Se estivéssemos num set, a ordem seria “luz, câmera, ação. Acontece que uma das cidades históricas mais importantes do Rio de Janeiro já respira cinema. E, no caso, o mais apropriado é bradar: “luzes apagadas, projetor e diversão”. Isso mesmo. O Festival de Cinema de Petrópolis chega à sua oitava edição promovendo, este mês, atividades que vão de exibições de filmes (entre longas e curtas), painéis, fóruns e, claro, homenagens a importantes figuras do cinema e a efemérides relacionadas à cidade fluminense. O evento acontece entre 23 e 26 de novembro e ocupa o Cine Show Petrópolis, conjunto de salas recém-inaugurado no Pátio Petrópolis Shopping, e o Centro de Cultura Raul de Leoni. O Festival de Cinema de Petrópolis tem patrocínio da Caixa Residencial, das Águas do Imperador e da Prefeitura de Petrópolis com realização da Pacheco Monteiro Produções e do Ministério da Cultura.
Importantes homenagens serão feitas nesta edição. O diretor e produtor cinematográfico Paulo Cesar Saraceni (1932-2012) terá três de seus filmes exibidos em mostra a ele dedicada. Já a produtora de cinema LC Barreto, que completou 60 anos, terá seus fundadores, Luiz Carlos e Lucy Barreto, em dois dos seminários da programação. E o pai da aviação Alberto Santos Dumont (1873-1932), que completaria 150 anos e que tinha na cidade sua casa de veraneio, será homenageado assim como os 180 anos de Petrópolis.
O festival será aberto, no dia 23 de novembro com a exibição de “Raoni – Uma amizade improvável”, documentário sobre o importante líder indígena, da etnia Kaiapó, dirigido por Jean-Pierre Dutilleux com produção da Indiana Filmes e de Marco Altberg. Com o documentário, o festival homenageia também os povos originários do país, a Globo Filmes e o Canal Brasil, coprodutores do filme, que este ano completam concomitantemente 25 anos.
A programação traz obras biográficas como “ Nelson Pereira dos Santos, uma vida de cinema”, de Alda Marques e Ivelise Ferreira sobre o grande cineasta, morto em 2018, e um dos símbolos do Cinema Novo. “Nosso sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, já considerada a maior bilheteria do cinema nacional este ano, também integra a programação do evento.
Longas estrelados por três atrizes queridas pelo público marcam presença. São eles “Tire cinco cartas”, com Lília Cabral; “Vermelho Monet”, com Maria Fernanda Candido e “Angela”, com Ísis Valverde. O primeiro é uma comédia de Diego Freitas. Já o segundo, dirigido por Helder Gomes traz também no elenco Chico Diaz. Já Ísis vive Angela Diniz (1944-1976) no filme sobre o crime que chocou o país em 1976.
Obras de ficção sobre relações humanas terão destaque na mostra. São os casos de “O último animal”, de Leonel Vieira, e “De pai para filho”, longa de Paulo Halm estrelado por Juan Paiva e Marco Ricca. Cada uma das exibições será precedida pela de um curta metragem.
A formação de plateia é uma das bandeiras levantadas pelo festival, que terá também programação voltada ao público infanto-juvenil. Um dos projetos contemplados é o Capacitando para o Futuro, que promove oficina de audiovisual através do uso de aparelho celular com alunos da rede pública de ensino. A oficina, já em curso, é ministrada pelo cineasta e fotógrafo Lucas Zappa.
Cine Show Petrópolis:
São seis salas equipadas com os mais modernos projetores do mercado, vindos diretamente da Europa. Tecnologia de ponta e conforto marcam o empreendimento, cujo primeiro conjunto de salas foi inaugurado em Volta Redonda, em 1995, quando o conceito multiplex não era ainda conhecido no país, e, a partir do ano 2000, iniciou sua expansão, chegando a 13 cidades fluminenses. Municípios como Angra dos Reis, Barra Mansa, Teresópolis e Três Rios são alguns dos municípios contemplados, sendo que alguns deles não tinham mais cinema há tempos.
PROGRAMAÇÃO DE FILMES
LOCAL: CINE SHOW PETRÓPOLIS
Dia 23\11 (QUINTA-FEIRA)
19h – Abertura do festival
RAONI – UMA AMIZADE IMPROVÁVEL
Direção: Jean-Pierre Dutilleux
Produtores: Indiana Filmes e Marco Altberg
Coprodução: JP Filmes, Yemaya Productions, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil
O documentário homenageia o líder indígena, da etnia kaiapó, símbolo no país pela demarcação das terras indígenas, e trata da amizade, iniciada em 1973, entre Raoni e o cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux, que ajudou a dar visibilidade ao cacique através do filme “Raoni” (1978), indicado ao Oscar.
24\11 (SEXTA-FEIRA)
16h
NESLON PEREIRA DOS SANTOS, UMA VIDA DE CINEMA
Direção: Alda Marques e Ivelise Ferreira
Produtora: MP2
Narrado na primeira pessoa, o documentário mostra a intimidade do grande diretor, egresso do movimento que instaurou o Cinema Novo. Nelson fala sobre seus filmes e seu processo de criação e de sua relação com o cinema, ao qual atuou em etapas que vão do roteiro à direção, passando pela montagem.
