Projeto, na Maré, está com inscrições abertas para aulas de Parkour, que aliam prática de esporte urbano, superação de limites e disciplina

Modalidade oferecida pelo Projeto Educar Pelo Esporte, do Instituto Uevom, reforça a disciplina e o foco dos alunos

por Redação
Projeto Educar Pelo Esporte - Instituto Uevom

Definido como um esporte de aventura urbana, o parkour tem como objetivo ir de um ponto a outro, em espaços urbanos, de forma rápida e eficiente, utilizando o corpo para passar pelos obstáculos. A modalidade é uma das oferecidas, gratuitamente, pelo Projeto Educar Pelo Esporte e está com inscrições abertas para alunos entre 1 e 17 anos.

A iniciativa érealizada pelo Instituto Uevom, patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, através da Vila Olímpica Seu Amaro, localizada no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Os interessados devem comparecer presencialmente, de segunda à sexta-feira, entre 10h e 13h, com documento de identificação, comprovante de residência, declaração escolar e atestado médico.

Trabalho contínuo de atenção e disciplina

Por meio da modalidade, de acordo com a professora Mariana Reis, os alunos trabalham, de forma contínua a atenção e disciplina. “Alguns exercícios desafiam o aluno corporal e mentalmente. Em geral, quando eles chegam, pensam que não conseguirão,  que é impossível, mas com persistência e mantendo os comandos dos treinos, o que era difícil, fica fácil e natural”, comenta. De acordo com a professora, o contato com o esporte oferecido pelo Projeto Educar Pelo Esporte tira os alunos da bolha em que estão inseridos e abre portas para oportunidades que, dificilmente, teriam contato.  O parkour gera benefícios para a saúde, melhora o bem-estar, a autoestima, a saúde física e mental dos jovens.

Desenvolvimento de disciplina, foco e respeito às regras 

Mayara Macedo, mãe de duas alunas de parkour destaca que, através dos treinos, as filhas passaram a ter mais foco e respeito às regras. “Após começarem a frequentar as aulas elas desenvolveram mais disciplina, aprenderam a cair e levantar com mais tranquilidade, além de terem mais equilíbrio emocional”.

Além do suporte físico e emocional que as aulas de parkour proporcionam, a responsável reforça a importância do Projeto para os moradores do complexo de favelas. De acordo com Mayara, muitos alunos dependem da atuação do Projeto Educar Pelo Esporte, por não terem condições de custear aulas de esportes. “Existem pessoas, inclusive, que usam os esportes oferecidos pela iniciativa como meio de desenvolvimento muscular, neural e físico. Felizmente, ofertam muito apoio para pessoas com deficiência, através de profissionais especializados, carinhosos e dedicados”, diz Mayara.

Para Lidiane Barros, responsável por outras duas alunas da modalidade, ter essa chance próximo ao local em que moram é fundamental para as crianças ocuparem o tempo com atividades benéficas. “A prática de esportes também evita que elas cresçam sedentárias, faz com que aprendam desde cedo a ter determinação, a conviver e a respeitar as diferenças e, ainda, melhora o desempenho e o comportamento na escola”, destaca.

Atividades esportivas inclusivas e gratuitas para moradores da Maré

Desde 2022, os moradores do Complexo da Maré e seu entorno têm acesso a modalidades esportivas, oferecidas pelo projeto, ampliando seu impacto na comunidade.

O projeto tem uma importante atuação no que diz respeito à inclusão. De forma gratuita oferta aulas nas modalidades de basquete, dança, futebol, ginástica artística, natação, parkour, skate e vôlei, além de atividades aquáticas adaptadas e dança adaptada.

Instituto UEVOM

O Instituto UEVOM foi criado em 1999, por líderes comunitários do Bairro da Maré, professores, empresários e interessados no apoio ao desenvolvimento social e econômico do conjunto de favela, com o fim específico de gerir e administrar a Vila Olímpica Seu Amaro. Ao longo de quase três décadas de atuação, a UEVOM já atendeu mais de 100 mil pessoas, e expandiu sua atuação para outros bairros da capital Fluminense. Atualmente, a Organização gerencia sete projetos distribuídos pelo Complexo da Maré, Complexo da Pavuna, Campo Grande, Irajá e Praça Seca.Sobre o Projeto Educar Pelo Esporte

O Educar Pelo Esporte é realizado pelo Instituto Uevom, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. São dez modalidades esportivas diferentes oferecidas a mais de 1.700 moradores do Complexo da Maré, nas instalações da Vila Olímpica Seu Amaro, de forma gratuita. Mas o compromisso do projeto vai além do esporte. A iniciativa oferece ações, eventos e oficinas socioeducativas tendo como temática e princípios pedagógicos, os direitos humanos, o respeito, a equidade de gênero, a conscientização ambiental e o combate às discriminações.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend