No ano em que completaria 85 anos de vida (30 de julho de 2024), tendo partido em 2022, o renomado cineasta americano Peter Bogdanovich é homenageado em retrospectiva inédita na Cidade Maravilhosa, entre 23 de julho e 4 de agosto, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Considerado um dos mais influentes diretores da chamada Nova Hollywood — movimento cinematográfico que renovou significativamente a produção técnica e estética da indústria de cinema dos Estados Unidos, na década de 1970, após vivenciar uma profunda crise econômica e de paradigmas na primeira metade dos anos 1960 —, Bogdanovich será revisitado em 13 longas-metragens, além de ser tema de debate e uma masterclass. Dentro da programação, está a distribuição de catálogo especial com textos inéditos sobre o cineasta, ainda pouco estudado no Brasil. A entrada é gratuita. Informações detalhadas sobre a mostra e a programação estão no site https://www.caixacultural.gov.
Sob curadoria do professor de cinema da PUC-Rio Pedro Henrique Ferreira, a mostra põe uma lupa sobre o trabalho do realizador americano, um visionário do cinema que aperfeiçoou a arte de olhar para o passado e o futuro ao mesmo tempo. Peter Bogdanovich era um amante do cinema e fazia um trabalho intelectual rigoroso — foi crítico de cinema atuante em diversos meios, incluindo na revista Cahiers du Cinéma, historiador e pesquisador, tendo realizado entrevistas profundas para o documentário Dirigido por John Ford, os livros Este é Orson Welles e Afinal, quem faz os filmes, entre outros. Durante a carreira, transitou por filmes de baixo orçamento produzidos por Roger Corman (Na mira da morte), pelos que se tornaram clássicos (A última sessão de cinema e Lua de papel) e também pelas comédias (Essa pequena é uma parada, Muito riso e muita alegria, Impróprio para menores), mostrando sua versatilidade sem nunca perder o rigor artístico.
Bogdanovich (30 de julho de 1939 — 6 de janeiro de 2022) era um cinéfilo devoto. Sua carreira multifacetada incluiu trabalhos como diretor, produtor, escritor e ator. Sua paixão pelo cinema o levou a defender fervorosamente os cineastas e suas obras. “Nos EUA da década de 1960 e através do seu trabalho no MoMA de Nova York, Bogdanovich foi um dos responsáveis pela formação do cânone do cinema clássico norte-americano, pela valorização de diretores como Alfred Hitchcock, Howard Hawks, John Ford e, principalmente, Orson Welles, que se tornou uma figura paternal para ele”, relata o curador.
E muitos de seus pares do mundo do cinema são fãs do cineasta. Para citar alguns dos mais conhecidos de hoje: Quentin Tarantino, Wes Anderson e Noah Baumbach. Bogdanovich também deixou sua marca na televisão, no papel do Dr. Elliot Kupferberg, na série Família Soprano. Como escritor, contribuiu com roteiros e colaborou para a Esquire, além de publicar livros importantes, como Who the Hell’s In It e Who the Devil Made It.
“A mostra é uma homenagem a este grande cineasta, cujas obras, muitas vezes menos conhecidas por aqui, são fundamentais para a compreensão do cinema americano das décadas de 1960 e 1970. Esta é uma oportunidade para o público brasileiro conhecer mais sobre a vasta e rica contribuição de Bogdanovich ao cinema mundial”, explica Pedro.
A morte de Peter Bogdanovich, aos 82 anos, foi uma grande perda para o mundo do cinema. No entanto, seu legado intelectual e cinematográfico continua a inspirar novas gerações. Bogdanovich foi crucial na formação do modelo do cinema clássico norte-americano e teve papel seminal na transição para a Nova Hollywood.
SOBRE O CURADOR Pedro Henrique Ferreira é professor no curso de Estudos de Mídia da PUC-Rio. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense e mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi redator da Revista Cinética entre 2011 e 2022 e, desde 2023, é editor da Abismu. Foi curador de diversas mostras, retrospectivas e cineclubes na Caixa Cultural Rio de Janeiro, CCBB e Instituto Goethe. É também sócio fundador da Dilúvio Produções. Dirigiu e roteirizou as séries de televisão Seis propostas para um mundo possível e Lost+Found, entre outros filmes e projetos audiovisuais.
|
A morte de Peter Bogdanovich, aos 82 anos, foi uma grande perda para o mundo do cinema. No entanto, seu legado intelectual e cinematográfico continua a inspirar novas gerações. Bogdanovich foi crucial na formação do modelo do cinema clássico norte-americano e teve papel seminal na transição para a Nova Hollywood.
SOBRE O CURADOR Pedro Henrique Ferreira é professor no curso de Estudos de Mídia da PUC-Rio. É doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense e mestre pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi redator da Revista Cinética entre 2011 e 2022 e, desde 2023, é editor da Abismu. Foi curador de diversas mostras, retrospectivas e cineclubes na Caixa Cultural Rio de Janeiro, CCBB e Instituto Goethe. É também sócio fundador da Dilúvio Produções. Dirigiu e roteirizou as séries de televisão Seis propostas para um mundo possível e Lost+Found, entre outros filmes e projetos audiovisuais.
|
|
ATIVIDADES PARALELAS Masterclass: Uma Análise de Estilo — O Cinema de Bogdanovich, com Hernani Heffner Quinta-Feira, 25 de julho 18h — Masterclass: Uma Análise de Estilo — O Cinema de Peter Bogdanovich
A Masterclass com Hernani Heffner (diretor da Cinemateca do MAM) promoverá uma imersão no trabalho de Bogdanovich como diretor de cinema, acompanhando sua trajetória cinematográfica e empreendendo uma análise do seu lugar na historiografia, sob o ponto de vista estético, temático e filosófico.
Debate: As Mil Faces de Bogdanovich, com Pablo Gonçalo e Pedro Butcher Sábado, 27 de julho 17h30 — Debate: As Mil Faces de Bogdanovich Com o jornalista e pesquisador Pedro Butcher e o escritor e professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília Pablo Gonçalo. O debate irá se debruçar sobre as múltiplas atuações de Bogdanovich na atividade cinematográfica, que extrapolam os filmes que dirigiu, indo do seu trabalho como crítico nas revistas Cahiers du Cinéma, Film Culture e outros veículos, passando pelos seus esforços intelectuais como curador nas retrospectivas que empreendeu no MoMA, em Nova York, e as publicações/pesquisas sobre outros cineastas (Orson Welles, Howard Hawks, John Ford, Buster Keaton, etc.), até sua formação como ator, sob a tutela da escola de Stella Adler e os trabalhos e personagens que encarnou ao longo de sua trajetória.
Bate-Papos após Sessões
Quinta-feira, 1º de agosto
17h — Após a sessão de O tatuado, com o curador Pedro Henrique Ferreira
Domingo, 4 de agosto
15h10 — Após a sessão de Lua de papel, com a Prof. Lúcia Monteiro (UFF-RJ)
Sessão Acessibilidade
Quarta-feira, 31 de julho
14h — Marcas do destino, com audiodescrição e legenda descritiva
SERVIÇO Mostra Peter Bogdanovich — Uma Vida para o Cinema Data: 23 de julho a 4 de agosto Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro — Unidade Passeio — Rua do Passeio, 38 — Centro, Rio de Janeiro/RJ Acesso para pessoas com deficiência Entrada gratuita Horários da bilheteria: terça a sábado, 13h às 19h; domingos e feriados, 13h às 17h Retirada de ingressos: a partir de 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada Informações: (21) 3980-2069 e (21) 3980-2019 |
SINOPSES
NA MIRA DA MORTE 1968 EUA Colorido Título Original: Targets Duração: 91 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Peter Bogdanovich / Argumento: Polly Platt e Peter Bogdanovich / Produção: Peter Bogdanovich / Design de Produção: Polly Platt / Direção de Fotografia: László Kóvacs / Som: Sam Kopetzky / Assistência de Direção: Frank Marshall Com Tim O’Kelly, Boris Karloff e Nancy Hsueh Byron Orlok é um velho astro do cinema de horror que está pensando em se aposentar. Bobby Thompson é um veterano de guerra cuja obsessão por armas de fogo está se transformando em uma realidade perigosa. Os caminhos de Orlok e Thompson se cruzam quando Orlok faz uma aparição especial no cinema drive-in onde Thompson está à espera com seu arsenal. Classificação Etária: 14 anos
