‘Hip Hop Hamlet’ inaugura Teatro YouTube com releitura musical, contemporânea e urbana do clássico de Shakespeare

Com criação e direção artística de Guilherme Leme Garcia e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, e produção da Aventura o espetáculo tem cenário tecnológico e incorpora DJ, MC, spoken word, hip hop e grafite à narrativa teatral

por Redação
Hip Hop Hamlet

Escrita por William Shakespeare há mais de quatro séculos, ‘Hamlet’ segue até hoje como um dos clássicos mais celebrados da história do Teatro Mundial. A partir de 18 de dezembro, uma versão absolutamente inédita, musical e contemporânea chegará aos palcos com a missão de produzir o encontro da dramaturgia shakespeariana com os elementos da cultura do Hip Hop. O projeto conta com patrocínio da B3 e apoio da Estácio, através da Lei de Incentivo à Cultura.

O espetáculo marca a inauguração do Teatro YouTube (localizado dentro da Galeria Magalu, no Conjunto Nacional) com uma experiência imersiva onde luzes, videocenografia e sons ajudarão a criar um Hamlet pulsante e conectado ao presente.

Com produção da Aventura, de Aniela Jordan e Luiz Calainho, ‘Hip Hop Hamlet’ foi criado coletivamente a partir da união entre Guilherme Leme Garcia e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, grupo paulista que celebrou, em 2024, 25 anos de uma pesquisa de linguagem interdisciplinar que deu origem ao que batizaram de Teatro Hip-Hop.

Em cena, o elenco de 10 artistas – incluindo DJ, Bgirl e músico – incorporam os personagens do clássico, como Hamlet, Ofélia, o Rei Claudio, a Rainha Gestrudes, Yorick e os dois coveiros. A essência do enredo está mantida, porém a trama foi transportada para um universo periférico, onde surgem questões sobre racismo, patriarcado e desigualdade.

A música permeia toda a dramaturgia em uma trilha formada por canções de ícones nacionais e internacionais, como Aretha Franklin (‘Baby Baby Baby’), Racionais MC (‘Vida é um Desafio’), Kanye West (‘All Falls Down’), Jorge Ben Jor (‘Moça’), Toni Tornado (‘Pode Crer Amizade’) e Tim Maia (‘Sossego’).

Os dilemas seculares da peça são atualizados em questões atuais. No entanto, Hamlet segue dividido entre ação e vingança, Ofélia transforma a sua dor em resistência e a Rainha questiona papéis femininos. A tragédia se reinventa em um slam, quando o público será convidado a refletir sobre as possibilidades de mudar o desfecho e, assim, romper ciclos de violência a injustiça.

HIP HOP HAMLET

Direção Artística

Guilherme Leme Garcia e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

Dramaturgia

Claudia Schapira

Colaboração Dramatúrgica

Lucas Moura

Direção Musical

Eugênio Lima, Daniel Oliva, Dani Nega e Roberta Estrela D’Alva

Elenco

Ayomi Domenica, Bgirl Pjump, Daniel Oliva, Dani Nega, Dom Capelari, Eugenio Lima, Jairo Pereira, Lilian Valeska, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D’Alva.

Métricas, Spoken word e Arranjos vocais

Roberta Estrela D’Alva e Dani Nega

Direção de Movimento e Coreografia

Luaa Gabanini e Flip Couto

Cenografia, Videocenografia e Identidade Visual

Bjari

Figurino

Claudia Schapira

Desenho de luz

Wagner Pinto

Idealização

Monique Gardenberg

Direção de Produção

Bianca Caruso

Direção Artística Aventura e Produção Geral

Aniela Jordan

Direção de Negócios e Marketing

Luiz Calainho

HIP HOP HAMLET

Estreia 18 de dezembro de 2025 (com sessões até 21 de dezembro em 2025 e retorno em 7 de janeiro, com sessões até 28 de janeiro de 2026)

Quartas, quintas e sextas, às 20h. Sábados, às 17h e 20h. Domingos, às 18h.

Teatro YouTube (dentro da Galeria Magalu, no Conjunto Nacional)

Avenida Paulista, 2073

Ingressos à venda no Eventim

Valores: De R$ 25 a R$ 100

Duração: 70 minutos

Classificação: 12 anos

 

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend