Pequena África recebe 8ª edição do Festival Gamboa de Portos Abertos

por Redação
Terreiro de Crioulo

Com o tema Música Ancestral, o evento vai homenagear Áurea Martins, grande nome da MPB, e Neném da Favela e Adilson Pintado, músicos/compositores que viveram no Morro da Providência

Valorização da cultura negra, por meio da música e outras atividades, em um dos espaços mais representativos no Rio de Janeiro. É o que a 8ª edição do Festival Gamboa de Portos Abertos oferece gratuitamente aos cariocas de 5 a 12 de outubro, na Pequena África. O tema escolhido para este ano é “Música Ancestral”, que vai homenagear a cantora Áurea Martins, grande nome da música popular brasileira, o cantor e compositor Neném da Favela e seu parceiro percussionista Adilson Pintado, artistas que viveram no Morro da Providência. O projeto é contemplado pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura carioca, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e conta com realização da Elza Ribeiro Produções.

A abertura acontece no domingo (5) com a tradicional Lavagem do Coreto da Praça da Harmonia, a partir das 16h, seguida por cortejo com o Afoxé Filhos de Gandhi, às 17h. Nos dias 10 e 11 de outubro, a Praça da Harmonia recebe as apresentações de Nilze Carvalho, Terreiro de Crioulo, Roda de Samba da Cabaça, Resenha Black Bom, Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades e Angélica de Paula, todas com intérprete de Libras. Ainda no sábado (11) teremos o “Escrevivência: diversos modos de expressão”, evento que conta com a atividade “encontro de autorias”, com grandes nomes da literatura, como Conceição Evaristo, Ana Maria Gonçalves, Eliana Alves Cruz e Itamar Vieira Junior, programação realizada pelo Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), instituição parceira do festival.

“O 8º Festival Gamboa de Portos Abertos é uma oportunidade para valorizarmos e fortalecermos a música ancestral. É um momento de encontro entre artistas, público e comunidade, onde podemos compartilhar saberes, histórias e experiências que fazem parte da nossa identidade e ancestralidade. Nesta edição, queremos que todos sintam a importância dessa herança cultural que nos conecta” — destaca Elza Ribeiro, coordenadora geral do evento.

Além da programação musical, o festival contará com oficinas educativas e socioculturais, conduzidas por artistas e educadores que integram a programação do evento, de temas como Musicalização Ancestral, Sustentabilidade, Estandartes, Xilogravura, entre outras. As atividades são gratuitas e serão realizadas na Fundação Darcy Vargas e no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB). Mais de 400 profissionais estão envolvidos na realização da 8ª Edição do Festival Gamboa Portos Abertos, que conta com a participação de mais de 30 espaços culturais da região. Entre as casas participantes estão: Armazém Cultural das Artes, Casa de Mystérios, Casa da Tia Ciata, Filhos de Gandhi, Casarão Cultural João de Alabá, Cordão do Prata Preta, Mississippi Delta Blues Bar, Providência Agroecológica, Fio às Cinco em Pontos, Espaço Aberto de Cultura, Ateliê FM, entre outros.

A música ancestral é uma das maiores heranças da nossa negritude, elo entre passado e presente que guarda memórias, saberes e resistências. Nos cantos, tambores e ritmos trazidos da África, encontramos a força espiritual e coletiva que sustentou nossos ancestrais diante da escravidão e do apagamento cultural.

Essa música é também celebração da vida, da natureza e da comunidade, que reafirma nossa identidade e fortalece nossa autoestima. Ao valorizar a música ancestral, reconhecemos a riqueza de nossas raízes e preservamos tradições que moldaram o Brasil. Ela nos lembra que somos descendentes de um povo criador, que transformou dor em arte e opressão em liberdade.

Programação da Praça da Harmonia – Dias 10 e 11 de outubro

Sexta-feira, 10 de outubro

18h00 – Angélica de Paula

19h30 – Roda de Samba da Cabaça

21h00 – Resenha Black Bom

Sábado, 11 de outubro

18h00 – Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, com o espetáculo “Os Prazeres de Heitor, o mestre sala da Pequena África”

19h30 – Nilze Carvalho

21h00 – Terreiro de Crioulo

Confira a programação completa em www.gamboadeportosabertos.com.br e instagram.com/gamboadeportosabertos

FICHA TÉCNICA

  • Organização: Elza Ribeiro, Marisa Silva e Paulo Pelá
  • Coordenação Geral e Direção Artística: Elza Ribeiro
  • Coordenação de Produção: Alessa Fernandes
  • Coordenação Pedagógica: Marisa da Silva
  • Coordenação Administrativo-Financeira: Letícia Napole e Alessa Fernandes
  • Produção Executiva: Júlio Luz
  • Equipe de Produção: Ananda Ruschel e JP Rodrigues
  • Produção Técnica: Pedro Nuccini
  • Iluminação: Daniela Sanchez
  • Técnico de PA: Pedro Nuccini
  • Técnico de Monitor: Fábio Silva
  • Direção de Palco: Fabrício Gastin
  • Roadie: Giba Torres
  • Cenografia e Ambientação: Armazém Cultural das Artes, Emily Pirmez e Fernando Mendonça
  • Identidade Visual e Projeto Gráfico: Paulo Pelá
  • Fotografia: Maurício Hora, Karen Eppinghaus e Rogério von Krüger
  • Direção de Imagem, Filmagem e Edição dos Vídeos: Emily Pirmez e Alex Slama
  • Consultoria de Acessibilidade: Vanessa Bruna
  • Recursos de Acessibilidade: Incluir pela Arte
  • Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa
  • Gestão de Mídia Social: Fernanda Portella
  • Realização: Elza Ribeiro Produções
  • Parceria: Polo Região Portuária, MUHCAB, Fundação Darcy Vargas e Sebrae
  • Apoio: Oi Futuro

Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, através do Pró-Carioca – Programa de Fomento à Cultura Carioca e da Política Nacional Aldir Blanc; Ministério da Cultura e Governo Federal.

Você também pode gostar

Compartilhe