A ÚLTIMA SESSÃO DE CINEMA 1971 EUA P&B Título Original: The Last Picture Show Duração: 126 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Larry McMurtry e Peter Bogdanovich / Produção Executiva: Bert Schneider / Produção: Stephen J. Friedman / Design: Polly Platt / Direção de Fotografia: Robert Surtees / Direção de Arte: Walter Scott Herndon / Montagem: Donn Cambern Com Jeff Bridges, Timothy Burrows, Cybill Shepherd, Cloris Leachman e Ben Johnson Em 1951, três jovens — o enigmático Sonny Crawford, o atleta Duane Jackson e a rica Jacy Farrow — vivem o fim da adolescência em Anarene, pequena e decadente cidade do Texas. O filme venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Ben Johnson) e o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Cloris Leachman). Adaptação do romance homônimo de Larry McMurtry. Classificação Etária: 14 anos
ESSA PEQUENA É UMA PARADA 1972 EUA Colorido Título Original: What’s Up, Doc? Duração: 93 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Buck Henry, David Newman e Robert Benton / Argumento: Peter Bogdanovich / Produção: Peter Bogdanovich / Design de Produção: Polly Platt / Direção de Fotografia: László Kóvacs / Direção de Arte: Herman A. Blumenthal / Som: Les Fresholtz / Montagem: Verna Fields Com Barbra Streisand, Ryan O’Neal e Madeline Kahn O musicólogo Howard Bannister viaja até São Francisco com a noiva, Eunice Burns, para tentar obter uma bolsa de pesquisa no valor de 20 mil dólares. Suas chances parecem diminuir bruscamente quando encontra a jovem Judy Maxwell, que transforma em caos qualquer lugar por onde passa. A troca de quatro bagagens no hotel onde Howard e Eunice estão hospedados leva ao sumiço de documentos secretos e joias, causando uma grande confusão. Divertida homenagem de Bogdanovich aos clássicos da comédia screwball, como Levada da breca e Núpcias de escândalo. Classificação Etária: 10 anos
LUA DE PAPEL 1973 EUA P&B Título Original: Paper Moon Duração: 102 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Alvin Sargent / Produção: Peter Bogdanovich / Design de Produção: Polly Platt / Direção de Fotografia: László Kóvacs / Som: Kay Rose e Frank Warner / Montagem: Verna Fields Com Ryan O’Neal, Tatum O’Neal e Madeline Kahn Durante a Grande Depressão dos Estados Unidos, a pequena Addie Loggins fica sob os cuidados de Moses Pray, que viaja pelo Kansas com um carro repleto de bíblias de luxo, aplicando golpes em viúvas. Para sobreviver, Addie e Moses precisam formar uma verdadeira parceria. Baseado no romance Addie Pray, de Joe David Brown. Venceu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação de Tatum O’Neal. Classificação Etária: 14 anos
NO MUNDO DO CINEMA 1976 EUA, REINO UNIDO P&B Título Original: Nickelodeon Duração: 125 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: W. D. Richter e Peter Bogdanovich / Produção: Irwin Winkler e Robert Chartoff / Direção de Fotografia: László Kóvacs / Direção de Arte: Richard Berger / Montagem: William Carruth Com Ryan O’Neal, Burt Reynolds, Tatum O’Neal, John Ritter e Stella Stevens Estados Unidos, 1914. Um advogado descobre sua real vocação: escrever roteiros de uma arte recém-descoberta, o cinema. Baseando-se em causos contados pelos diretores Allan Dwan e Raoul Walsh, Bogdanovich realiza uma divertida e belíssima homenagem aos pioneiros do cinema mudo estadunidense. Classificação Etária: Livre
O TATUADO 1979 EUA Colorido Título Original: Saint Jack Duração: 114 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Howard Sackler, Paul Theroux e Peter Bogdanovich / Produção Executiva: Hugh. M. Hefner e Edward L. Rissien / Produção: Roger Corman / Direção de Fotografia: Robby Müller / Direção de Arte: David Ng / Som: Jean-Pierre Ruh / Montagem: William Carruth Com Ben Gazzara, Denholm Elliott e James Villiers Na Singapura dos anos 70, Jack Flowers, um trapaceiro americano, sonha em fazer fortuna administrando um bordel para retornar aos Estados Unidos e levar uma vida de luxo. O que parecia um negócio lucrativo logo se revela um problema. Baseado no romance Saint Jack, de Paul Theroux. Classificação Etária: 16 anos
MUITO RISO E MUITA ALEGRIA 1981 EUA Colorido Título Original: They All Laughed Duração: 115 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Peter Bogdanovich / Produção: George Morfogen e Blaine Novak / Direção de Fotografia: Robby Müller / Direção de Arte: Kurt Lundell / Montagem: Scott Vickrey, William Carruth e Robert Barrere Com Audrey Hepburn, Ben Gazzara, John Ritter, Patti Hansen e Dorothy Stratten John Russo e Charles Rutledge são detetives particulares que percorrem Manhattan seguindo duas mulheres, Angela e Dolores. Contratados pelos maridos das duas, acabam por se envolver com as mulheres que deveriam investigar. Um dos últimos trabalhos de Audrey Hepburn. Classificação Etária: 14 anos
MARCAS DO DESTINO 1985 EUA Colorido Título Original: Mask Duração: 126 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Anna Hamilton Phelan / Produção: Martin Starger e Howard Alston / Direção de Fotografia: László Kóvacs / Direção de Arte: Norman Newberry / Som: Glen Glenn / Montagem: Barbara Ford Com Cher, Eric Stoltz e Sam Elliott Ao som de canções de Bruce Springsteen, Rocky Dennis, um adolescente que sofre de displasia craniodiafisária, doença óssea rara, e sua orgulhosa mãe, a motociclista Rusty, enfrentam os preconceitos da sociedade. Vencedor do Oscar de Melhor Maquiagem e do prêmio de Melhor Atriz (Cher) no Festival de Cannes. Classificação Etária: 14 anos
TEXASVILLE 1990 EUA Colorido Título Original: Texasville Duração: 150 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Peter Bogdanovich / Produção Executiva: Jake Eberts e William Peiffer / Produção: Barry Spikings e Peter Bogdanovich / Design de Produção: Phedon Papamichael / Direção de Fotografia: Nicholas Von Sternberg / Montagem: Richard Fields Com Jeff Bridges, Cybill Shepherd e Timothy Bottoms Quase vinte anos depois de A última sessão de cinema, Bogdanovich retorna aos mesmos personagens para mostrar as transformações por que passaram na vida, das derrotas e compromissos aos romances e traições. Divorciada, Jacy Farrow retorna a Anarene, sua cidade de origem no Texas, e reencontra Duane Jackson. Também adaptado do romance homônimo de Larry McMurtry. Classificação Etária: 16 anos
IMPRÓPRIO PARA MENORES 1992 EUA Colorido Título Original: Noises Off… Duração: 103 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Marty Kaplan / Produção Executiva: Kathleen Kennedy e Peter Bogdanovich / Produção: Frank Marshall / Design de Produção: Norman Newberry / Direção de Fotografia: Tim Suhrstedt / Direção de Arte: Daniel E. Maltese / Montagem: Lisa Day Com Michael Caine, Carol Burnett e Denholm Elliott Contratado para levar uma peça britânica para os Estados Unidos, o nervoso diretor de teatro Lloyd Fellowes faz de tudo para controlar um grupo de atores excêntricos, mas o caos dos ensaios ameaça a apresentação de estreia na Broadway. Adaptado da peça de Michael Frayn. Classificação Etária: 14 anos
UM SONHO, DOIS AMORES 1993 EUA Colorido Título Original: The Thing Called Love Duração: 114 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Carol Heikkinen / Produção Executiva: George Folsey Jr. / Produção: John Davis / Design de Produção: Michael Seymour / Direção de Fotografia: Peter James / Direção de Arte: Thomas P. Wilkins / Montagem: Terry Stokes Com River Phoenix, Samantha Mathis, Dermot Mulroney e Sandra Bullock Miranda Presley tem o sonho de ser uma estrela da música country e se muda de Nova York para Nashville, no Tennessee. Lá, ela começar a trabalhar como garçonete e conhece Kyle Davidson, James Wright e Linda Lue Linden, que compartilham as mesmas aspirações que ela. Enquanto os quatro amigos tentam encontrar seu lugar na cena musical de Nashville, Kyle e James disputam o amor de Miranda. Classificação Etária: 14 anos
O MIADO DO GATO 2001 REINO UNIDO, ALEMANHA Colorido Título Original: The Cat’s Meow Duração: 103 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Steven Peros / Produção Executiva: Wieland Schulz-Keil e Michael Paseornek / Produção: Kim Bieber, Carol Lewis, Dieter Meyer e Julie Baines / Design de Produção: Jean-Vincent Puzos / Direção de Fotografia: Bruno Delbonnel / Direção de Arte: Susanne Hopf / Montagem: Edward Norris Com Kirsten Dunst, Cary Elwes e Edward Herrmann Em novembro de 1924, o magnata das comunicações William Randolph Hearst oferece uma viagem em seu iate Oneida. Entre os convidados da excursão, estão Charles Chaplin, a vedete Marion Davies, amante de Hearst, o produtor de cinema Thomas Ince, a colunista social Louella Parsons e a romancista inglesa Elinor Glyn. Hearst desconfia que sua amante o trai com Chaplin, que passa a ser alvo da vigilância de Ince, até que um tiro é ouvido no iate. Classificação Etária: 16 anos
UM AMOR A CADA ESQUINA 2014 EUA Colorido Título Original: She’s Funny That Way Duração: 94 min. Direção: Peter Bogdanovich / Roteiro: Louise Stratten e Peter Bogdanovich / Produção Executiva: Wes Anderson, Noah Baumbach, Cassian Elwes, Robert Ogden Barnum, Jacob Pechenik, Aldy Neuberger, Brice Sanderford, Najeeb Thomas, Charles Caplinger, Jess Rice, Christa Campbell, Lati Grobman, Nils Dünker, Josef Steinberger e George Steiner / Produção: Logan Levy, Holly Wiersma, Louise Stratten e George Drakoulias / Design de Produção: Jane Musky / Direção de Fotografia: Yaron Orbach / Direção de Arte: Ryan Heck / Música: Edward Shearmur / Montagem: Nick Moore e Pax Wassermann Com Imogen Poots, Owen Wilson e Jennifer Aniston Isabella Patterson mora com os pais e trabalha, às escondidas, como garota de programa. Ao ser contratada para acompanhar o diretor teatral Arnold Albertson, é surpreendida com a proposta feita por ele de que lhe daria US$ 30 mil caso ela deixasse a prostituição. Algum tempo depois, os dois se reencontram por acaso. Classificação etária: 14 anos
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 23 de julho 15h — Marcas do Destino (126 minutos) — 14 anos 17h30 — Sessão de Abertura: Lua de Papel (102 minutos) — 14 anos
Quarta-feira, 24 de julho 15h40 — Um Amor a cada Esquina (94 minutos) — 14 anos 17h40 — Impróprio para Menores (103 minutos) — 14 anos
Quinta-feira, 25 de julho 13h30 — No Mundo do Cinema (125 minutos) — Livre 16h — Essa Pequena é uma Parada (93 minutos) — 10 anos 18h — Masterclass: Uma Análise de Estilo — O Cinema de Peter Bogdanovich, com Hernani Heffner
Sexta-feira, 26 de julho 13h — O Miado do Gato (103 minutos) — 16 anos 15h10 — Muito Riso e Muita Alegria (115 minutos) — 14 anos 17h30 — A Última Sessão de Cinema (126 minutos) — 14 anos
Sábado, 27 de julho 13h20 — O Tatuado (114 minutos) — 16 anos 15h40 — Na Mira da Morte (91 minutos) — 14 anos 17h30 — Debate: As Mil Faces de Bogdanovich, com Pablo Gonçalo e Pedro Butcher
Domingo, 28 de julho 13h30 — Um Sonho, Dois Amores (114 minutos) — 14 anos 16h — Essa Pequena É uma Parada (93 minutos) — 10 anos
Terça-feira, 30 de julho 15h — No Mundo do Cinema (125 minutos) — Livre
Quarta-feira, 31 de julho 14h — Marcas do Destino (126 minutos) — 14 anos — Sessão Acessibilidade, com audiodescrição e legenda descritiva 17h — Texasville (150 minutos) — 16 anos
Quinta-feira, 1 de agosto 13h — O Miado do Gato (103 minutos) — 16 anos 15h10 — Na Mira da Morte (91 minutos) — 14 anos 17h — O Tatuado (114 minutos) — 16 anos — Sessão seguida de bate-papo com o curador Pedro Henrique Ferreira
Sexta-feira, 2 de agosto 15h — Muito Riso e Muita Alegria (115 minutos) — 14 anos 17h30 — Um Sonho, Dois Amores (114 minutos) — 14 anos
Sábado, 3 de agosto 14h — A Última Sessão de Cinema (126 minutos) — 14 anos 16h30 — Texasville (150 minutos) — 16 anos
Domingo, 4 de agosto 13h — Impróprio para Menores (103 minutos) — 14 anos 15h10 — Lua de Papel (102 minutos) — 14 anos — Sessão seguida de bate-papo com Lúcia Monteiro |