Inclusão, arte e protagonismo tomam conta do Américas Shopping

Projeto "Sensível e Possível" reúne exposição, lançamento de livro, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais para celebrar talentos de pessoas com deficiência

por Redação

De 16 a 26 de outubro, o Américas Shopping, no Recreio dos Bandeirantes, será palco do projeto Sensível e Possível, uma iniciativa inovadora e transformadora que une cultura, diálogo e diversidade em uma programação gratuita e acessível ao público.

Idealizado pelas profissionais Lilian Mello (psicóloga e neuropsicóloga) e Luciana Carvalho (neuropsicopedagoga), o evento visa promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência através de ações que ampliam visibilidade, respeito e protagonismo. Durante dez dias, o shopping será transformado em um espaço sensível, acolhedor e repleto de experiências inspiradoras.

A programação contempla uma exposição artística com fotografias, desenhos, mosaicos e peças de artesanato produzidas por pessoas com deficiência e por participantes da Oficina da SSD (Sociedade Semeando Desenvolvimento), além de rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e lançamentos literários.

Entre os destaques, estão debates sobre saúde mental, sexualidade, mercado de trabalho e maternidade atípica, além de oficinas de arteterapia e construção de currículo, apresentações de dança, musicalização e até interação com cães terapeutas. O evento também contará com momentos especiais, como a tarde de autógrafos com Jessyborg (Atleta paralímpica) e o lançamento do livro “Amoreco – Descobrindo a Síndrome de Moebius”, da autora Luciane Goulart.

“- Mais do que uma programação, o projeto Sensível e Possível é um convite ao olhar empático, ao reconhecimento da diversidade humana e à celebração do potencial de cada indivíduo. Um evento que transforma o shopping em um verdadeiro espaço de cidadania, cultura e inclusão”, comenta Hudson Almeida, gerente de Marketing do shopping.

16/10 – Abertura

• 17h: Inauguração da Exposição “Sensíveis e Possíveis”: fotografias, desenhos, mosaicos e artesanato da Oficina da SSD.

• 18h: Abertura oficial com Lilian Mello e Luciana Carvalho e homenagens aos parceiros

17/10 – Como estimular talentos e sonhos

• 18h: Roda de conversa: A importância de oferecer espaços e oportunidades, com Bárbara Calmeto, Tony Viegas e Lilian Mello.

• 19h: Apresentação de Serviço Assistido por Cães (PMERJ e parceiros)

• 19h30: Entrevista com o Projeto Praia para Todos, com Mateus Pita e Fabinho Fernandes.

18/10 – Minha História em Palavras

• 17h: Lançamento do livro Amoreco – Descobrindo a Síndrome de Moebius, de Luciane Goulart, com tarde de autógrafos.

• 19h: Entrevista com a autora Luciane Goulart e o fotógrafo Eduardo Tavares, mediada por Mateus Pita.

19/10 – Saúde Mental e Qualidade de Vida

• 16h – Oficina de Arteterapia com Jaqueline Alves.

• 17h – Aula aberta: Movimentando o Corpo com Ludicidade, com Prof. Luiz André.

• 18h – Roda de conversa sobre saúde mental com Dr. Lislie Abram e Luciana Carvalho.

24/10 – Vivências, Desafios e Aprendizados

• 17h – Apresentação de musicalização – Profª Claudia.

• 17h30 – Roda de conversa com Raphael Leitão, jovem PcD e ator de teatro.

• 18h – Roda de conversa com mães atípicas.

• 19h – Debate: Sexualidade e afetividade, com Flávia Fabres, mediação de Lilian Mello e Luciana Carvalho.

25/10 – Transição para a Vida Adulta: Mercado de Trabalho

• 17h – Apresentação de dança cigana – Profª Dvorah Darah.

• 18h – Palestra: Mudança de Paradigma no Mundo Corporativo, com Marco Vitale.

• 18h30 – Debate: Inclusão e Acolhimento no RH, com Rejane Leite.

• 19h – Palestra: Planejamento Financeiro, com Fernanda S. Salles.

• 19h30 – Oficina: Como montar seu currículo, com Fernanda S. Salles e Lilian Mello.

• 19h30 – Conversa com mediadoras: O apoio na fase adulta.

26/10 – Desistir não é opção

• 16h – Apresentação de dança – Profª Denise Cavalcante.

• 17h – Bate-papo com Jessyborg e tarde de autógrafos.

Conta com patrocínio do Américas Shopping e o apoio de importantes instituições, como: SSD (Sociedade Semeando Desenvolvimento), Sorrindo Inclusão, Projeto Praia para Todos, AMOB (Associação Moebius do Brasil), Instituto Percepções, Clínica LUNARTIS, Espaço RevitaliSer, Jessyborg – Desista de Desistir, entre outros.

SERVIÇO:

SENSÍVEL E POSSÍVEL: Evento que valoriza o talento e a capacidade de jovens e adultos autistas, com exposição de fotos, entrevistas, vídeos e lançamento de livro. De 16 a 26 de outubro, no Américas Shopping (Av. das Américas, 15.500 – Recreio dos Bandeirantes). Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 13h às 21h.Entrada franca.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend