A Carioquíssima volta à Glória neste sábado e domingo, dias 25 e 26 de outubro, das 13h às 22h, ocupando pela primeira vez a Praça Luís de Camões, na Rua do Russel, com muita música e arte. Serão 8 apresentações musicais com DJs, músicos e bandas, além de exposição fotográfica e stands de artistas. Inédita, a edição especial “Jazz Festival & Brasilidades” promete dois dias de pura vibração carioca, com entrada gratuita e aquele clima descontraído que é a cara do Rio.
Com cerca de 80 expositores que irão se espalhar pela praça, a feira reúne também moda autoral, artesanato, gastronomia criativa, espaço vinil com feira de discos e área kids, tudo embalado por uma programação musical diferenciada. O som começa cedo e segue até o pôr do sol virar noite, com apresentações que misturam jazz, música brasileira e muito groove.
A exposição “Perspectiva Carioca” traz olhares curiosos de 11 fotógrafos profissionais e amadores, todos movidos pela vontade de registrar o que os encanta. Nascida de conversas virtuais num grupo chamado “Fotógrafos de Sofá”, essa mistura boa ocupa a Carioquíssima com suas perspectivas das cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Fotos de Erich Fournier, Julio Morais, Diego Saboya, Samille Reis, Marcelo Paulo (Mania), Pablo Barros, Bruno Nonogaki, Leonardo Ribeiro, Lu Mattos, Rafa Souza e Mário Howatt.
Confira a programação musical:
Sábado, dia 25:
14h – DJ Joca Vidal: abre a pista com uma seleção só com discos de vinil, preparando o público para uma tarde de energia e diversidade musical.
16h – Power Swing: a banda traz o charme do Jazz Manouche, ou Jazz Cigano, estilo criado por Django Reinhardt na década de 1930, com guitarras ágeis, ritmo contagiante e muita improvisação.
18h – Pardal Trio: trio de música instrumental formado em Santa Teresa em 2025 por Eric Dwo, Ellis Goto e Zé Farias. Seu som elétrico e psicodélico traz uma roupagem nova ao samba-jazz e incorpora elementos do rock e fusion, porém sempre dando prioridade aos elementos brasileiros e cariocas em seus ritmos.
20h – Ney Conceição: sucesso toda terça-feira do Jazz no Cardosão, Ney é um músico paraense autodidata, arranjador e compositor, com participação em mais de 200 discos gravados na Amazônia, onde já tocou com artistas como Nilson Chaves e Pinduca. No Rio de Janeiro, colaborou com Sebastião Tapajós e Robertinho Silva, entre vários outros, levando a inconfundível sonoridade do seu baixo.
Domingo, dia 26:
14h – DJ Flávio César: aquece o público com ritmos variados, criando o clima perfeito para a tarde de shows.
16h – Sunomono Trio: guitarra, baixo e bateria em perfeita sintonia. O trio une o swing e a classe do soul jazz dos anos 60 e 70 com um repertório que vai de Marvin Gaye a Nelson Cavaquinho, de Beastie Boys a Wes Montgomery. O resultado é música instrumental que é tanto dançante quanto sofisticada.
18h – OgroJazz: transforma clássicos do pop e do rock com uma roupagem jazzística. Canções de Madonna, INXS, Bob Marley, Stevie B, Radiohead e Amy Winehouse ganham novas cores e texturas com improvisos, grooves e timbres irresistíveis, resultado de mais de 20 anos de sintonia entre os músicos.
20h – Marcelo Ceará – Show Jukebox: voz e violão ganham energia de banda completa. Marcelo conduz o público por sucessos da MPB, samba, pagode, axé, forró, rock nacional e funk, criando uma atmosfera contagiante, que mistura espontaneidade ao vivo e a pulsação de um DJ, uma verdadeira banda de um homem só.
Com esse line-up, o fim de semana promete ser uma imersão sonora, do jazz cigano ao samba, passando por MPB, forró, axé e soul. “A gente está sempre se reinventando e criar essa edição especial é uma forma de inovação, mostrar que a música está sempre pautada nos nossos eventos. Essa é a primeira e vão ter muitas outras, estamos felizes em mostrar ao nosso público essa novidade”, diz Nathalie Al Jalali, produtora do evento junto com os irmãos André e Marcelo Costenplatte.
Mais do que uma feira, a Carioquíssima é um encontro entre arte, música e estilo de vida. Um espaço para celebrar o Rio em sua essência: criativo, plural e cheio de alegria. É um programa para curtir com amigos, família e pets, afinal, o evento é pet friendly.
Serviço:
Carioquíssima Jazz & Brasilidades
Local: Praça Luís de Camões – Rua do Russel, Glória, Praia do Flamengo (RJ)
Dias: sábado e domingo, 25 e 26 de outubro
Horário: das 13h às 22h
Entrada gratuita
Evento pet friendly
Mais infos: https://www.instagram.com/carioquissimo/
