A Unidos da Tijuca vai comemorar o dia da Consciência Negra em reverência a Zumbi dos Palmares e a luta do povo negro no Brasil com muito samba. A data será celebrada nesta quinta-feira, 20 de novembro, feriado a partir das 14 horas na quadra da escola situada no Santo Cristo. O evento intitulado Negritude Tijucana tem entrada franca e feijoada gratuita para componentes e segmentos. A partir das 19 horas, a escola realiza mais um ensaio de rua rumo ao próximo carnaval.
Ao som dos tambores, a escola servirá uma saborosa feijoada, em gesto de comunhão e agradecimento, para celebrar também a trajetória quase centenária do pavilhão amarelo ouro e azul pavão, também repleto de lutas e glórias. O evento terá início às 14h e contará com uma calorosa roda de samba, além dos sambas históricos. Logo após, às 19h, a escola iniciará os preparativos para mais um grande ensaio de rua. o cortejo é realizado na rua Geógrafo Milton Santos a Via D1, atrás da quadra.
Em 2026 a Unidos da Tijuca levará para a Marquês de Sapucaí na segunda-feira de carnaval, dia 16 de fevereiro o enredo sobre Carolina Maria de Jesus, uma homenagem a escritora, memorialista, compositora e multi-artista mineira, autora do best-seller “Quarto de Despejo – O Diário de uma favelada”, considerado uma das mais revolucionárias e impactantes obras da literatura brasileira. Ante o apagamento histórico da homenageada e dos rótulos que recaíram sobre sua figura por mais de meio século, será a missão da escola contar a história de sua vida através de suas próprias produções, colocando-a como espelho de um Brasil que ainda pouco se conhece, e que muito precisa aprender sobre os seus.
A quadra de ensaios da Unidos da Tijuca fica localizada na Avenida Francisco Bicalho nº 47 – Santo Cristo. Há estacionamento amplo no local.
Serviço:
Feijoada da Consciência Negra
Data: quinta-feira, 20 de novembro, a partir das 14h
Ingresso: entrada franca, com feijoada grátis para componentes e segmentos
Classificação: Livre
