A sede do Grupo Pela Vidda RJ (GPV-RJ), no centro do Rio de Janeiro, recebe amanhã, terça-feira (18), às 18h, o lançamento da biografia “A Arte de Viver”, que conta a trajetória de Safira Bengell, uma das mais representativas atrizes transformistas dos cenários nacional e internacional. O evento marca a estreia literária de Safira, que é uma das últimas integrantes do mítico Espetáculo Les Girls, que completa 60 anos do primeiro espetáculo de travestis de palco do Brasil.
A escolha do Grupo Pela Vidda RJ como um dos locais do lançamento reforça o compromisso da organização com a valorização da diversidade e o combate ao estigma. Fundado em 1989 pelo escritor Herbert Daniel, o GPV-RJ foi o primeiro grupo criado no Brasil por pessoas vivendo com HIV e aids, seus amigos e familiares, e desde então dedica-se à defesa dos direitos e à garantia da dignidade dessas pessoas.
Uma trajetória de superação e brilho
Nascida em berço humilde no Piauí, Safira Bengell construiu uma carreira que percorreu o fabuloso caminho da fama, de sua cidade natal aos palcos do mundo. Atriz negra, baluarte, lendária e histórica, ela dividiu palcos onde foi protagonista e diretora ao lado de grandes nomes do teatro, cinema e televisão nacional e internacional.
“A Arte de Viver” desnuda os bastidores de quem lutou muito para alcançar um patamar elevado no showbiz. Mais que a história de um personagem, o livro representa um resgate para a memória da sociedade, trazendo à luz grandes artistas que ainda hoje arrastam multidões aos teatros por onde se apresentam.
Uma mensagem que transcende páginas
Em cada página da biografia, Safira oferece uma mensagem subliminar e ensina a arte de viver longe do preconceito, das humilhações, da discriminação e da falta de compreensão. Há um exemplo de vida, uma forma de expressão para compreender um mundo completamente diferente daquele a que estamos habituados.
A produção destas memórias envolve não apenas a impressão gráfica e a comercialização nas livrarias espalhadas pelo país, mas principalmente o reconhecimento de uma artista que ajudou a construir a história do teatro de revista e dos espetáculos transformistas no Brasil.
Pela Vidda RJ, uma história de luta e acolhimento
O Grupo Pela VIDDA do Rio de Janeiro mantém suas ações e iniciativas por meio da intensa dedicação de voluntários e profissionais engajados na luta contra a epidemia de HIV e aids no país. Seus principais objetivos são a ruptura do isolamento e a desconstrução do estigma relacionado à doença, a reintegração no cotidiano social das pessoas vivendo com HIV e aids, além da defesa dos direitos e garantia da dignidade dessas pessoas.
Desde 1990, a organização oferece assistência jurídica gratuita às pessoas afetadas pela epidemia, já tendo beneficiado mais de 3.500 indivíduos. O Grupo desenvolve diversas atividades de ajuda mútua em sua sede para diversos grupos específicos, incluindo mulheres, homens, jovens e travestis.
O GPV-RJ dedica-se a uma forte articulação política, participando ativamente dos diversos foros, conselhos e assembleias municipais e estaduais de saúde e desenvolvimento social. Foi membro fundador do Fórum de ONGs-AIDS do Estado do Rio de Janeiro, em 1997, e ajudou a fundar o Fórum Estadual das ONGs no Combate à Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro, em 2003.
A organização também é responsável, junto com o Grupo Pela VIDDA-Niterói, pela realização da maior conferência comunitária regular em HIV e aids na América Latina: o Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids.
O lançamento de “A Arte de Viver” na sede do GPV-RJ simboliza o encontro entre duas histórias de resistência, luta e celebração da vida em sua plenitude.
SERVIÇO
Lançamento da biografia “A Arte de Viver”, de Safira Bengell
Data: terça-feira, 18 de novembro
Horário: 18h
Local: Sede do Grupo Pela Vidda RJ
Endereço: Av. Rio Branco, 135, Gr 709, Centro, Rio de Janeiro

Carioca com alma paulista. Jornalista Digital, Assessora de Imprensa, Escritora, Blogueira e Nerd. Viciada em séries de TV, chocolate, coxinha & Pepsi.