O Monobloco e a Orquestra Petrobras Sinfônica sobem ao palco da Fundição Progresso no dia 20 de fevereiro, a partir das 21h, para apresentar o tradicional “Baile Sinfônico”, que une a força do carnaval carioca à música de concerto.
Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, o Baile Sinfônico apresenta uma releitura do repertório consagrado do Monobloco, com arranjos que levam a música de concerto ao encontro dos ritmos do carnaval. O resultado é um espetáculo que amplia a experiência sonora do público, preservando a energia característica do grupo e reforçando um dos pilares da Orquestra Petrobras Sinfônica: a democratização do acesso à música de concerto.
A Fundição Progresso, tradicional espaço cultural da Lapa, recebe o evento como palco desse encontro entre diferentes linguagens, reforçando seu papel como ponto de convergência da música, da cultura e da experimentação artística no Rio de Janeiro.
Para o maestro Felipe Prazeres, a apresentação representa a união de universos que se complementam: “O Baile Sinfônico é a prova de que a música brasileira é plural e potente. Quando a Orquestra Petrobras Sinfônica, se encontra com a pulsação do Monobloco, criamos uma experiência que respeita a tradição, mas também aponta para novas possibilidades artísticas”, afirma.
Os ingressos estão à venda pelo site: fundicaoprogresso.com.br, com valores a partir de R$ 70.
Serviço
Baile Sinfônico – Monobloco & Orquestra Petrobras Sinfônica
- Data: 20 de fevereiro
- Horário: 21h
- Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, nº24 , Lapa/RJ
- Ingressos: Os ingressos estão à venda pelo site: fundicaoprogresso.com.br, com valores a partir de R$ 70 (meia entrada solidária mediante entrega de 1kg de alimento).
- Link vendas: http://ingresse.com/
baile-sinfonico-com-orquestra- petrobras-sinfonica-e- monobloco/
Orquestra Petrobras Sinfônica:
Aos 50 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Modelo de Gestão:
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Site: https://
Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
Monobloco
Tendo o samba e as baterias das Escolas de Samba como base, o Monobloco trouxe para o repertório do Carnaval, há exatos 25 anos, vários outros estilos musicais. Do pop ao funk, da MPB aos ritmos nordestinos, o Monobloco segue em constante renovação, incorporando ao seu repertório os hits e as novidades que estão na boca da moçada Brasil afora.
Outra marca registrada do Monobloco é a criação das oficinas de percussão em atividade o ano inteiro, no Rio de Janeiro e São Paulo, que já formaram mais de 2 mil batuqueiros, desde o ano de 2000. Em 2003 surgiu o Monobloco Show, grupo de músicos profissionais que se apresenta de janeiro a janeiro em eventos, gravações, turnês nacionais e internacionais, promovendo um abrangente e variado passeio pela música brasileira.
Fundição Progresso:
A Fundição Progresso é um dos principais palcos musicais do Rio de Janeiro, que recebe os shows mais incríveis do Brasil! A Fundição também é Centro Cultural e uma grande escola de artes e cultura que incentiva cada vez mais a pesquisa, o estudo das expressões artísticas e realiza projetos socioculturais e de impulso para a indústria do showbiz.
