A carreta mamógrafo fará 3 mil mamografias gratuitas durante a campanha do Outubro Rosa 2025. Com o tema “O Laço que nos une é o autocuidado”, a iniciativa começa no Rio de Janeiro e seguirá para São Paulo, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do caminhão mamógrafo da entidade.
No Rio, a rota inicial está no Estádio do Maracanã, com apoio das voluntárias, que foram atendidas em campanhas anteriores. A programação incluiu cerimônia de abertura no dia 1º de outubro, com a presença da madrinha Lilia Cabral. A carreta rosa estará no Rio entre 2 e 10 de outubro, a partir de 11 de outubro segue para São Paulo, com datas e locais a confirmar. Atividades de bem-estar, como uma aula de ioga para pacientes oncológicas na Praia Vermelha e apresentação de embaixadores digitais no Copacabana Palace.
A agendar segue para exames de mulheres a partir de 40 anos que não tenham realizado mamografia nos últimos 12 meses, além de mulheres mais jovens com indicação médica. O agendamento é gratuito e deve ser feito pelo site da Fundação Laço Rosa. A carreta mamógrafo, projeto idealizado em 2012, é coordenada por Nátalia de Araújo Lima e, nesta edição, conta pela primeira vez com patrocínio da Betano.
Criada em 2011 por Marcelle Medeiros após o diagnóstico da irmã Aline Lopes, a Fundação Laço Rosa é uma ONG dedicada ao combate ao câncer de mama, com atuação em influência política, apoio a pacientes, produção de conteúdo confiável e campanhas de conscientização. Entre seus programas está o Projeto Força na Peruca, que distribui perucas gratuitamente e recebe doações de cabelo (mínimo de 20 cm). Mais informações, formas de apoio e contatos estão disponíveis no site oficial e nas redes sociais; a sede fica no Rio o email de contato é [email protected].

Graça Duarte, 57 anos, Brasileira, Jornalista, Escritora, Psicanalista e Parapsicóloga. 32 anos de atuação nas áreas de comunicação, empreendedorismo e bem-estar. Abordagem integrativa e humanizada.