O Instituto Estação das Letras anuncia sua programação de Cursos de Verão 2026, inteiramente on-line e voltada para quem deseja iniciar o ano ampliando repertório, desenvolvendo projetos autorais ou retomando o hábito da leitura. A agenda reúne nomes de referência na formação literária e na criação contemporânea, em cursos breves que atendem tanto iniciantes quanto autores em produção.
O programa destaca temas que seguem em alta nas pautas culturais: o crescimento da escrita criativa, a retomada da leitura de clássicos e o avanço das discussões sobre inteligência artificial aplicada à literatura.
“Nossa programação de férias – que existe desde a fundação da Estação das Letras, há 30 anos – tem o objetivo de oportunizar àqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre literatura e escrita e não dispõem de tempo ao longo do semestre. São cursos breves, iniciáticos a todo o tipo de escrita criativa e à leitura, alimento para todos que aspiram a serem escritores e o fazem com a consciência de quem sabe que escrever exige tempo, dedicação e persistência. Do conto ao romance, passando pela poesia e a leitura de textos, nossa programação busca atender a essas necessidades que aliam urgência no aprendizado à qualidade do trabalho de nossos mestres”, diz Suzana Vargas, fundadora e diretora do Instituto Estação das Letras.
A programação inicia com Luiz Antonio de Assis Brasil, que ministra o curso ‘Romance: teoria e prática’, dedicado ao desenvolvimento de projetos de romance. Para este, há necessidade de envio de material até o dia 19/12 (https://estacaodasletras.com.br/romance-teoria-e-pratica/). Na sequência, Suzana Vargas conduz a oficina ‘Provocações Poéticas’, com foco em leitura, criação e exercícios de escrita.
Também integra a grade a leitura guiada de ‘Passeio ao farol’, de Virginia Woolf, com o pesquisador Caio Moraes Ferreira — um dos romances fundamentais do modernismo europeu, que ganha nova atenção entre leitores.
O curso ‘Mergulho no Conto’, com Dau Bastos, aprofunda a escrita de narrativas curtas, enquanto ‘A Escrita no Encontro das Artes’, com Frederico Barbosa, explora o diálogo entre literatura, música, teatro e artes visuais como fonte de estímulo criativo. Paulo Henriques Britto ministra ‘Como ler poesia’, voltado a leitores que desejam aprofundar a compreensão do poema.
A programação também acompanha o debate contemporâneo sobre tecnologia com o curso ‘Coescrita com Inteligência Artificial’, ministrado por André Stangl, que apresenta fundamentos e práticas de escrita colaborativa entre humanos e máquinas.
As atividades acontecem entre 5 de janeiro e 5 de fevereiro, sempre ao vivo e on-line, permitindo participação de estudantes de qualquer região do Brasil e/ou do mundo. As turmas têm curta duração e encontros semanais ou concentrados, facilitando o acesso mesmo durante o período de férias.
Os cursos da Estação das Letras reúnem professores de diferentes instituições de referência no Brasil e no exterior: Luiz Antonio de Assis Brasil, escritor e ex-professor da PUC-RS, com passagens como Eminent Brazilian Writer in Residence na Berkeley University e como catedrático convidado da Brown University; Suzana Vargas, poeta e mestre em Teoria Literária pela UFRJ; Caio Moraes Ferreira, doutor em Literatura Comparada pela Columbia University; Dau Bastos, professor de literatura brasileira na UFRJ; Frederico Barbosa, poeta e gestor cultural, com trajetória em instituições como Casa das Rosas e Poiesis; Luís Roberto Amabile, escritor e pesquisador; Paulo Henriques Britto, professor de tradução e literatura; e André Stangl, filósofo e pesquisador visitante o ISC/UFBA, com atuação acadêmica na ECA/USP, PUC Minas e FAAP-SP.
Serviço:
Cursos de Verão 2026 – Estação das Letras
Modalidade: 100% online
Período: 5 de janeiro a 5 de fevereiro
Inscrições iel@
Programação completa, detalhes em: www.estacaodasletras.com.
