O Theatro Municipal do Rio de Janeiro será novamente território para uma experiência notável e emocionante. Com direção, roteiro e coreografia de Roberto Lima — que também integra o elenco formado por artistas da vanguarda do TMRJ, Kabarett ao Revés une dança, música e teatro em um formato simplesmente avassalador, especialmente para aqueles que ainda se prendem à ideia de exclusão etária na arte da dança.
A iniciativa nasceu em maio de 2025, quando a bailarina solista Irene Orazem do TMRJ, em trajetória ativa há mais de 70 anos, compartilhou com Roberto Lima – Bailarino do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, seu desejo de criar algo especial para celebrar seu marco artístico. O resultado não poderia ser outro: a obra foi além de uma homenagem e tornou-se um manifesto cênico sobre o tempo, a potência da arte e a presença única que cada corpo emana.
Com um elenco formado por artistas 60+ integrantes dos corpos estáveis da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo rompe preconceitos, quebra paradigmas e reafirma um fato inegável: a arte desconhece os limites impostos pela palavra ‘idade’. Cada gesto, cada movimento e cada nota desafiam a ideia de fronteiras nas artes da cena, revelando, ao contrário, uma potência singular que apenas a experiência e a maturidade podem oferecer.
Mais do que uma apresentação em formato de ‘divertissement’, Kabarett ao Revés é uma celebração da longevidade, da criatividade e da resistência de artistas que dedicaram suas vidas à arte de atuar. Com lirismo, astúcia e uma estética pulsante, a obra atualiza o conceito de Teatro Musicado e lança uma provocação urgente: por que ainda se acredita que a dança tem prazo de validade?
O espetáculo entrelaça linguagens artísticas de forma elegante e inventiva, criando uma atmosfera vibrante que surpreende e emociona. É festa, é rito, é desafio — uma obra que transforma o palco em território de libertação e reconhecimento.
Após a estreia em 19 de julho, no Salão Assyrio do TMRJ, a obra foi contemplada com o Troféu Regina Ribeiro em 9 de agosto, ocasião em que também recebeu, por iniciativa do vereador Deangeles Percy, uma Moção de Louvor e Aplausos aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Na sequência, em 16 de agosto, a convite da organização do XXXI Encontro Fluminense de Dança — Helfany & Jânia & Amigos —, foi apresentado um fragmento do espetáculo no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói.
Kabarett ao Revés é um gesto poético de resistência, uma celebração da vitalidade dos artistas e a confirmação de que o palco permanece, sempre, território de liberdade. O espetáculo retorna à casa onde foi concebido para nova apresentação no próximo dia 14 de setembro. Indicação: 14 anos.
Ficha Técnica
- Concepção / Roteiro e Direção: Roberto Lima
- Produção: Miriam Santos
- Figurino: Irene Orazem, Miriam Santos, Isabel Torres
- Visagismo: Divina Lujan
- Iluminação: Roberto Lima
- Coreografia: Roberto Lima
- Operador de som: Giuliano
- Pianista: Bruno Lorenzo
- Acordeonista: Fernando Guilhon
Elenco:
- Arthur Morsch
- Georgia Spilman
- Isabel Torres
- Manoel Francisco
- Márcia Antunes
- Miriam Santos
- Nina Farah
- Orlando Leal
- Regina Ribeiro
- Roberto Lima
- Sabrina German
- Teresa Cristina Ubirajara
- Wesley Mae
Serviço:
- Local: Salão Assyrio – Theatro Municipal do Rio de Janeiro
- Categoria: Teatro Musicado / Divertissement
- Data: 14 de setembro
- Horário: 11h da manhã
- R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia
Ingressos
