Rio Open confirma 3ª edição do Wheelchair Tennis Elite

Competição de tênis em cadeira de rodas apresentada pela ALLOS reunirá atletas da elite mundial, entre 19 e 21 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, no Rio

por Redação
Joao Fonseca entre Vitoria Miranda e Luis Calixto (Divulgação / Fotojup)

Destaque na programação do Rio Open, o Wheelchair Tennis Elite — apresentado por ALLOS — retorna em 2026 para uma nova edição na Cidade Maravilhosa. Integrando o tênis em cadeira de rodas a um dos maiores eventos de tênis do mundo, o torneio será disputado entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, durante o Rio Open – o maior torneio de tênis da América do Sul.

No dia 19 de fevereiro, os quatro tenistas participantes disputam as semifinais. A final de simples acontece em 20 de fevereiro, enquanto o dia 21 será dedicado a uma exibição de duplas.

O Wheelchair Tennis Elite já contou com grandes nomes do esporte, como o japonês Shingo Kunieda, considerado o maior campeão da história da modalidade; os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, que acumulam mais de 200 títulos; além dos medalhistas paralímpicos Daniel Caverzaschi e Martin de la Puente. A lenda argentina Gustavo Fernández e o principal representante brasileiro do tênis em cadeira de rodas, Daniel Rodrigues, também já marcaram presença.

O evento também promoveu partidas entre estrelas do tênis em cadeira de rodas e atletas como João Fonseca e Juan Martín del Potro, além de homenagens a jovens talentos como Vitória Miranda e Luiz Calixto, campeões de Grand Slam juvenil. O line-up oficial de 2026 será divulgado em breve.

A iniciativa vai além das quadras e reafirma o compromisso do Rio Open com a diversidade, acessibilidade e inclusão. O torneio conta com estrutura acessível em todo o complexo, seguindo normas e padrões que facilitam a circulação e a acomodação de pessoas com deficiência.

“O Wheelchair Tennis Elite é um momento super emblemático da programação do Rio Open porque traduz, na prática, os valores que acreditamos como evento: excelência esportiva, diversidade e inclusão. Integrar o tênis em cadeira de rodas a um dos maiores torneios do mundo é reconhecer o altíssimo nível desses atletas e ampliar o acesso do público a uma modalidade que inspira pela competitividade, talento e superação. É um orgulho chegar à terceira edição reafirmando esse compromisso e oferecendo uma estrutura à altura desses grandes nomes do esporte”, afirma Marcia Casz, diretora geral do Rio Open.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a ALLOS, a mais inovadora plataforma de entretenimento, serviços, lifestyle e compras do país, patrocina o evento, que conta também com o patrocínio do Shopping Leblon, um dos destinos da companhia no Rio de Janeiro.

A ALLOS acredita no esporte como ferramenta de transformação social, promoção da diversidade e inclusão. Por isso, apoia mais uma vez o Wheelchair Tennis Elite no Rio Open, reforçando o compromisso da companhia com o fortalecimento do esporte paralímpico e com a valorização do tênis brasileiro em todas as suas formas de prática.

A acessibilidade é um dos pilares da agenda ESG da ALLOS, que mantém em seu portfólio shoppings cada vez mais acessíveis e o compromisso público de certificar 100% de seus destinos até 2030.

Rio Open

O Rio Open é o principal torneio de tênis da América do Sul e o único ATP 500 do continente. Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 170 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.

Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento. Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.

Mais sobre o Rio Open 2026

O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio. A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider Interiores fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.

O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media. O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.

Mais informações:

Site oficial do Rio Open

Facebook

Instagram

Twitter

TikTok

ALLOS

Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 51 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend