Maureen O’Hara, George Nader, Victor McLaglen.

Drama. Sinopse: O rei da Inglaterra exige que o lorde Leofric, de Coventry, case-se com uma mulher da Normandia. Leofric recusa-se e é condenado à prisão. Lá, ele conhece Godiva, a irmã do xerife. Os dois se apaixonam e precisam enfrentar diversos obstáculos. 89 minutos. 12 anos.

Nunca deixei de te amar (Never say goodbye), de Jerry Hopper, Douglas Sirk (EUA, 1956). Com Rock Hudson, Cornell Borchers, George Sanders.

Drama/Romance: Na Viena de 1945, um médico americano se casa com uma garota austríaca, que mais tarde desaparece na Zona de Controle Soviética durante uma visita ao local, forçando todos a presumirem que ela está morta. 96 minutos. 14 anos.

Crimes vingados (Star in the dust), de Charles F. Haas, (EUA, 1956). Com John Agar, Mamie Van Doren, Richard Boone.

Western/Drama. Sinopse: Um xerife que planeja enforcar legalmente um assassino tem que lidar com fazendeiros que querem linchá-lo e pecuaristas que querem ajudá-lo a escapar. 80 minutos. 14 anos.

Barcos ao mar (Away all boats), de Joseph Pevney, (EUA, 1956). Com Jeff Chandler, George Nader, Lex Barker.

Drama. Sinopse: A história de um navio da Marinha dos EUA e sua tripulação no Pacífico, de 1943 a 1945. 114 minutos. 14 anos. 

Torturados pela angústia (Escapade in Japan), de Arthur Lubin, (EUA, 1957). Com Teresa Wright, Cameron Mitchell, Jon Provost.

Aventura/Drama. Sinopse: Um avião a caminho do Japão é forçado a pousar no mar ao largo da costa japonesa. Um pequeno garoto americano sobrevive e é pego por um pescador japonês, que leva o menino de volta para a sua aldeia. O garoto faz amizade com o filho do pescador, mas quando vêem a polícia japonesa na vila, eles têm medo de que eles fizeram algo errado e fogem. Juntos, os dois meninos viajam pelo interior japonês, tentando evitar os policiais que estão procurando por eles. 93 minutos. 12 anos.

SERVIÇO

9º Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro 2024
Festival – de 21 a 25 de novembro
Preço por sessão: 16 reais
Estação NET Botafogo 2
Rua Voluntários da Pátria, 88

Related posts

Nosferatu (2024): Uma Sinfonia Gótica de Terror Assombra os Cinemas – A Obra-Prima de Robert Eggers

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer

Filme sobre Aldo Baldin tem pré-estreia no CCBB Rio e homenagem a Isacc Karabtchevsky