Um dos mais importantes grupos de teatro do país, a Companhia do Latão, de São Paulo, chega ao Rio de Janeiro em fevereiro de 2026 para ocupar o Teatro Vianinha, no Armazém da Utopia, com o espetáculo “Losango Cáqui”, montagem baseada na obra do escritor Mario Andrade.
O espetáculo entra em cartaz no dia 4 de fevereiro, com apresentações de quarta a sábado, até 7 de fevereiro, com entrada gratuita. A temporada faz parte do projeto Circulação Petrobras, no Rio de Janeiro, e integra a programação do programa “Em Boa Companhia”, idealizado pela Companhia Ensaio Aberto, com apoio do Ministério da Cultura. Todas as apresentações são gratuitas, com retirada de ingressos pelo Sympla e possibilidade de agendamento para grupos.
A peça “Losango Cáqui” é uma montagem poética e coreográfica baseada no livro de poemas homônimo de Mário de Andrade. A obra é definida pelo autor como um “diário de três meses”, feito de sensações, ideias, alucinações e brincadeiras liricamente anotadas. Os textos abordam o período em que o escritor esteve no exército, reconvocado para manobras militares em 1922, em meio a um contexto de convulsão política no país.
Os exercícios do quartel são contrastados com suas paixões e amores, formando uma multiplicidade de “afetos militares”. O espetáculo foi criado para o evento comemorativo dos 130 anos de nascimento de Mário de Andrade e apresentado inicialmente em apenas três ocasiões.
Trata-se de uma encenação coral, com nove artistas em cena, que combina coreografias, enunciação lírica e dramas amorosos, com música ao vivo executada por Lincoln Antonio ao piano.
“Losango Cáqui” encerra a mostra da Companhia do Latão no projeto Em Boa Companhia por seu caráter poético, experimental e inventivo — uma encenação dançante, que celebra a vida e se entusiasma com a possibilidade das boas mudanças.
Latão e Mário de Andrade
O trabalho com a obra de Mário de Andrade acompanha a Companhia do Latão desde suas primeiras criações. Entre os destaques estão os experimentos cênicos em torno da ópera Café, encenada por Sérgio de Carvalho em 2022 no Theatro Municipal de São Paulo, e o projeto Noites de Mário, realizado em 2023 a convite da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com sessões lotadas e apresentações únicas.
Do conjunto de encenações e leituras cênicas realizadas ao longo dos anos, “Losango Cáqui” se destaca como espetáculo autônomo e voltou a ser apresentado em 2025.
Ficha Técnica – Losango Cáqui
Elenco: Ademir de Almeida, Beatriz Bittencourt, Carlos Albergaria, Carlos Escher, Érika Rocha, Gabriel Stippe, Helena Albergaria, Rubens Alexandre
Composição e Música: Lincoln Antonio
Direção: Sérgio de Carvalho
Assistência de direção: Maria Lívia Goes
Figurinos: Cássio Brasil
Produção: Corpo Rastreado
Produção no Rio de Janeiro: Companhia Ensaio Aberto
Sinopse:
Espetáculo poético-coreográfico a partir do livro de poemas Losango Cáqui, de Mário de Andrade, sobre as experiências vividas durante o período em que esteve no exército, em 1922, descritas pelo autor como vivências de “afetos militares”.
SERVIÇO
Losango Cáqui
Com a Companhia do Latão
Estreia: Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026
Local: Teatro Vianinha – Armazém da Utopia (Armazém 6, Cais do Porto, s/n)
Lotação: 200 lugares
Horário: 19h
Temporada: De quarta a sábado, de 4 a 7 de fevereiro
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 75 minutos
Ingressos: Gratuitos, com retirada pelo www.sympla.com/armazemdautopia
Agendamento de grupos: WhatsApp (21) 97976-0046
