Com quatro apresentações nos dias 03, 04, 24 e 25 de setembro, às 19h, na Sala Mauro Mendonça, no Teatro Fashion Mall, o espetáculo Takotsubo Coração Partido volta aos palcos cariocas após conquistar o público em sua primeira temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A montagem, com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, traz à tona os efeitos devastadores do estresse emocional — especialmente entre mulheres — por meio de uma narrativa intensa, sensível e profundamente humana.
A autobiografia apresenta uma mulher de classe média alta, da zona sul carioca, que revisita sua trajetória enquanto está em coma, após uma cirurgia. Separada, mãe, e emocionalmente exaurida, ela mergulha em uma viagem mental que revela dores, traumas e relações adoecidas — e também seu renascimento. No palco, o drama se transforma em catarse, revelando o poder do teatro como ferramenta de cura e reflexão coletiva.
Com direção de Édio Nunes e Larissa Bracher, o espetáculo aposta na fisicalidade e na força da palavra para construir uma cena visceral e comovente. “Takotsubo é uma peça desafiadora. Um espetáculo físico com uma dramaturgia intensa, afirma Nunes. Bracher complementa: “A peça fala sobre limites, sobre aprender a se proteger. O teatro estimula a transformação.”
A atriz Monica Guimarães destaca o papel social da obra: “Muita gente desconhece os efeitos psicofísicos do estresse. O teatro tem o poder de despertar empatia e ampliar a consciência sobre essas questões.” Já Claudia Mauro reforça: “O texto escancara o lado sombrio que tentamos esconder. É um convite à reflexão sobre nossas escolhas e relações.”
A diretora Larissa Bracher reforça ainda o poder curativo dos processos e do tempo para a personagem. “A peça fala sobre o processo curativo de uma mulher que não soube dar limites aos seus pares e aprende a fazê-lo à duras penas. Nessa peça, o teatro cumpre um de seus papéis, que é justamente a reflexão e aprendizagem pessoal e coletiva”, aponta a diretora Larissa Bracher.
Takotsubo Coração Partido é uma ficção documental que desconstrói estigmas e humaniza a dor, propondo um olhar sensível sobre saúde mental, espiritualidade e resiliência feminina.
Sinopse:
Após uma experiência de quase morte, uma mulher revisita sua vida marcada por dores silenciosas e relações adoecidas. Inspirado na Síndrome do Coração Partido, o espetáculo revela os impactos do estresse emocional na saúde feminina. Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, Takotsubo Coração Partido é uma obra visceral sobre renascimento e cura.
Ficha Técnica
- Autoria: Monica Guimarães e Cláudia Mauro
- Direção: Édio Nunes e Larissa Bracher
- Elenco: Monica Guimarães e Guilherme Dellorto
- Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
- Trilha Original: Marcelo H
- Cenário e Figurino: Wanderley Gomes
- Preparação Emocional: Estrela Straus
- Preparação Vocal: Rose Gonçalves
- Colaborador Cênico de Movimento: Toni Rodrigues
- Assessoria de Imprensa: Teatro Fashion Mall
- Idealização e Realização: Monica Guimarães
- Produção Executiva: Andréia Ribeiro
- Identidade visual: Agência Ms Movie Design
- Parceria: Casa Forte Produções Culturais e Esportivas
Dia 03/09, quarta-feira acontecerá uma roda de diálogo após o espetáculo, que começa às 19h.
Receberemos a presença de um advogado/ educador, uma advogada especialista na Lei Maria da Penha, uma neuropsiquiatra e um psicanalista. No intuito de aprofundarmos pontos tratados na peça. Reflexões sobre questões como o machismo estrutural, as diferentes formas de violência contra a mulheres, abusos morais, psicológicos, patrimoniais e físicos, a aplicação da Lei Maria da Penha e as consequências do estresse, trazendo à tona dados estatísticos e científicos sob a perspectivas dos especialistas presentes, além dos caminhos possíveis para o enfrentamento e transformação da realidade. Pessoal e social.
Serviço:
- Dias 03, 04, 24 e 25 de setembro – Quartas e quintas-feiras às 19h
- Teatro Fashion Mall
- Endereço: Estrada da Gávea 899 – São Conrado
- Ingressos: R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia)
- *Verificar no site do Sympla nossas promoções.
- Classificação etária: 14 anos
- Lotação: 200 lugares
- Duração: 70 minutos
