Pela primeira vez, o Brasil receberá a área de indústria e negócios do renomado #LINK, um dos encontros mais estratégicos do cinema de não-ficção na Ibero-América. Após 14 edições na capital argentina, o #LINK chega ao Rio de Janeiro, de 6 a 11 de outubro de 2025, no Centro Cultural Justiça Federal e no Cais do Porto, numa parceria inédita com o Festival do Rio e o RioMarket, ampliando as pontes de coprodução e circulação internacional para filmes e séries de não-ficção e gerando novos negócios. Ao todo, o #LINK vai impulsionar 40 projetos na edição carioca.
Com o slogan “Vamos a falar portuñol?”, o evento quer aproximar de vez o Brasil da Ibero-América, quebrando qualquer barreira cultural ou proveniente do idioma.
A primeira edição do #LINK no Brasil reunirá uma programação intensa e diversa voltada ao desenvolvimento de projetos de não-ficção em diferentes estágios. Entre as principais atividades estão as mentorias que visam impulsionar projetos desses países, criando um espaço de troca criativa, profissionalização e oportunidades concretas de coprodução, financiamento e circulação internacional.
A programação ainda inclui pitchings, exibições técnicas, consultorias individuais e coletivas, mesas-redondas, conferências, Masterclasses em parceria com o RioMarket e atividades de networking. E além das mentorias, o evento ainda concederá premiações, que vão facilitar o caminho dos projetos selecionados a festivais, distribuição e oportunidades. O encerramento será dia 11, com uma reunião no Salão Assyrio, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Números mostram o potencial do evento para o Brasil
Ao longo de 14 anos de trajetória, o #LINK vem impactando a formação, internacionalização e inclusão do cinema que trabalha a matéria-prima da realidade em 21 países da Ibero-América. Neste período, ao todo, foram 540 projetos selecionados, 470 filmes finalizados, 1.890 realizadores participantes, 300 tutores de 16 países, 75 aulas magnas, 4.320 horas de tutoria e 19.440 reuniões one-to-one.
Também foram concedidos 225 prêmios, com valor estimado de USD 1.125.000. Os filmes que passaram pelo #LINK chegaram a showcases internacionais (Cannes Docs, IDFA, Ventana Sur) e 187 filmes chegaram a festivais considerados Classe A. Outros 470 filmes foram exibidos em festivais ao redor do mundo, sendo 67% dos projetos liderados por mulheres e identidades dissidentes e 15% dos projetos são de comunidades originárias e vinculados aos ODS.
A iniciativa aposta no Brasil, e especialmente no Rio, como um novo hub estratégico para a não-ficção em língua portuguesa e espanhola, colocando o país no centro de debates, trocas criativas e oportunidades de negócios para realizadores e produtores de diferentes tamanhos.
“O #LINK chega ao Brasil com força total e com vocação para integrar diferentes territórios do cinema documental. Trazer o encontro para cá, dentro do Festival do Rio e do RioMarket, é uma forma de fortalecer ainda mais os vínculos entre países e criar um espaço de diálogo fundamental para o futuro do audiovisual ibero-americano”, diz Walter Tiepelmann, diretor do #LINK.
A direção de produção do evento no Brasil é da Donna Features, integrada por Celina Torrealba e Sergio Carpi. Há coprodução de Walter Tiepelmann, diretor do #LINK, e de Mario Durrieu, diretor do FIDBA.
Laboratórios: um verdadeiro centro criativo para os projetos
As atividades do #LINK incluem pitchings, consultorias individuais, encontros one-to-one, mesas-redondas, conferências e Masterclasses. Entre as principais frentes estão:
-
WIP:LAB — voltado a longas-metragens em finalização, com projeções técnicas, consultorias criativas e estratégicas, além de encontros com agentes de vendas e programadores;
-
SÉRIES:LAB — dedicado a séries documentais em estágio avançado, com mentorias sobre narrativa, desenvolvimento e posicionamento internacional;
-
LINKEAD@S — espaço de formação para projetos em fase inicial, com foco em jovens talentos e ideias autorais;
-
DOC:LAB — laboratório para longas em desenvolvimento, com acompanhamento de roteiro, produção, financiamento e distribuição.
Olhar de mentores internacionais fará a diferença
O LINK contará com mais de 20 convidados nacionais e internacionais em interação com os 40 projetos selecionados para os laboratórios. Além da consultoria técnica, o networking com os profissionais poderá fazer toda a diferença no lançamento dos projetos. Confira alguns dos mentores (nacionais e internacionais) confirmados:
- Xavi García Puerto (POFF Tallinn Black Nights, Festival REC/Espanha);
-
-
Raul Niño (Sheffield Doc Fest/Reino Unido).
Gabriela Sandoval (Diretora de SANFIC Industria/Chile -
Arturo Pérez Navarro (FICG, Festival de Cine de Guadalajara, Vendocine / México);
-
Paulina Portela (Compañía de Cine/Argentina);
-
Esteban Vidal (Warner Bros. Discovery – HBO Max Latam/México);
-
Alejandra Marano (Ventana Sur Series, Festival Construir Cine/Argentina);
-
Renato Vallone (Montador/Brasil);
-
Paula Astorga (FICUNAM/México);
-
Antonio Gonçalves Jr. (Olhar de Cinema/Brasil);
-
Monica Moya (FICCI, Cartagena/Colômbia);
-
Carla Paredes (UNTREF MEDIA/Argentina);
-
María Paz Everhard (YAGAN FILMS/Chile);
-
Emerson Dindo (DiALAB/Brasil);
-
Sergio Carpi (Produtor, Donna Features/Brasil);
-
Tuinho Schwartz (Focus Entretenimento/PUC-Rio, Brasil);
-
Gabriela Sandoval (Diretora de SANFIC Industria/Chile);
-
Leonardo Garcia – Diretor-geral do FRAPA – Festival de Guion Audiovisual de Porto Alegre/Brasil);
-
Mario Durrieu, Diretor Geral do Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires
-
Virginia Bogliolo (Produtora e Coordenadora do Ventana Doc/Uruguai);
-
Marilha Santos (Presidenta da Panvision, responsável pelo Festival Internacional de Cine Audiovisual del Mercosur de Florianópolis (FAMdetodos) y do evento de mercado ECM/Brasil);
-
Ibirá Machado (Diretor da Descoloniza Filmes/Brasil);
-
Lidia D’Amato (Agente de vendas, MORE THAN FILMS, LOCARNO ACADEMY/Brasil)
-
O #LINK também tem parceria com outros eventos da Ibero-América, facilitando a seleção e circulação dos filmes. São eles:
MAFIZ – Festival de Málaga / Industry Zone, Espanha
SANFIC INDUSTRIA – Santiago International Film Festival, Chile
FICG, Festival Internacional de Cine de Guadalajara, México
FICCI – Festival Internacional de Cinema de Cartagena, Colômbia
Brasil CineMundi / Brasil
UNTREF MEDIA / Argentina
UNTREF, Maestría en Periodismo Documental / Argentina
IAFFM – Iberoamerican Film Festival Miami/Estados Unidos
SAPCINE – Salón de Productores y Proyectos Cinematográficos de Cali / Colômbia
ECM FAM, Florianopolis Audiovisual Market /Brasil
VENTANA SUR SERIES, Buenos Aires, Argentina
VENTANA SUR DOCUMENTAL, Buenos Aires, Argentina
FRAPA – Festival de Roteiro de Audiovisual de Porto Alegre, Brasil
PULSAR Área de Industria de Cine, Santa Fe, Argentina
ENCUENTROS BIO BIO, Concepción / Chile
FICC, Festival de Cine de Cuenca / Equador
Miradas Medellín, Colômbia
Em breve, o #LINK vai divulgar a lista de projetos selecionados. Mais informações estão disponíveis no site oficial: https://fidba.link/2025 ou no Instagram: https://www.instagram.com/
SIGA O #LINK:
Instagram: https://www.instagram.com/
Acesse: https://fidba.link/2025/
SERVIÇO:
#LINK
De 6 a 11 de outubro
Centro Cultural Justiça Federal e Cais do Porto
