OSB Jovem apresenta concerto com obras de Mozart e Dvořák na Sala Cecília Meireles

Com regência de Anderson Alves, a apresentação contará com os pianistas Linda Bustani e Willian Lizardo como solistas. A Shell é a Mantenedora da OSB Jovem

OSB Jovem - Cidade das Arte
OSB Jovem - Cidade das Artes - Foto de Renato Mangolin

No dia 28 de julho, às 11h, a Sala Cecília Meireles será palco de mais uma apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. Sob regência de Anderson Alves, o programa será composto pelo Concerto para dois pianos nº 10, de Mozart, tendo Linda Bustani e Willian Lizardo como solistas, e pela Sinfonia nº 9 “Novo Mundo” de Dvořák.

A primeira obra a ser interpretada será o Concerto para 2 pianos nº 10, de Wolfgang Amadeus Mozart. Composto em 1779, trata-se de uma peça vibrante que destaca a interação dinâmica e a harmonia entre os dois pianistas acompanhados pela orquestra. Conhecida por sua alegria e complexidade, a obra é um excelente exemplo do estilo clássico de Mozart, com passagens melódicas cativantes e diálogos intrincados entre os solistas.

Após o intervalo, a orquestra apresentará a Sinfonia nº 9 ‘Novo Mundo’ Op. 95″ de Dvořák. Composta em 1893, durante a estadia de Dvořák nos Estados Unidos, esta sinfonia é uma fusão inovadora de temas americanos com a música tradicional europeia. A sinfonia é conhecida por suas melodias evocativas e sua habilidade em capturar a essência da experiência americana, incluindo influências da música folclórica e espiritual. É uma obra que transmite uma sensação de descoberta e esplendor, refletindo tanto a nostalgia da terra natal quanto a admiração pelo novo mundo que Dvořák explorava.

OSB JOVEM:

Em 2024, a OSB Jovem realiza seu segundo ano de atividades com temporada própria e mentoria de músicos da OSB. O grupo reúne 50 músicos em busca de desenvolvimento musical, prática orquestral e perspectiva de carreira que foram selecionados levando em conta critérios de diversidade e inclusão social. Com o retorno da OSB Jovem, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira reafirma seu compromisso com a educação musical, presente em tantos outros projetos. A Shell é mantenedora do projeto. “Estamos muito felizes em poder contribuir com a continuidade da OSB Jovem por mais um ano. É um projeto que engloba vários de nossos objetivos com patrocínios culturais; uma iniciativa que impulsiona vidas, traz a diversidade e a inclusão de grupos minoritários e promove o desenvolvimento humano através da cultura. Nós acreditamos na força da cultura como fator transformador da sociedade e a OSB Jovem é o reflexo dessa transformação na vida desses jovens e das suas famílias.” – comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação da Shell Brasil.

Saiba mais em

www.osb.com.br

www.conexõesmusicais.com.br 

PROGRAMA:

WOLFGANG AMADEUS MOZART – Concerto para 2 pianos N.10, K365/316a 

  1. Allegro

  2. Andante

  3.  Rondo-Allegro

– Intervalo – 

ANTONÍN DVOŘÁK – Sinfonia N.9. “Novo Mundo” Op. 95 

  1. Adagio

  2. Largo

  3. Scherzo. Molto Vivace

  4. Allegro con fuoco     

SERVIÇO:

OSB Jovem na Sala Cecília Meireles

  • Dia 28 de julho (domingo) – 11h
  • Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
  • Ingressos: R$10,00 inteira e R$5,00 meia
  • (Disponíveis na bilheteria da Sala e no site Eleven Tickets)