Armazém da Utopia lança “Crias da Comunidade”

Projeto sociocultural de capacitação artística vai oferecer 24 vagas gratuitas para jovens e adultos de comunidades do Rio de Janeiro

por Redação
Armazém da Utopia - foto; Thiago Gouvea
O Armazém da Utopia está com inscrições abertas para o projeto“Crias da Comunidade”, que vai oferecer capacitação artística e técnica gratuitamente a partir de fevereiro de 2026.

O projeto, que tem o patrocínio master da Shell, por meioda Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e prevê̂ a formação artística e técnica para jovens e adultos, a partir de 16 anos, prioritariamente das classes sociais C,D e E, estudantes do Ensino Médio e universitários da rede pública de ensino, moradores das comunidades tradicionais do entorno do Armazém da Utopia e da 1região administrativa do Rio de Janeiro.

O Armazém da Utopia é reconhecido como um celeiro de formação técnica e artística. O Crias da Comunidade é um projeto de formação contínua e comprometida com o processo de produção artística em todas as suas etapas. É um projeto que contribui para reparação de uma enorme injustiça social e histórica, estampada nos territórios de comunidades do Rio de Janeiro. Etimologicamente, a palavra comunidade vem do latim “communitãte” e engloba a ideia de algo comum, compartilhado. Ser um trabalhador da cultura é comum a um morador de comunidade ou é privilégio de poucos?

“O Crias da Comunidade no Armazém da Utopia se propõe a mitigar o abismo social na economia da cultura, abrindo as portas dos processos de produção em todas as suas etapas – idealização, elaboração, captação, planejamento, produção, execução, divulgação e pós-produção, como uma escola aberta. A vivência prática de um processo de produção gera um crescimento exponencial no aprendizado”, dizem os diretores Luiz Fernando Lobo e Tuca Moraes, gestores do Armazém da Utopia.

Ao todo serão 24 vagas, e as inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 5 de janeiro de 2026 por meio do formulário online.A seleção será por carta de intenção e entrevista. As aulas terão início em 2 de fevereiro de 2026, com duração de nove meses, terão carga horária de seis horas semanais e acontecerão às segundas e quintas-feiras, das 14h às 17h, presencialmente, na Região Portuária, sendo possível a inclusão de atividades extras. Os selecionados terão, durante o curso, alimentação, cesta básica e ajuda de custo para o transporte.

O projeto terá um encerramento aberto ao público, com apresentação dos resultados coletivos.

            Eixos do programa

  • Núcleo Galharufa (Formação Artística): Oficinas práticas de atuação, corpo e voz, além de aulas teóricas sobre teatro, história e geografia.
  • Núcleo Gimba (Formação Técnica): Oficinas técnicas de luz, som e produção.

SERVIÇO

Programa Crias da Comunidade

Inscrições: formulário online até 05/01/2026, às 18h

⁠Entrevista com os pré-selecionados: 19 a 23/01/2026

⁠Divulgação dos aprovados: 26/01/2026

Início das aulas: 02/02/2026

Dias e horários das aulas: segundas e quintas, das 14h às 17h

Aulas no Armazém da Utopia – Armazém 6, Zona Portuária do Rio

Crias da Comunidade tem patrocínio master da Shell, por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend