Gratuito – Projeto Social, na Maré, tem mais de mil vagas para atividades esportivas

Projeto do Instituto Uevom oferece vagas para jovens entre 1 e 17 anos, nas modalidades de basquete, dança, ginástica artística, futebol, natação, parkour, skate e vôlei, além de atividades aquáticas adaptadas e dança adaptada

por Redação
Foto: Michele Gomes - Instituto Uevom

O Projeto Educar Pelo Esporte, realizado pelo Instituto Uevom, é uma iniciativa com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental e está com inscrições abertas para atividades esportivas gratuitas na Vila Olímpica Seu Amaro, localizada no Complexo da Maré. São ofertadas 1.086 vagas para as modalidades de basquete, dança, ginástica artística, futebol, natação, parkour, skate e vôlei, além de atividades aquáticas adaptadas e dança adaptada, o que garante a inclusão de pessoas com deficiência.

Para participar, as crianças e jovens devem ter entre 1 e 17 anos. Não há limite de idade para pessoas com deficiência. As inscrições devem ser realizadas presencialmente e os responsáveis precisam comparecer no setor de inscrições da Vila Olímpica (Rua Tancredo Neves, s/nº, Maré), entre terça e sexta-feira, das 9h às 16h. Aos sábados, o atendimento funciona das 8h30 às 11h. Os documentos necessários são: cópia do RG, CPF e comprovante de residência, declaração escolar, atestado médico para realização de atividade física, e laudo médico com CID no caso de pessoas com deficiência.

Mais de dois mil jovens impactados

Criado em 2022, o Projeto Educar Pelo Esporte já atendeu mais de dois mil jovens. A iniciativa destina a maioria das vagas aos moradores do Complexo da Maré e, ainda, tem articulação com as escolas públicas do entorno.

O projeto nasceu com um forte desejo de garantir o direito das crianças, principalmente, da primeira infância, de brincar e de praticar atividades esportivas e, assim, diminuir o tempo ocioso e de exposição à insegurança e às múltiplas vulnerabilidades que as cercam.

“Nosso objetivo é combater as desigualdades sociais, promover a consciência ética, e a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis, com uma proposta de democratizar o esporte para a comunidade do Complexo da Maré”, comenta Celso Roberto, coordenador do projeto.

Instituto Uevom

O Instituto Uevom é uma organização sem fins lucrativos que articula esporte, educação e assistência social, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e suas famílias. Fundado em 1999 por líderes comunitários da Maré, professores, empresários e outros parceiros comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do conjunto de favelas, o Instituto nasceu com o propósito de gerir e administrar a Vila Olímpica Seu Amaro. Ao longo de quase três décadas de atuação, o Uevom consolidou parcerias estratégicas, desenvolveu metodologias de impacto e já atendeu mais de 100 mil pessoas, expandindo sua presença para outros bairros da capital fluminense. Atualmente, gerencia sete projetos distribuídos pelo Complexo da Maré, Complexo da Pavuna, Campo Grande, Irajá e Praça Seca.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend