Depois de quatro apresentações no Leblon, o espetáculo “João Caetano ou Morte – Um ensaio com Luiz Gama” reestreia em curta temporada no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro do Rio de Janeiro, a partir do dia 10 de janeiro. Com uma linguagem contemporânea, a peça brinca com o próprio teatro, levando os espectadores a se questionarem: essas histórias são dos atores ou dos personagens?
Escrita pelos dramaturgos Bruno Bacelar e Rohan Baruck, o espetáculo trata de forma bem humorada as questões que deflagram a necessidade de autoconhecimento brasileiro para a criação de uma identidade nacional. No palco, os atores Deo Garcez e Rohan Baruck colocam lado a lado os conflitos dos anos de 1800 e 2000, desde o grito de independência até as lutas cotidianas que permeiam não só a arte, mas toda a sociedade.
“É muito diferente. Eu nunca tinha assistido uma peça assim. É muito engraçado como eles vão nos inserindo dentro da história sem que a gente nem perceba. Sem contar que é tudo tão fluído, que a hora passa e quando a gente vê já acabou. É uma peça ao mesmo tempo leve e comovente. Eu adorei.”, conta Gérsica Telles, que assistiu ao espetáculo no ano passado.
No elenco, além de um dos dramaturgos, o ator Deo Garcez, que atualmente interpreta o personagem Catão na novela “Mar do Sertão”, na TV, vive uma nova experiência teatral. Há 7 anos vivendo Luiz Gama no teatro, com o espetáculo “Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade, neste novo projeto, Deo reflete sobre o personagem do qual já é íntimo, porém sob outras perspectivas.
“João Caetano ou Morte – Um ensaio com Luiz Gama” fará curta temporada no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro, no Centro, dos dias 10 a 12 de janeiro, de terça a quinta, às 19h. A entrada é gratuita.
SERVIÇO:
JOÃO CAETANO OU MORTE – UM ENSAIO COM LUIZ GAMA
10, 11 e 12 de janeiro de 2023.
Terça, quarta e quinta-feira, às 19h.
Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro
Entrada Gratuita.
Classificação indicativa: 12 anos.
Duração: 60 minutos
Informações: [email protected]
Ficha técnica:
Dramaturgia – Bruno Bacelar e Rohan Baruck
Direção – Rogério Fanju e Rohan Baruck
Elenco – Deo Garcez e Rohan Baruck
Figurino – Cátia Vianna
Cenografia – Daniel Leão
Assistente de Cenografia – Ismael Costa
Iluminação – Rodrigo Santos
Trilha Sonora – Wallace Valadão
Pesquisa histórica sobre Luiz Gama – Antonio Tostes
Pesquisa histórica geral – Bruno Bacelar e Rohan Baruck
Operação Audiovisual – Nilda Andrade
Costureira – Regina Oliva
Gestão de Redes Sociais: Jaciara Nogueira
Direção de Produção – Rohan Baruck | RBaruck
Produção Executiva – Leandro Fazolla
Programação Visual: Leandro Fazolla
Realização: RBaruck e Grupo Raiz