18h30m
O ÚLTIMO ANIMAL
Direção: Leonel Vieira
Elenco: Joaquim de Almeida, Junior Vieira, Duran Fulton Brown, Gabriela Loran
Produtores: Volf Entertainment, Stopline Films, Visom Digital e Multiphocus
Numa comunidade do Rio de Janeiro, Didi quer viver de forma honesta, contrariando a vida levada por seu irmão. Ele emprega-se numa corretora envolvida com práticas de corrupção e envolve-se com a cantora transgênero Paulina, filha de um bicheiro e que onha com uma carreira internacional na música.
21h10m
NOSSO SONHO – A HISTÓRIA DE CLAUDINHO E BUCHECHA
Direção: Eduardo Albergaria
Elenco: Juan Paiva, Lucas Penteado, Tatiana Tiburcio, Nando Cunha e Lellê Landim, entre outros
Produtora: Urca Filmes
A cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior dupla do estilo musical conhecido como funk melodi, acompanha o início da amizade entre os dois até a consagração dos artistas que tornaram-se símbolos para os jovens das periferias do Rio de Janeiro
25\11 (SÁBADO)
16h
DE PAI PARA FILHO
Direção: Paulo Halm
Elenco: Juan Paiva, Marco Ricca, Valentina Vieira, Miá Mello e Thiago Fragoso, entre outros
Produtora: Canhota Filmes
José vem ao Rio de Janeiro receber as cinzas do pai morto, que o abandonara quando criança. Ele não sabe como realizar o último desejo do patriarca, com quem não estabeleceu vínculos afetivos, e, para tanto, contará com a ajuda da pequena Kat, que foi aluna de seu pai. O rapaz reconcilia-se com a figura paterna e envolve-se com a mãe de Kat.
18H30M
VERMELHO MONET
Direção: Halder Gomes
Elenco: Chico Diaz, Maria Fernanda Cândido, Samantha Müller e Gracinda Nave, entre outros
Produtora: Glaz Entretenimento
Johannes é um pintor decadente, que enfrenta questões de saúde, e que vê em Florence, uma atriz às voltas com um grande papel, a modelo ideal para sua obra-prima. O plano de realizar tal obra desperta o interesse de Antoinette, marchand com faro para grandes obras.
21H30M
TIRE 5 CARTAS
Direção: Diego Freitas
Com Lilia Cabral, Stepan Nercessian, Cláudia Di Moura, Sérgio Malheiros e Giulia Bertolli e grande elenco
Produtoras: Guarnicê Produções e EH! Filmes
Fátima é uma mulher de 60 anos que não realizou o sonho de ser cantora e que vive de tirar as cartas para ver o futuro dos clientes, cujas informações são tiradas por ela das redes sociais. Um fato leva ela e o marido a voltarem ao Maranhão, onde vivem inesperadas aventuras.
26\11 (DOMINGO)
14h
O MÁGICO DI Ó
Direção: Pedro Vasconcelos
Com Luiza Porto, Elton Towersey, Luiz Vizotto e Diego Rodda, entre outros
Produtora: Boa Ideia Entretenimento
O filme é uma adaptação para o cinema da montagem teatral do cordel homônimo, escrito por Frank Baum a partir do clássico “O Mágico de Oz”. Na trama, um grupo de retirantes deixa o Nordeste rumo a São Paulo numa alegoria abrasileirada do clássico da literatura e do cinema.
19H
ANGELA
Direção: Hugo Prata
Com Ísis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Bianca Bin, Chris Couto e grande elenco
Produtora: Downtown Filmes
O longa relata o crime que resultou na morte da socialite Angela Diniz cometido pelo seu então namorado, Raul Street, o Doca, em Búzios, na Costa Verde fluminense. O crime chocou o país e suscitou discussões em prol de mudanças nas leis penais a fim de combater o feminicídio no país.
MOSTRA PAULO CESAR SARACENI
LOCAL: CENTRO CULTURAL RAUL DE LEONI
24\11 (SEXTA-FEIRA)
14H
O VIAJANTE
Com Marília Pêra, Nelson Dantas, Leandra Leal e Ricardo Graça Mello, entre outros
Um forasteiro chega a uma pequena cidade despertando paixões em duas mulheres de gerações e classes sociais diferentes. Uma delas é DoriAna, viúva rica e orgulhosa. Da outra, a jovem Sinhá, ele conquista o coração.
25\11 (SÁBADO)
14h
ARRAIAL DO CABO (curta)
Codirigido com Mário Carneiro e estrelado por Italo Rossi
Uma produtora de sal marinho estabelece-se na cidade criando uma divisão entre duas classes sociais: a de operários e a dos pescadores locais
AO SUL DO MEU CORPO
Com Othon Bastos, Paulo César Pereio e Nuno Leal Maia e
Um jovem, recém-chegado de uma temporada de estudos na Europa, é convidado a visitar um antigo professor. No local, o visitante descobre que o mestre precisou ausentar-se e é convidado a permanecer por sua mulher, com quem acaba por envolver-se.