A importância da Filosofia nos dias de hoje na sociedade

por Luiz Costa
A importância da Filosofia nos dias de hoje na sociedade

Abra os olhos é veja ao seu redor. A Humanidade está correndo para chegar a algum lugar, mas olhando nossas ações, parece que ninguém sabe exatamente a onde. Somos uma ilha cercados de telas por todos os lados, são alertas, notificações e um rio digital infinito de estímulos transpõe nossas mentes dia e noite. As ferramentas mudam tão rápido, que mal se apreende a usar e já vem uma atualização. Fora que em um piscar de olhos acontecem transformações culturais e sociais.

A pergunta que muitos podem fazer, nessa paranoia digital acelerada é: “Qual o sentido da Filosofia ou para que ela serve em pleno século XXI?”

Afinal em outros tempos nasceu o pensamento filosófico, onde a vida passava com mais calma e se contava as horas pelos ciclos da natureza, e não tínhamos tantos “ruídos” em nossa mente. Ironicamente nestes tempos atuais nunca foi tão essencial para o ser humano o exercício do pensamento critico que a filosofia nos provoca a fazer, a reflexão sobre os atos e fatos da vida, a compreensão do mundo com mais clareza e assim agimos de forma mais responsável e consciente.

O Pensamento como antídoto contra o caos

Convivemos com verdades “amargas” e contestadas, mentiras, fake News e narrativas que criamos com destreza. A cada passada de tela no celular, frases de efeito e manchetes cuidadosamente trabalhadas disputam pela nossa atenção. Atualmente reconhecer o que é real e cada vez mais desafiador, nisso que a filosofia entra com o pé na porta nos ensinando a pensar criticamente, analisando argumentos e ideias que todos repetem sem pensar e aceitam sem questionar.

Neste cenário que a filosofia entre como antídoto.

Ela não nos entrega de “mão beijada” verdades embrulhadas para presente, ao contrário, nos condiciona e nos provoca a questionar se aquela frase de efeito bonitinha e agradável faz sentido ou não, tipo: “Será mesmo?”, ou aquele “Furo jornalístico” de última hora então você deve se perguntar: “Quem ganha com isso?”

O filosofo e imperador romano Marco Aurelio, há mil anos já dizia: “O que ouvimos é opinião, não fato. O que vemos é perspectiva, não a verdade.” Ele não conhecia o mundo digital, mas já sabia o quanto vale manter e a mente critica. Atualmente esse modo de pensar é tão necessário quanto o ar que respiramos ou uma questão de sobrevivência mesmo. Uma pessoa que aceitou humildemente o convite de andar ao lado da Mãe filosofia e escuta seus ensinamentos, desenvolve esse olhar pensante critico, sendo assim muito mais difícil de cair em desinformações, podendo com isso contribuir de forma mais consciente disseminando esse “antídoto” contra a manipulação. (mas não se engane, você irá sofrer por isso)

Ética: porque precisamos urgentemente dela

Para vermos conflitos éticos se espalhando, não precisamos ir muito longe, eles estão em cada área da sociedade, ao nosso redor mesmo.

Desde quem controla a inteligência artificial? quem lucra? Que manipulações estão programadas ali? fora questões de desigualdade sociais, mudanças climáticas, racismo e liberdade de expressão, cada um desses dilemas não tem resposta fácil.

Por exemplo a filosofia moral e ética nos provoca a pensar de forma mais profunda sobre essas questões. O que é certo? O que é justo as nossas escolhas tem consequências?

Marco Aurelio dizia: “Não desperdice o tempo que você resta discutindo o que deve ser um bom homem. Seja um”

Mas o exercício e trazer também dos livros, das citações e das teorias para a pratica, para o mundo real.

Saia da caverna, não se engane a filosofia não vai te dar formulas prontas ela vai te provocar a olhar dentro de si e sair da mesmice, ela vai te trazer para o debate, ao incomodo, a sede de justiça, mas também ao dialogo ao debate de ideias e ao despertar da consciência de que suas escolhas individuais e coletivas, importam muito e tem impacto direto no seu mundo e no de tantas outras pessoas reais como você.

A base de tudo que se conhece

Na fonte, na questão principal de praticamente tudo que se conhece. Matemática, direito, física e biologia só pra citar alguns, tudo e todas as áreas nasceram ou se desenvolveram a partir de perguntas, de incômodos e de questionamentos filosóficos. Os fundamentos. Os métodos, são investigados por exemplo pela filosofia da ciência.

A filosofia contribui com a política, sem partidarismo, quando discute justiça, poder e liberdade. Com a educação, pondera sobre o papel do educador. Com o direito, quando questiona a legitimidade das leis. Ela está enraizada nos alicerces da sociedade.

Vamos acordar para o fato que o mundo é complexo, cheio de incertezas e muito desafiador. A filosofia não te garante que vai resolver isso. Mas nos prepara para viver com tudo isso de forma consciente e com mais sabedoria.

Ela nos convida a mergulhar profundamente na vida e não só viver de respostas vazias e rasas, nos testa a aceitar os diversos pontos de vista muitas vezes contrários ao que você acredita, principalmente também nos acordando com um tapa na cara mesmo que você não controla tudo e nos ensina a não sofrer com isso, e está tudo bem. Sim eu sei, é difícil, mas precisamos dar o primeiro passo e ativar este poder em nossas mentes.

Marco Aurelio resumiu: “Você tem poder sobre sua mente, não sobre os eventos externos. Perceba isso e você encontrara força.”

Essa habilidade de lidar com o incerto, com o ambíguo e o contraditório e cada vez mais apreciada. Até no mercado de trabalho, profissionais com criatividade, empatia e pensamento critico se destacam. Exatamente nisso que a filosofia também te desenvolve.

Filosofar é resistir

A filosofia nos convida a sair do modo “Piloto automático”, para questionar, parar e pensar fora da tão aclamada “caixinha” e enxergar através da “Brumas de Avalon”, buscar ser único, mas que faz parte se uma grande colmeia humana e agir com ética e responsabilidade, lembrando que a vida de todos está interligada. Isto tudo eu sei é um ato de coragem, um ato de resistência, pois em um mundo tão automatizado e individualista, filosofar não é luxo, não é modinha das redes, não é perda de tempo. É uma pratica que nos torna mais humanos, mais lúcidos, mais próximos uns dos outros e sobretudo mais preparados para viver em sociedade.

Força e Honra, não desistam, não estamos sozinhos…Resistam

 

 

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend