Uerj recebe evento nacional de podcasts com estrelas do formato

Rodrigo Vizeu (Presidente da Semana), Maickson Serrão (Pavulagem), Paula Scarpin (Rádio Novelo) são alguns dos convidados do “Vozes em Órbita”

por Redação
Bia Guimarães do podcast 37 Graus e da Rádio Novelo. Créditos: Instituto Serrapilheira / Divulgação

A Faculdade de Comunicação Social da Uerj recebe o “Vozes em Órbita – I Encontro Nacional de Podcasts Narrativos”. O evento, que tem financiamento da Faperj, acontece no campus Maracanã entre os dias 29 e 30 de setembro, com atividades remotas no dia 1º de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.doity.com.br/podcastnarrativo.

Na programação, participam nomes que foram marcantes para a consolidação do gênero no Brasil. Rodrigo Vizeu, criador do podcast Presidente da Semana (2018) que inaugura a área de podcasts da Folha de S. Paulo; Paula Scarpin, uma das idealizadoras da Rádio Novelo, a maior produtora de podcasts narrativos do país; e Maickson Serrão, que em duas temporadas financiadas pelo programa Sound Up do Spotify levou as encantarias da Amazônia narradas diretamente por indígenas e ribeirinhos para todo o Brasil.

Outros nomes importantes somam ao evento: Thiago André (História Preta), Rodrigo Alves (Vida de Jornalista), Heloiza Barbosa (Faxina), com programas consolidados na mídia, dividem espaço com a jornalista Pâmela Queiroz, que vem diretamente do Cariri apresentar o podcast Caatingueira – que une ciência e saberes populares. Seu programa foi financiado por um programa de apoio do Instituto Serrapilheira, que apoia a divulgação científica por meio de podcasts.

Uma das mídias que mais cresce no país, o podcast já faz parte do cotidiano de quase 40% dos usuários de internet brasileiros que escutam semanalmente pelo menos um episódio. É o que mostra o relatório Digital 2025, promovido pela agência britânica We Are Social, e publicado pelo portal Cast News.

Neste universo onde surgem diariamente novos programas, produzindo horas e horas de informação nem sempre de qualidade, um gênero em especial tem chamado atenção da academia: o podcast narrativo. Produzido ao estilo documental, com roteiro e pesquisa aprofundada e lançamento em temporadas, ele tem se mostrado um caminho valioso para quem busca curadoria de informações em uma experiência imersiva de áudio.

Coordenador do evento, o prof. Dr. Andriolli Costa, lembra que o 30 de setembro é o Dia Internacional do Podcast, quando a mídia comemora 21 anos de existência. Um feito que, certamente, merece uma festa especial. “O Vozes em Órbita vem celebrar este momento, ao mesmo tempo em que busca qualificar o campo, tornando as histórias que somos capazes de contar cada vez mais plurais e transformadoras”.

O Vozes em Órbita é uma realização do Lunar, o Laboratório de Podcasts Narrativos da UERJ – projeto de extensão coordenado por Costa. As mesas de discussão acontecerão no auditório 93, no 9º andar, bloco F. Já as oficinas e os GTs serão realizados nas salas 10.019 e 10.025, no bloco A, no 10º andar. Haverá transmissão das mesas pelo canal www.youtube.com/@podcastnarrativo. As inscrições são gratuitas.

Conheça os convidados

Aline Hack: doutoranda em Comunicação (USP), mestra em Direitos Humanos (UFG) e graduada em Direito, com pesquisa na área de feminismo, gênero, podcast, direitos humanos e ativismo digital com perspectiva feminista decolonial. Produtora de conteúdo digital voltado à temática de direitos humanos, gênero, diversidade, movimentos sociais e ativismo digital no “Olhares Podcast”, tendo ganho dois prêmios: Melhor Podcast, na categoria Identidade e Divulgação; e menção honrosa na categoria Inovação, no UnBcast.

Andriolli Costa: é doutor em Comunicação e Informação (UFRGS); mestre em Jornalismo (UFSC); e pós-doutorado em Crítica Cultural (Uneb). Atualmente é professor na Uerj, onde coordena o Laboratório de Podcasts Narrativos, o Lunar. Produz podcasts há quase 10 anos, sempre ligados à temática da cultura popular brasileira, além de ser colaborador do podcast do coletivo FolcloreBR. Pelo Lunar, foi finalista com o Sonhário de melhor podcast de não-ficção no Rio Webfest 2024.

Bia Guimarães: jornalista com mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). Foi uma das criadoras do podcast de ciência “37 Graus”, e hoje trabalha como repórter e roteirista na Rádio Novelo.

Eduardo Vicente: é professor do Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Escola de Comunicação e Artes (CTR/ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), ambos na USP. Bacharel em Música Popular e mestre em Sociologia pela Unicamp, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É editor da “Novos Olhares”, revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos e coordenador do grupo de pesquisa MidiaSon.

Fábio Silveira: sócio da Wega, selo de propriedade intelectual de podcasts, onde também atua como apresentador do podcast “Fala Wega!”. Atuou como head de conteúdo na Wondery, braço de podcasts da Amazon; e gerente de podcasts da Globo.

Felipe Ivanicska: produtor audiovisual com mais de 15 anos de experiência, é o criador dos podcasts “Histórias Vizinhas” e “Mapa da Folia”. Desde 2015 trabalha na Rede Minas como roteirista e editor.

Filipe Mostaro: é professor da Faculdade de Comunicação Social (Uerj) e coordenador do Audiolab. Com pós-doutorado, doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na Uerj. Coordena os projetos Escola de Narradores, Ateliê do Podcast, BadaUerj e Mergulhando. Autor de cinco livros sobre temáticas de esporte e mídia, além de dezenas de artigos sobre mídia sonora.

Heloiza Barbosa: criadora do podcast narrativo “Faxina”, ela é doutora em Educação pela Boston University; também atua como professora, roteirista e contadora de histórias paraenses. Em 1994, imigrou para os Estados Unidos, onde trabalhou como faxineira e a partir dessa experiência criou o podcast que conta a história de pessoas em diáspora que ganham a vida em trabalhos domésticos no exterior.

Lorenna Caoly: doutoranda e mestra em Estudos de Mídia (UFRN), é radialista e pesquisadora em mídia sonora, com foco em podcasts transmídia.

Maickson Serrão: mestre em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ele é natural da vila de Boim, comunidade ribeirinha da região do Tapajós (PA). Indígena, jornalista, professor da rede pública de Manaus (AM) e podcaster no “Pavulagem”, que traz histórias de ribeirinhos e indígenas da Amazônia.

Pâmela Queiroz: jornalista, roteirista, podcaster e pesquisadora, com uma atuação focada em contar histórias que destacam a diversidade, a cultura negra, o saber popular e a ciência. Cria conteúdos para rádio, podcast e novas mídias, unindo técnicas de jornalismo, performance e audiovisual. Já elaborou projetos de grande alcance, como o podcast “Caatingueira”, que contou com apoio do instituto Serrapilheira.

Paula Scarpin: idealizadora da Rádio Novelo, ao lado de Branca Vianna, é formada em Jornalismo pela USP e mestra em Teoria da Narrativa Radiofônica, pela PUC-Rio. Possui passagens pela Paris Cité e Transom Story Workshop. Foi repórter da revista Piauí por 12 anos, quando criou e dirigiu os podcasts da revista.

Rodrigo Alves: jornalista, apresentador, roteirista de podcasts narrativos e professor em oficinas de podcasts. Autor e roteirista dos podcasts Vida de Jornalista, Tramas Coloniais, Rio Memórias, Senado 200, Como Cobrir e Itinerários da Independência.

Rodrigo Vizeu: é jornalista com experiência em narrativas, política e história. Atuou como apresentador e foi criador dos podcasts Presidente da Semana, Café da Manhã e Passado a quente. Atualmente é líder de parcerias de podcasts no Spotify. Rodrigo é autor do livro “Os Presidentes” (HarperCollins Brasil, 2019).

Thiago André: historiador e podcaster, criador do “História Preta” e apresentador da audiossérie “Apartheid Cultural” (Audible).

Victor Creti: bacharel e mestre em História (UFG) e com graduação em Artes Visuais, também é co-autor do livro “História da Música Popular Brasileira”. Podcaster na Rádio Guilhotina e n’O Pequi e os Vermes, feito em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Programação 

29 de setembro (segunda-feira)

14h – Mesa de abertura – “Por que narrar?” (Auditório 93)

O prof. dr. Andriolli Costa (UERJ) e a prof.ª Aline Hack (USP) refletem sobre a potência do podcast para contar histórias cada vez mais plurais e transformadoras.

15h – Mesa “O que querem as plataformas?” (Auditório 93)

O Rodrigo Vizeu (Presidente da Semana; Spotify Brasil) e o Fábio Silveira (ex-Wondery Brasil) batem um papo mediado por Rodrigo Alves (Vida de Jornalista), sobre as relações entre a criação e as lógicas das grandes plataformas de distribuição.

17h – Oficina “Pitching para Podcasts” (Sala 10.025)

O prof. dr. Andriolli Costa apresenta nesta oficina estratégias para criar, estruturar e apresentar seu podcast narrativo, buscando financiamento em editais e apoiadores.

19h – GT “Jornalismo, tempo e narrativa” (Sala 10.025)

Coordenação do prof. dr. Andriolli Costa

30 de setembro (terça-feira)

10h – GT “Gênero, raça e interseccionalidades” (Sala 10.019)

Coordenação da prof.ª Aline Hack

15h – Oficina “Narrativa a partir da História” (Sala 10.019)

O historiador Thiago André, apresentador do podcast “História Preta”, ministra oficina que apresenta os fundamentos da criação de podcasts narrativos a partir de acontecimentos históricos, com orientações de conceito, pesquisa e roteiro.

16h – Mesa: Brasil – Outras Narrativas (Auditório 93)

Os podcasters Paula Scarpin (Rádio Novelo), Pâmela Queiroz (Caatingueira) e Maickson Serrão (Pavulagem) discutem a diversidade de vozes, linguagens e territórios. Como construir narrativas sonoras que escapem dos centros de produção e contemplem outras formas de ver, ouvir e contar o país?

17h45: Mesa: Podcast – Os próximos 20 anos (Auditório 93)

Os professores e pesquisadores Eduardo Vicente (USP) e Filipe Mostaro (UERJ), contam com a mediação da prof.ª Aline Hack (USP) para celebrar o aniversário de 21 anos do podcast. De uma mídia experimental, tornou-se parte do cotidiano informativo, cultural e educacional do Brasil. Mas o que vem pela frente?

1º de outubro (quarta-feira) – Online

13h30 – GT “Fronteiras Midiáticas”

Coordenação da Profª Lorenna Caoly (UFRN)

14h30 – Prêmio Cápsula Lunar

Os jurados Felipe Ivanicska (Histórias Vizinhas), Bárbara Rubira (Rádio Novelo) e Heloiza Barbosa (Faxina) selecionaram três destaques, das 30 submissões de trabalhos de conclusão de curso que tratam de podcasts narrativos.

17h – Oficina: “Histórias de Vida”

A podcaster Heloiza Barbosa, do podcast Faxina, fala de sua experiência entrevistando imigrantes, enquanto partilha estratégias de sensibilidade e alteridade em entrevistas e narrativas.

19h – Mesa: “Podcast, Ciência e Narrativa”

Os podcasters Victor Creti (O Pequi e os Vermes) e Bia Guimarães (Rádio Novelo e 37 Graus) discutem sobre a estratégia da divulgação científica a partir da questão-guia: Como narrar a ciência de maneira que seja atrativa, mas responsável?

Serviço

Vozes em Órbita – I Encontro Nacional de Podcasts Narrativos

Data: 29 e 30 de setembro (presencial) | 1º de outubro (online)

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Endereço: Rua São Francisco Xavier, nº 524 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ

Evento: Gratuito*

Transmissão online: www.youtube.com/@podcastnarrativo

Inscrições nas oficinas: https://doity.com.br/podcastnarrativo

Classificação: 16 anos

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend