A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), lançou o programa Acãodemia Carioca, neste sábado (11/02), no Parcão da Lagoa. Essa é a primeira iniciativa pública de academias para cães do país. Na área haverá adestradores para aulas de agility (tipo de atividade física para animais) e veterinários disponíveis duas vezes por semana. O projeto será levado a outros bairros e, nesta etapa inicial, a previsão é ter núcleos na Barra da Tijuca, na Ilha do Governador e no Parque Madureira Mestre Monarco. Posteriormente, o serviço chegará a outras regiões da cidade.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou do lançamento e destacou a importância de oferecer locais seguros e adaptados a cães que precisam se exercitar ou gostam de fazer atividades.
– Esse é um projeto que muito me orgulha. É a oportunidade que temos de mostrar todo o nosso carinho e cuidado com os nossos melhores amigos – disse o prefeito.
A proposta da Acãodemia Carioca é colocar os pets para gastar energia, trabalhar agilidade e fazer atividades lúdicas em pequenos circuitos com cones, túneis e outros obstáculos. Ao fazer exercícios, o animal ganha qualidade de vida e melhora as capacidades cognitiva e sensorial.
– Hoje é o lançamento do programa, que não se restringirá à Zona Sul. Vamos replicar na Ilha do Governador, no Parcão de Madureira e na Zona Oeste. Aqui na Lagoa, requalificamos as instalações do Parcão, que estavam degradadas. Será oferecido o agility recreativo, e é importante que as pessoas saibam que algumas raças precisam fazer exercícios. O programa é também uma forma de socialização nas praças do Rio. A acãodemia é um projeto pioneiro, o primeiro de agility público do país, e veio para ficar – disse o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Vinicius Cordeiro.
Frequentadores do Parcão comemoraram o lançamento e destacaram a importância desse serviço público voltado aos animais. A estudante Laura Morais, que utiliza a área, falou dos benefícios da atividade física para os cães:
– É muito importante que todos os cães façam exercícios para evitar problemas como obesidade, colesterol alto, dores nas articulações. É igual ao humano. O agility é uma atividade que faz o animal gastar energia, é boa também para trabalhar o adestramento. Ele pode até competir, o que é muito divertido. E você pratica um esporte com o seu cachorro.
Conscientização de tutores para os dias quentes
O lançamento do programa faz parte do projeto Verão Animal 2023, que apresenta um pacote de campanhas de conscientização. São elas: “Minha pata não tem sola”, que alerta tutores sobre os riscos de passear com os pets em dias muito quentes; “Carioca legal recolhe as fezes do seu animal”, sobre a responsabilidade pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes; “Adote Um Amigo”, de incentivo à adoção, e “Mutirão do banho”, realizado no Abrigo Municipal Fazenda Modelo.
Melhorias na área da Acãodemia
A Subprefeitura da Zona Sul também participa desse projeto inovador e mobilizou os órgãos municipais para que o equipamento fosse entregue aos cães. Entre as melhorias para a Acãodemia, houve reforma e pintura do gradeado; limpeza, retirada de lixo e poda das árvores e substituição de bancos de ferro por estruturas de alvenaria.
– A Subprefeitura da Zona Sul tem um carinho especial e participa deste projeto garantindo a mobilização dos órgãos municipais para que o equipamento esteja cuidado e se mantenha do jeitinho que os nossos cães merecem. O trabalho vai continuar para tornarmos a Acãodemia do Parcão da Lagoa uma referência no Rio – disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.
Na Zona Oeste, nova Praça Tim Maia
Também neste sábado, o prefeito Eduardo Paes, ao lado do presidente da Fundação Parques e Jardins (FPJ), Julio Artur Villas Boas, e do Subprefeito da Barra, Raphael Lima, entregou a reforma da Praça Tim Maia, na Pedra do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. O local ganhou dois parques infantis, quadra poliesportiva, academia de ginástica e bicicletário, além da nova pista de skate e infraestrutura para o Museu do Surf.
– A reforma da praça contemplou novos espaços públicos para crianças, para a atividade física, como parquinho e o Parcão, e a recuperação completa da pista de skate. Nossa ideia é que o morador utilize muito mais os equipamentos do que antes – disse o subprefeito Raphael Lima.
Em seguida, o prefeito visitou com o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos, as obras de canalização do Rio Tindiba, em Jacarepaguá. As margens estão sendo implantadas, beneficiando uma extensão de 2,4 km de canal.
Ainda na Zona Oeste, o prefeito, o secretário de Habitação, Patrick Corrêa, e a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, vistoriaram obras nas comunidades Parque Nobre, Meringuava e Caixa D’Água. No Parque Nobre serão 220 domicílios beneficiados pelo projeto Morar Carioca, que prevê implantação de sistema de drenagem pluvial, implementação de nova rede de esgoto e pavimentação, além de revitalização da praça, que ganhará quadra esportiva. Na comunidade Meringuava serão mais de 1.600 pessoas atendidas pela implantação de sistema de drenagem pluvial e nova rede de esgoto, além de pavimentação de vias e calçadas. Na comunidade Ladeira da Reunião “Caixa D’água”, no Tanque, estão sendo implantadas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial, pavimentação, contenção de encostas, iluminação pública e áreas de lazer.
– Estamos levando obras de esgoto, saneamento, desassoreamento de lagoa a essas regiões para reduzir riscos de enchente. São intervenções que melhoram a vida dos moradores. Se fizermos um antes e depois, é possível ver que havia lama após após as chuvas, e agora vamos dar mais qualidade de vida às pessoas – disse o secretário de Habilitação.
A subprefeita de Jacarepaguá ressaltou a relevância das intervenções nessas localidades:
– Visitamos obras de muita relevância para a dignidade das pessoas. Eram rios que enchiam, por exemplo. Estamos melhorando o acesso às comunidades e levando saneamento básico, são avanços possíveis com uma gestão responsável – frisou Talita.