Coletivo Alfenim apresenta “A causa secreta” e “Desertores” no Teatro Vianinha

Companhia Ensaio Aberto recebe espetáculos do coletivo paraibano em apresentações gratuitas entre 24/10 e 3/11, abrindo no Rio o Circulação Petrobras, do projeto Em Boa Companhia

por Redação
A causa secreta

“A causa secreta” é livremente inspirada no conto de Machado de Assis. A dramaturgia elege uma das mais sombrias narrativas do autor carioca com o interesse de levar à cena uma reflexão sobre o sadismo, afecção que secretamente se infiltra nas relações sociais de modo a transformar o “outro” em objeto de dominação e gozo hedonista. A montagem explora as regiões obscuras e inexplicáveis do comportamento humano para denunciar a opressão de gênero que assola a sociedade brasileira.

A partir de um insólito triângulo amoroso entre um jovem médico, uma mulher que padece de uma doença incurável e seu marido (obcecado por experimentos científicos em torno da anatomia dos seres vivos), a peça investiga os limites éticos da ciência e do conhecimento.

No conto, o autor dá notícia de um teatro de má reputação, localizado nas franjas da cidade, em São Januário. Esta referência pauta a encenação, que cria uma fictícia “Companhia São Januário de Extravagâncias” para discutir em chave burlesca as relações de dominação na atualidade brasileira, com ênfase à condição histórica de subalternidade do gênero feminino.

O recuo para o interior da maquinaria teatral permite operar as cenas como números de um roteiro de extravagâncias. Uma solução no campo alegórico para falar das perversões que intoxicam as relações sociais na atualidade. A encenação reproduz o programa de uma noite de variedades, oferecendo ao público números de “atirador de facas”, “desaparição” e “escapismo”, entremeados por cenas que narram a história.

Como forma de colocar em primeiro plano a discussão sobre a opressão de gênero numa sociedade patriarcal, a dramaturgia faz referência a poemas de Cecília Meireles e Pagu, autoras brasileiras que expressam em sua obra o inconformismo com a desigualdade entre homens e mulheres. Também se vale de um fragmento de cena da tragédia Titus Andronicus, de Shakespeare, e de poemas em prosa de Charles Baudelaire.

A peça é uma reflexão sobre a perversão que preside as relações de dominação presentes em nossa sociedade, e que se manifestam não apenas no âmbito das relações públicas, mas também no cotidiano das relações privadas.

O coletivo já se apresentou no Armazém da Utopia em 2022, com a peça Desertores, que também volta ao espaço, com apresentações no fim de semana seguinte, dias 30 de outubro, 1, 2 e 3 de novembro. As apresentações são todas gratuitas e inauguram no Rio o projeto Circulação Petrobras, no Rio, parte da programação Em Boa Companhia, idealizada pela Companhia Ensaio Aberto. O Em Boa Companhia, em 2025, já realizou em São Paulo apresentações da Cia São Jorge de Variedades e dos artistas Tião de Carvalho e Maria Eugênia Tita.

Além do patrocínio da Petrobras, as atividades são fomentadas pelo Encontro Em Boa Companhia – Termo de Fomento Transfere.gov nº 944894/2023, celebrado entre o Instituto Ensaio Aberto e o Ministério da Cultura.

Serviço

A Causa Secreta
Quando: Sexta, sábado, domingo e segunda, dias 24, 25, 26 (com intérprete de libras) e 27 de outubro
Horário: às 20h (a casa abre às 18h30, e não é permitido entrar após o início do espetáculo)
Onde: Teatro Vianinha, Armazém da Utopia (Cais do Porto, Armazém 6, Rio de Janeiro)
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos gratuitos sujeito à lotação de 120 lugares

  • é possível retirar ingressos pelo Sympla
  • Para agendamento de grupos (escolas, projetos sociais, associações, etc) entre em contato por meio do telefone ou whatsapp (21) 98909-2400

Primeiro de lote de ingressos liberados na terça-feira, 14/10/2025
Segundo lote será liberado na segunda-feira anterior à estreia, 20/10/2025

Ficha técnica

  • Elenco Adriano Cabral, Edson Albuquerque, Murilo Franco e Paula Coelho
  • Trilha original e execução ao vivo Kevin Melo
  • Figurinos e adereços João Marcelino
  • Iluminação Ronaldo Costa
  • Cenografia e cenotécnica Márcio Marciano
  • Máscaras Andrea Oliveira
  • Pintura de arte do tapete e frontispício Irapuan Júnior
  • Arte do cartaz e programa Cecília Coelho Marciano
  • Assistente de figurino Murilo Franco
  • Assistente de adereçagem Vítor Blam
  • Maquiagem Coletivo Alfenim
  • Costura Deuza M&D Ateliê e Maria José M3 ateliê
  • Comunicação Lara Torrezan
  • Produção de conteúdo para mídia social Edson Albuquerque, Kevin Melo e
  • Murilo Franco
  • Produção Gabriela Arruda
  • Dramaturgia e direção Márcio Marciano

Alfenim, coletivo de teatro da Paraíba, encena Desertores em quatro sessões gratuitas nos dias 31 de outubro, 1, 2 e 3 de novembro, dentro do projeto Circulação Petrobras em parceria com a Companhia Ensaio Aberto

Desertores - foto: Alessandro Potter

Desertores – foto: Alessandro Potter

Desertores é um experimento cênico livremente inspirado na obra inacabada “O Declínio do egoísta Johann Fatzer”, de Bertolt Brecht, reunião de cenas, poemas e apontamentos teóricos que o autor alemão produziu durante o período de 1926 a 1930.

Nesta obra monumental, Brecht reflete dialeticamente sobre a catástrofe da Primeira Grande Guerra, como também sobre o impasse dos movimentos sociais revolucionários e o prenúncio do Nazismo. O conjunto de fragmentos é organizado em cinco fases de trabalho denominadas “Fatzer Documento”, acrescidas de um conjunto de notas teóricas a que Brecht nomeou “Fatzer Comentário” e que constitui uma espécie de programa para um “teatro didático-político-poético”.

De todo o material produzido, Brecht chegou a publicar em vida o fragmento que corresponde à quinta fase do trabalho, no primeiro caderno dos Versuche (Tentativas). O restante do material somente veio a público a partir das décadas de 1970 e 80. A dramaturgia de Desertores parte da tradução, na íntegra, do “Complexo Fatzer”, realizada por Pedro Mantovani.

A história narra a trajetória de quatro soldados que, após a sangrenta Batalha de Verdun, abandonam seu tanque de guerra e decidem desertar. Tidos como mortos, os quatro homens permanecem em clandestinidade em Mülheim, bairro fabril na Alemanha, sob a constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores. Apesar das dificuldades, os clandestinos lutam para conseguir comida e pactuam nunca se separar. Os desertores têm a esperança de que uma ação coletiva consiga pôr fim à guerra. Eles acreditam poder tomar parte na desejada revolução.

A montagem lança um olhar crítico sobre os impasses da atualidade, marcada pelo avanço mundial dos extremismos patrocinados por uma classe predatória, que se utiliza do medo coletivo para avançar contra as liberdades democráticas e as conquistas sociais já em vias de destruição.

Desertores já esteve em cartaz no Armazém da Utopia durante quatro dias com casa lotada, em agosto de 2022. O espetáculo volta agora para o Teatro Vianinha acompanhado da montagem A Causa Secreta, inspirada em conto de Machado de Assis, em cartaz no fim de semana anterior, dias 24, 25, 26 e 27 de outubro. As apresentações são todas gratuitas e inauguram o projeto Circulação Petrobras, parceria com a Companhia Ensaio Aberto, que recebe coletivos e artistas visitantes em sua sede no Rio de Janeiro.

Além do patrocínio da Petrobras, as atividades são fomentadas pelo Encontro Em Boa Companhia – Termo de Fomento Transfere.gov nº 944894/2023, celebrado entre o Instituto Ensaio Aberto e o Ministério da Cultura.

Alfenim Coletivo  de Teatro | www.coletivoalfenim.com.br

Alfenim é um coletivo teatral que surgiu em 2007 com o objetivo de criar uma obra autoral com base em assuntos brasileiros. Trabalha com o conceito de dramaturgia em processo, no qual o texto de suas montagens é criado na sala de ensaios com a participação dos atores e demais artistas colaboradores. Visa à formação de platéias a
partir de eventos paralelos às montagens. Os ensaios e as atividades formativas do grupo acontecem na Casa Amarela, em João Pessoa (PB).

Este projeto é patrocinado pela Petrobras.
Onde tem patrocínio à cultura tem Governo do Brasil!

Serviço

Desertores
Quando: Sexta, sábado, domingo e segunda, dias 31 de outubro, 1, 2 (com intérprete de libras) e 3 de novembro
Horário: Às 20h (a casa abre às 18h30, e não é permitido entrar após o início do espetáculo)
Onde: Teatro Vianinha, Armazém da Utopia (Cais do Porto, Armazém 6, Rio de Janeiro)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos gratuitos sujeito à lotação de 120 lugares

– É possível retirar ingressos pelo Sympla

– Para agendamento de grupos (escolas, projetos sociais, associações, etc) entre em contato por meio do telefone ou whatsapp (21) 98909-2400
Primeiro de lote de ingressos liberados na quarta-feira, 15/10/2025
Segundo lote será liberado na segunda-feira anterior à estreia, 27/10/2025

Ficha técnica

  • Elenco Adriano Cabral de Sousa, Edson Albuquerque, Emmanuel Vilar, Kevin Melo, Lara Torrezan, Mayra Ferreira, Murilo Franco, Paula Coelho e Vítor Blam
  • Cenografia Márcio Marciano
  • Composição musical: Kevin Melo, Mayra Ferreira, Márcio Marciano,
  • Paula Coelho, Walter Garcia e Vítor Blam
  • Iluminação Ronaldo Costa
  • Figurinos Maria Botelho
  • Projeção Gabriela Arruda
  • Animação Nico Costa
  • Identidade visual Patrícia Brandstatter
  • Costura Maria José
  • Serralheria Anderson Galdino
  • Comunicação Lara Torrezan
  • Produção Gabriela Arruda
  • Dramaturgia e direção Márcio Marciano
  • Realização Coletivo de Teatro Alfenim

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend