EP “#estudeofunk convida Juste Shani” chega às plataformas 

Parceria entre rapper francesa e programa de aceleração artística com apoio da Aliança Francesa chega às plataformas em 19 de julho

EP “#estudeofunk convida Juste Shani” chega às plataformas

O #estudeofunk lança no dia 19 de julho o EP “#estudeofunk convida Juste Shani”, com a rapper francesa que participou de song camp com os artistas do programa, em parceria com a Aliança Francesa. Ela desenvolveu, ao lado de seus músicos  Ben e MNK, um repertório de quatro músicas com MC Lizzie, o beatmaker Ardo, MC Gut, MC Jhaisy, DJ Kalu, Krika e Wes, artistas do #estudeofunk. 

Shani passou três dias no hub do programa, na Fundição Progresso, em uma troca de experiências com a qual teve grande identificação: “Na França, me beneficiei de programas semelhantes para me ajudar a iniciar minha carreira. Acho ótimo que jovens artistas tenham acesso a um local tão profissional para desenvolver sua arte”, afirma Shani. 

Referências da cultura urbana francesa e carioca estão no EP

Shani mistura influências que vão do reggaeton até o funk carioca. Foi finalista do prêmio Buzz Booster 2021, vencedora do tour RADAR 2022 e do dispositivo Rappeuses en Liberté 2022. Além disso, em 2023, lançou a música “Joga Bonito”, uma celebração da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2023, demonstrando sua paixão pelo esporte e pela música. 

Ela conta que o song camp foi intenso e de boas energias: “Mesmo sem nos conhecer anteriormente, conseguimos criar uma grande conexão em apenas duas tardes. Pessoalmente, foi um grande desafio para mim escrever em tão pouco tempo e graças a esta experiência, aprendi a criar mais rapidamente e a utilizar a energia do momento”, comenta. 

Além das músicas “Melodia de bandida”, “⁠Bonjour”, “Do it better” e “⁠Merci au revoir”, o lançamento traz também clipes com cenas gravadas durante os encontros. Com beats e mensagens sensuais cantadas em português, francês e inglês, as músicas falam do encontro entre o funk carioca e o rap francês, e brincam com a chegada de Shani ao baile funk. O destaque é “Melodia de Bandida”, parceria com Krika e Mc Lizzie, que traz o estilo black girl power. “Da França pro Santo Amaro”, como diz a letra, as conexões culturais entre França e Brasil são explicitadas tanto na mistura das batidas, do funk carioca e do eletrônico das pistas europeias, quanto no canto, quando português e francês se encaixam com perfeição, como se a mensagem fosse passada numa língua única. 

Artistas do programa percebem crescimento profissional com a parceria 

Quando eu recebi o convite para o camp com Juste Shani, não tive palavras pra explicar minha felicidade. É muito louco olhar pra trás e ver essas conquistas que vieram através do #estudeofunk e saber que minha voz vai ser ouvida na França e em tantos lugares. Tem noção de como isso é importante pra alguém que nunca saiu do Rio de Janeiro?!”, vibra MC Jhaisy. 

Francês morando no Brasil, Ardo é um dos artistas do #estudeofunk que participa do EP e achou incrível a experiência de criar tanto em tão pouco tempo: “ Foi interessante ver a mistura do som francês e brasiliero acontecendo. O resultado é um bom mix entre o funk carioca e os estilos mais populares na Europa”. 

“Foi uma oportunidade única de fortalecer os laços entre a música urbana feita no Brasil e na França e as músicas com Juste Shani serão lançadas durante o verão europeu, que tem tudo a ver com o clima da parceria. É uma enorme ativação de mercado e estamos empolgadíssimos com isso!” diz Vanessa Damasco, Diretora Geral do #estudeofunk e curadora dos Camps junto com Ju Dorotea, Diretora Musical dos três EPs em lançamento. 

Encontro teve parceria do programa com a Aliança Francesa 

song camp foi realizado através de parceria com a Aliança Francesa Brasil e Embaixada da França no Brasil, que apoiou a turnê de Juste Shani no Brasil em março deste ano. Mais do que uma cantora de kicker, Shani é uma apaixonada pelo futebol, pela dança e pelas noites “open mic” de Paris. Radiante e comprometida, ela luta pelo direito de ser autêntica e desafia os padrões impostos pela sociedade. 

Sua música é uma fusão de trap e narrativa poderosa, atraindo tanto os fãs do rap quanto os amantes das letras. No palco, seu carisma e magnetismo natural cativam o público, como foi evidenciado quando ela abriu para o IAM no lendário L’Olympia, e nos maiores festivais como Solidays 2022, Lollapalooza 2022, Les Ardentes 2023 e La Fête de L’Huma 2023. 

O projeto #estudeofunk tem o patrocínio da BEATS, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e Programa Olhos D’água – Rede Nacional das Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, do Governo Federal e do Ministério da Cultura através da Lei nº 12.343 de 02/12/2010. O Camp conta com a parceria da Aliança Francesa Brasil e da Embaixada da França no Brasil. A idealização e realização é da Fundição Progresso e Viva Brasil.

PRÉ-SAVE 

Sobre o selo Fundisom: O #estudeofunk conta com a produção fonográfica do selo Fundisom. Fundado em 2022, o selo musical independente, que nasce da parceria com a Fundição Progresso, visa impulsionar projetos e novidades que fluem no cenário artístico do Rio de Janeiro. O selo atua no registro ao vivo de shows, na preservação da memória musical da casa de espetáculos, de seus projetos e na projeção de artistas. 

Sobre a Aliança Francesa: Com 138 anos de atividades no Brasil, a Aliança Francesa é uma referência na difusão da língua francesa e das culturas francófonas.  Possui, atualmente, mais de 830 unidades em 132 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos.  Na França, conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros e no Brasil possui a maior rede mundial de Alianças Francesas, com 37 associações e 68 unidades. É a única Instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França a aplicar os exames de conferem acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional Francês.  Além disso, é centro de exames oficiais para as diversas modalidade do TCF, destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples e segura seus conhecimentos de francês por razões pessoais, profissionais ou de estudo. 

Serviço:

EP “#estudeofunk convida Juste Shani” – 19 de julho

Link de pré-save: links.altafonte.com/qwronnk

Aliança Francesa – Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo, Rio de Janeiro
(21) 2286-4248 / 2539-4118  – www.rioaliancafrancesa.com.br /  

https://www.facebook.com/aliancafrancesarj / https://www.youtube.com/user/aliancafrancesarj/  https://www.instagram.com/rioaliancafrancesa/