Uma das maiores lendas da história do tênis mundial estará no Rio de Janeiro prestigiando o maior evento de tênis da América do Sul. Andre Agassi, ex-número 1 do mundo por 101 semanas e campeão de 8 Grand Slams, será o grande responsável pela entrega do troféu Antonio Bernardo ao campeão do Rio Open no domingo, dia 22 de fevereiro.
Já tradição no ATP 500 carioca, cada edição recebe grandes nomes do tênis nacional e mundial para honrar o campeão. Tenistas como Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, David Ferrer e Juan Martin Del Potro já passaram pelo palco da Quadra Guga Kuerten.
Em 2026, será a vez de um dos nomes mais reconhecíveis e icônicos da história do tênis. Dono de um estilo de jogo agressivo, aliado à personalidade cativante e roupas vibrantes que marcaram uma era da moda esportiva, Andre é sinônimo de tênis mundialmente até hoje.
O norte-americano é um dos únicos da história a conquistar o Career Golden Slam, título dado aos tenistas que venceram todos os Grand Slams e também o ouro olímpico. Além de Agassi, apenas Novak Djokovic e Rafael Nadal conseguiram o feito. Ao todo, Agassi foi campeão em 60 torneios, incluindo 8 Grand Slams, um ATP Finals, três Copa Davis e o ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
Além disso, foi um dos grandes rivais de Gustavo Kuerten. Foi justamente contra Agassi que Guga venceu a Masters Cup de Lisboa, 25 anos atrás e se tornou número um do mundo.
O Rio Open acontece de 14 a 22 de fevereiro, no Jockey Club.
Rio Open
O Rio Open é o principal torneio de tênis da América do Sul e o único ATP 500 do continente. Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 170 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento. Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.
Mais sobre o Rio Open 2026
O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, ENGIE, Emirates e Zurich. Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio. A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider Interiores fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media. O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.
