O Best Wines – BW é o maior e mais importante concurso de avaliação de vinho profissional da América Latina. O BW visa destacar os melhores rótulos do setor, de forma justa e imparcial em uma degustação às cegas.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio e, para participar, os vinhos candidatos devem atender a alguns pré-requisitos: serem produzidos a partir de uvas viníferas, terem uma produção mínima de mil garrafas e precisam estar no mercado há pelo menos três meses antes do concurso.
A Seleção
São 36 categorias, os rótulos de vinhos do Brasil, Argentina e Chile podem escolher somente uma para competir. O concurso conta com 3 etapas, todas em São Paulo. A rigorosa avaliação às cegas não tem nenhum conhecimento prévio sobre a origem das amostras, somente a experiência de impressões sensoriais.
No júri, uma equipe de grandes nomes da cultura vinícola, como Marcelo Copello, Ricardo Castilho, entre outros destaques do Brasil, Argentina e Chile que representarão diversas etnias e gêneros. Eles são responsáveis pelas pontuações dos rótulos que variam de 0 a 100.
As Premiações
Cada vinho receberá um selo e um diploma com sua pontuação de 0 a 100. Os melhores do concurso receberão os selos “Six Stars”, “Grande Escolha” ou “Boa Compra”. O vinho com maior pontuação na categoria receberá o título de “Melhor da Categoria”. Além do prestígio e cunho de qualidade, os rótulos vencedores receberão um selo BW para divulgação, um diploma com a pontuação alcançada e a inclusão de um QR Code nos selos, com o intuito de proporcionar experiências de realidade virtual relacionadas aos vinhos premiados.
Organizado pelos grupos de mídia Grupo Baco e Mundo MESA, todos especializados em enogastronomia, o concurso está em sua segunda edição e conta com Alexandre Santucci como CEO do projeto.
“Primeiro é preciso destacar a importância de uma premiação como o Best Wines BW, não só pela seriedade das degustações às cegas, mas pelo time de jurados capitaneados pelo Ricardo Castilho e Marcelo Copello. Particularmente espero contribuir sensivelmente com o crescimento dos participantes, espero que consigamos grande participação de produtores que não estavam na edição passada, principalmente do Brasil, como a Serra da Mantiqueira e os vinhos de Altitude (SC), além claro dos importadores brasileiros de vinhos do cone Sul. E claro, estou muito feliz com o desafio, e mais ainda com a oportunidade de fazer parte de um movimento histórico pelo vinho no Brasil”, afirma o CEO Alexandre Santucci.
SERVIÇO
Instagram: @bestwinesbw
E-mail: [email protected]
Site: www.bestwinesbw.org