Um Julgamento, depois do Inimigo do Povo, projeto de Wagner Moura e Christiane Jatahy estreia no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Banco do Brasil

por Redação
Wagner Moura - Foto Caio Lírio_@caiolirio

Durante dois anos, a diretora Christiane Jatahy e o ator Wagner Moura pesquisaram diversos textos com o objetivo de criarem um trabalho juntos. Movidos pela admiração mútua e pelo desejo comum de abordar temas que dialogassem de forma profunda com a realidade atual, chegaram à escolha de Um Inimigo do Povo, do norueguês Henrik Ibsen (1828–1906), um dos fundadores do teatro realista moderno.

A peça original narra a história do médico e cientista Thomas Stockmann, que descobre que as águas do Balneário Termal de sua cidade estão contaminadas. Ao tentar alertar as autoridades para proteger a população e os turistas, ele vê suas intenções fracassarem e acaba condenado como Um Inimigo do Povo, acusado de querer prejudicar economicamente a cidade e de ignorar a vontade da maioria.

Mais de um século após sua criação, a peça permanece urgente e atual: Ibsen aborda temas como verdade, fake news, ciência, democracia, ecologia e até o cancelamento — levantando o dilema entre o imperativo moral e o capital.

Wagner Moura queria montar esse texto há muito tempo, enquanto Christiane Jatahy tem uma extensa pesquisa em adaptações de clássicos para o teatro. A partir disso, a encenadora propôs criar um texto original que começasse alguns anos depois de onde a peça de Ibsen termina e onde Thomas Stockmann seria julgado, nos dias atuais, se é ou não Um Inimigo do Povo. Com esse ponto de partida, a dupla começou a desenvolver o projeto. E assim nasceu Um Julgamento, depois do Inimigo do Povo, que fará duas curtas temporadas em 2025; no Centro Cultural Banco do Brasil Salvador, de 3 a 12 de outubro, e no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, no Teatro II, de 23 de outubro a 3 de novembro. Este projeto tem patrocínio do Banco do Brasil.

A nova peça evoca a lógica dos tribunais ao trazer o protagonista de Ibsen para o ano de 2025, em busca de reparação. Stockmann quer recuperar sua dignidade e, diante de um júri formado pelo público, submete-se a um novo veredito.

Escrita originalmente em uma cidade do interior da Noruega, a história chega aos palcos brasileiros ambientada no Brasil. Aqui, o protagonista é médico de uma Estação Balneária no interior do país, interpretado por Wagner Moura — que retorna aos palcos após 16 anos dedicado ao audiovisual. Ao lado de sua filha Petra Stockmann, vivida por Julia Bernat — que trabalha sob a direção de Jatahy desde 2011 —, ele pede uma retratação pública e uma nova chance de se defender.

E assim começa o espetáculo, que tem como acusação o irmão do protagonista, Peter Stockmann, vivido por Danilo Grangheia, ex-prefeito da cidade e representante das autoridades locais. O que se inicia como um julgamento, transforma-se em uma disputa familiar, revelando os conflitos por trás da rivalidade entre os irmãos.

Um Julgamento dá continuidade à premiada pesquisa de Christiane Jatahy — reconhecida com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza — sobre as fronteiras entre teatro e cinema, realidade e ficção. O projeto também inaugura um novo caminho dramatúrgico em suas abordagens contemporâneas de textos clássicos.

Além dos autores, o texto conta com a colaboração do premiado roteirista Lucas Paraizo, estreitando ainda mais a linguagem da obra da diretora com o audiovisual a partir da dramaturgia.

Wagner Moura e Danilo Grangheia atuam juntos pela primeira vez, ambos sob a direção de Jatahy.

O elenco também conta com participações audiovisuais de Marjorie Estiano (esposa do protagonista), Jonas Bloch (sogro), Tatiana Henrique (cientista) e Salvador e José Moura (filhos de Thomas Stockmann).

A cenografia e a luz são de Thomas Walgrave, conceituado cenógrafo belga. A fotografia do filme é assinada por Paulo Camacho, o figurino, por Marina Franco, e o desenvolvimento de vídeo e projeção, por Julio Parente. A coordenação de produção é de Henrique Mariano.

Em cada cidade, um ator e uma atriz locais atuarão como coordenadores do júri, conduzindo as regras do julgamento e intermediando o diálogo entre júri e personagens. No Rio de Janeiro serão Juliana França e Stella Rabello.

O desfecho muda a cada apresentação, de acordo com o veredito do público. Mas a pergunta permanece: Thomas Stockmann é um inimigo do povo?

Ao longo da temporada, os resultados serão registrados, formando um mapa das decisões do público e revelando suas visões sobre o caso.

Aniversário do CCBB RJ

Para comemorar os 36 anos de história do CCBB Rio, no dia 12 de outubro, o público de todas as idades está convidado a celebrar durante todo o mês.

No final de semana de aniversário, o CCBB celebra com a feira gastronômica Junta Local e a FLOPEI – Festa Literária dos Ocupantes da Praça XV e Imediações, com muita música e atividades especiais para as crianças na área externa.

O Espaço Conceito Banco do Brasil RJ traz a tecnologia e o esporte das novas gerações em uma nova edição da Batalha de Robôs.

Está em cartaz a recém-aberta exposição “Flávio Cerqueira: Um Escultor de Significados” e continua em exibição “José Pedro Croft: reflexos, enclaves, desvios”, além das que compõem o Museu Banco do Brasil e a mostra educativa “Entre Tábuas e Telas: A História do Livro”, na Biblioteca.

Fechando o mês, “Manguezal” apresenta esse precioso ecossistema brasileiro de uma forma nunca antes vista.

No teatro, grandes estreias marcam a ocasião: “Nas Selvas do Brasil”, espetáculo que convida o público a participar da famosa expedição de Theodore Roosevelt e Marechal Rondon pela região amazônica; a “Mostra Primeira Infância”, ocupação do grupo teatral Eranos voltada para o público infantil; e “UM JULGAMENTO depois do Inimigo do Povo”, com direção de Christiane Jatahy e com Wagner Moura, Danilo Grangheia e Julia Bernat no elenco.

No cinema, a mostra “Chaplin” celebra a trajetória desse grande gênio com a exibição de 83 obras, e o “Rio Mountain 2025” chega à sua 20ª edição com muita aventura.

Vamos também mergulhar na Semana de Música Barroca da UNIRIO e nas apresentações de grandes clássicos internacionais nas quartas de Música no Museu.

Na Praça da Pira, vem aí mais uma Feira das Yabás, com atrações ainda mais especiais, e o grande Baile BlackBom, com muito charme.

A programação contará também com o colóquio “As outras faces da moeda”, evento que é uma iniciativa vinculada à pesquisa acadêmica em torno das peças apresentadas na exposição de longa duração “Do Sal ao Digital: O Dinheiro na Coleção Banco do Brasil”.

Ainda como parte das comemorações, o Clube de Leitura CCBB 2025 recebe mais uma convidada internacional, a escritora francoruandesa Scholastique Mukasonga, vencedora dos prêmios Renaudot e Simone de Beauvoir, para conversar sobre seu livro “A Mulher de Pés Descalços”.

O Programa CCBB Educativo participa da programação com diversas atividades nos Campos de Arte, Ateliê Aberto e visitas mediadas.

Confira a agenda completa no site do CCBB – bb.com.br/cultura.

Os restaurantes, cafeterias e loja oferecem ainda mais descontos para compras com cartões BB (verifique as condições no local).

Aberto e visitas mediadas. Confira a agenda completa no site do CCBB –  bb.com.br/cultura. Nossos restaurantes, cafeterias e loja oferecem ainda mais descontos para compras com cartões BB (verifique as condições no local).

O CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São mais de 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

Ficha técnica:

Um Julgamento depois do Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen Um projeto de Christiane Jatahy e Wagner Moura

  • Patrocínio: Banco do Brasil
  • Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
  • Concepção e direção Christiane Jatahy
  • Texto: Christiane Jatahy, Lucas Paraizo e Wagner Moura
  • Com: Wagner Moura, Danilo Grangheia e Julia Bernat
  • Participação especial no filme: Marjorie Estiano
  • No filme: Jonas Bloch, Salvador Moura, Antonio Falcão e Antonio Rabello
  • Participação on line: Tatiana Henrique
  • Cenografia, iluminação e colaboração artística: Thomas Walgrave
  • Figurinos: Marina Franco
  • Direção de fotografia e camera: Paulo Camacho
  • Criação sistema de vídeo: Julio Parente
  • Desenho de som e mixagem: Pedro Vituri
  • Coordenador de produção: Henrique Mariano
  • Produção: Axis Produções

Serviço:

Temporada Rio de Janeiro: 23 de outubro a 03 de novembro de 2025

Local: CCBB RJ Teatro II – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Dias e horários: Quarta a Sábado, às 19h | Domingo, às 18h | Segunda, às 19h Ingressos: R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira)

Clientes com cartões BB pagam meia-entrada

Plataforma de venda de ingressos: bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Rio Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras. Classificação indicativa: 16 anos Duração:  150 min.

Capacidade: 150 lugares

Centro Cultural Banco Do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Contato: 21 3808-2020 | [email protected]   Mais informações em bb.com.br/cultura Siga o CCBB nas redes sociais: facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj |tiktok.com/@ccbbcultura Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

ATENÇÃO Domingos, das 8h às 9h – horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Você também pode gostar

Compartilhe