Cão Gelado

Cenas de uma guerra sem fim

Teatro musicado com canções e arranjos originais conta história de duas mulheres numa ilha em guerra

por Redação

Estreia na quinta-feira 03 de fevereiro Cão Gelado, nova montagem do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado por Diogo Liberano. O espetáculo, com texto de Filipe Isensee e direção de Gunnar Borges, conta a história de duas mães que vivem numa ilha em guerra. Enquanto uma tenta mobilizar as demais mulheres a protestarem pelo fim do conflito, a outra espera que o filho retorne do front.

Para assinar a direção e produção musical, Borges convidou Azullllllll e a dupla apostou num teatro musicado, com canções e arranjos originais, mesclando sonoridades eletrônicas, industriais e brasileiras às vozes microfonadas do elenco. “É um texto cheio de imagens poéticas e representá-lo seria matar sua poesia. Optamos por ecoar a poesia e sonorizar as imagens”, conta o diretor.

De dentro da cena, Azullllllll opera e mixa sons ao vivo. “Do pop ao experimental, a música conduz e provoca a emoção do espectador através da poesia delicada e visceral do texto”, explica.

É a primeira direção de Borges desde que voltou ao Brasil depois de uma temporada em Portugal, onde participou de uma residência internacional no Teatro Municipal do Porto (Campo Alegre) e estreou uma performance com o Teatro do Frio. A encenação faz um encontro entre as pesquisas que o diretor desenvolveu em intercâmbio com artistas da cena portuguesa com as pesquisas de Azullllllll como produtore, arranjadore e compositore, além de performer.

CÃO GELADO é a primeira dramaturgia do jornalista Filipe Isensee, publicada em 2021 pela editora Cobogó. Escrita ao longo de dez meses sob orientação do diretor e dramaturgo Diogo Liberano, a peça, que estrearia antes da pandemia, chega aos palcos quase dois anos depois.

“É uma história de duas mulheres que convivem com a guerra e a reclusão. Enquanto uma escolhe o encontro, a outra prefere o recolhimento e a espera”, conta o autor. “É curioso que seja encenada agora, quando estamos fazendo escolhas parecidas coletivamente. A pandemia também é uma espécie de guerra.”

Em cena, além de Azullllllll, Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi/ Higor Campagnaro, Nívea Magno e Tomás Braune dão vida aos personagens da história. O espetáculo fica em cartaz até 20 de fevereiro.

SINOPSE
Duas mães. Uma ilha em guerra. Enquanto Alfonsina se recupera do luto e mobiliza outras mulheres do povoado, Ana espera o retorno do filho, trancada em casa. Sua única companhia é um cão morto, congelado por ela para que o filho, quando voltar, possa enfim se despedir.

SERVIÇO – “Cão Gelado”
De 03 a 20 de fevereiro
Quintas e sextas às 19h, sábados e domingos às 18h
Teatro Firjan SESI Centro
Av. Graça Aranha, 1, Centro
Telefone: (21) 2563-4168
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 16 anos.

Equipe de criação
Dramaturgia: Filipe Isensee
Direção geral: Gunnar Borges
Direção e produção musical: Azullllllll
Atuação: Azullllllll, Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi / Higor Campagnaro, Nívea Magno e Tomás Braune
Música original: Azullllllll, Jef Lyrio e Nívea Magno em colaboração com todo o elenco
Letras: Filipe Isensee
Cenário: Julia Deccache
Cenotécnico: Djavan Costa e equipe
Iluminação: Bernardo Lorga
Operação de luz: Thiago Monte
Montagem de luz: Jon Thomaz e Thiago Monte
Figurino: Isadhora Müller
Figurinista assistente: Catarina Aranha e Jade Sassará
Costura: Railda Marques Lima
Costura de apoio: Selma Maria da Silva
Preparação vocal: Azullllllll
Fotos: Nathalia Atayde
Assessoria de imprensa e mídias sociais: Ricardo Cabral
Design gráfico: Lucas Canavarro e Gunnar Borges
Produção: Clarissa Menezes
Coordenação do projeto: Diogo Liberano

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via