Raquel Monteiro e Lizia Bueno são jovens atrizes que estão no elenco da peça “O Tartufo”, de Molière, dirigida por Bruce Gomlevsky, no Centro Cultural da Justiça Federal,. A história retrata um personagem memorável, Tartufo, um hipócrita convincente que usa sua falsa devoção para conquistar uma família ingênua e controlar suas vidas. A peça apresenta uma realidade bem conhecida no Brasil, onde religião e poder constantemente se misturam.
Raquel interpretou Renata na série “Os Outros”, da Globo e foi Sarah Kubitschek na novela “Amor Perfeito”. Ela diz: “Na tv, tudo é muito sutil. O olhar conta muito, os detalhes da expressão. Já no teatro, tudo precisa ser maior, mais expansivo. São tipos diferentes de expressividade. Ambos são maravilhosos de fazer”, diz Raquel. Lizia participou da novela “Amor de Mãe”, no papel de Simone, contracenando com Chay Suede. Segundo ela, “A diferença mais significativa entre o teatro e o audiovisual é o tempo e a possibilidade de repetição. A cada apresentação, a cada temporada, você acaba se aprofundando mais na vida interior do personagem de teatro. Na TV o processo é mais ágil e espontâneo, e é encantador descobrir novos elementos sobre a personagem à medida que o roteiro evolui.”
O elenco da peça, que fica em cartaz até 10 de dezembro, de sexta a domingo, às 19 horas, é formado pelo “Coletivo Descalços” que conta com outros dez jovens atores, além de Raquel e Lizia. São eles: Agnes Brichta, Julia Marton, Léa Nogueira, Livia Ferrari Interlenghi, Lucas Cetraro, Lucca Martorello, Mari Castanheira, Oton Duarte, Paulo Tarsia, e Gaspar.
Nas sessões do próximo final de semana, dias primeiro, dois e três de dezembro, “O Tartufo” terá tradução em libras.